Gm e psa peugeot citroën anunciam aliança
-
marcas compartilharão plataformas, componentes e pesquisasas montadoras psa peugeot citroen e general motors finalmente confirmaram a informação de que criarão uma aliança estratégica que prevê 7% da participação da gm na peugeot e colaboração em pesquisa e desenvolvimento, plataformas de veículos e tecnologias.
com esta ação, o objetivo das marcas é economizar cerca de us$ 2 bilhões. “esta parceria traz oportunidades enormes para ambas as empresas”, disse dan akerson, ceo da gm. “a sinergia da aliança, adicionada a nossos planos independentes, posiciona a gm em uma situação bastante sustentável na europa.”
em um comunicado, a gm informou que a aliança está sustentada em dois pilares, sendo um o compartilhamento de plataformas de veículos, componentes e módulos. o outro prevê a criação de uma joint venture global para pesquisa de commodidities, componentes e outros bens e serviços providos por fornecedores, totalizando um gasto anual de us$ 125 bi.
“cada companhia continuará seu trabalho e venderá seus veículos de forma independente e em uma base competitiva”, completou o comunicado.