Avaliação é renault sandero privilège automatic 1.6 16v 2012
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fotos: marcus lauria
depois da boa receptividade que a renault teve com o sandero no brasil, a montadora passou a oferecer em julho do ano passado a versão com câmbio automático, somente na versão topo de linha privilège, com preço sugerido no site da renault de r$ 44.190. fizemos o teste do modelo e vamos às impressões.
por fora, o sandero automático só se diferencia dos demais modelos pela inscrição “automatic” na traseira. passando ao interior, temos um habitáculo espaçoso, estofamento confortável e com costuras de boa qualidade, painel bem decorado e ergonômico e a debutante alavanca de câmbio automático. a empunhadura é boa e fácil, porém o acabamento da caixa é simples e pobre, um plástico preto ausente de qualquer adorno, destoando do restante do interior.
outra falha que percebemos, foram os caracteres que representam as posições do câmbio não são iluminados, e para os iniciantes no modelo a operação durante a noite pode ficar complicada, mas para os desavisados, a indicação da marcha aparece em uma pequena tela no centro do painel de instrumentos, junto com o computador de bordo.
o rádio original do modelo é um pouco grande, com botões que poderiam ser menores, fator esse, que acabou prejudicando a ergonomia para acessar os comandos do ar-condicionado. o motorista precisa se curvar um pouco para ajustar os controles. o comando do retrovisor elétrico localizado atrás da caixa automática, ficaria numa posição melhor se estivesse na porta do motorista, de onde, por exemplo, se controla a abertura e fechamento de todos os vidros.
bem, se essas pequenas falhas de localização e acabamento não lhe incomodarem, na hora de dirigir a sensação é bem agradável. o câmbio automático de quatro velocidades realiza bem as trocas de marchas sem incomodar o motorista com trancos, ao contrário das caixas automatizadas da maioria dos concorrentes do segmento . nas reduções, a suavidade também está presente e não incomodam o motorista. numa pisada mais forte no acelerador, o sistema reduz uma marcha para entregar mais torque, chamado de “kick down”.
estando em “d” (drive) e movendo a alavanca para o lado esquerdo, é acionada a opção para trocas manuais. nesse formato a sensação de dirigir permanece boa, com o câmbio respondendo muito bem aos comandos do motorista. segundo a renault, um sistema lê os parâmetros da forma de dirigir para se adaptar ao estilo do motorista.