Vendas do chevy volt cresceu 70% nos estados unidos
-
foto: marcus lauria / chevrolet volt
as vendas do chevy volt da gm nos estados unidos cresceu 70% em fevereiro, comparado com o mês anterior. foram comercializadas 1023 unidades do volt contra 603 em janeiro. os números podem parecer tímidos, mas foi assim também quando a toyota lançou o prius, hoje um sucesso de vendas da marca japonesa.
já as vendas do nissan leaf não foram nada boas. o fabricante japonês vendeu em fevereiro apenas 478 unidades no mercado norte americano. no mês anterior haviam sido vendidos 676 leaf. os carros elétricos tem um longo caminho pela frente, pois apesar dos incentivos governamentais os carros elétricos ainda estão caros. o principal problema pode ser atribuído a falta de escala de produção e altos custos da bateria.
mas, são coisas que acontecem com quase tudo que chega ao mercado. foi assim com os televisores lcd, aparelhos de celulares, computadores etc. com o tempo, a produção dos carros elétricos irão aumentar e os custos de produção seguramente reduzirão. por outro lado, os carros com motores a combustão ficarão mais caros em função dos altos custos da gasolina.afinal de contas, as reservas de petróleo estão reduzindo e a demanda pelos seus derivados aumentando.
foto: divulgação / for focus econetic
ford investe no focus elétrico e c-max híbrido
montadoras de todas as partes estão investindo ou pretendem investir na produção de veículos ?verdes?. consumidores de todas as partes estão interessados em preservar o planeta e alguns dispostos a pagar um pouco mais para isso. com o tempo, muitos outros seguirão o mesmo caminho e não demorará muitoe os carros elétricos e híbridos estarão em maior volume nas linhas de montagem.
aliás, a ford, por exemplo, aposta em 2012 no focus elétrico. trata-se de um veículo para cinco passageiros capaz de rodar o equivalente a 170 quilômetros por galão. além disso, segundo a montadora norte americana, a bateria do focus poderá ser totalmente recarregada em três horas em tomada de 240 volts, a metade do tempo, por exemplo, que leva para carregar a bateria de seu concorrente nissan leaf. as novidades não param por ai, a ford se prepara para lançar, na segunda metade de 2012, um modelo híbrido chamado c-max.
fonte: thestreet.com
** contatos do autor:**
evaldo costa
escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil
blog: www.evaldocosta.blogspot.com
e-mail: [email protected]
siga no twitter/likedin/facebook/orkut: [email protected]