Gp da austrália terá 2 pontos para acionar asa móvel e um para detecção
-
no gp da austrália de 2011 a asa traseira móvel, aparato aerodinâmico para aumentar as ultrapassagens da fórmula 1, foi usado pela primeira vez sem muito êxito. as trocas de posição na pista não foram muito comuns e o sistema foi posto em dúvida pela categoria, mostrando eficiência mais tarde.
dessa vez, a corrida em albert park contará com duas áreas para que os pilotos acionem o equipamento e apenas uma para detecção de distância entre os carros, já que a asa só funciona caso ambos estejam a menos de 1 segundo de distância entre eles. o mesmo foi feito nas corridas de montreal e de valência no ano passado.
o ponto de detecção ficará um pouco antes da curva 14, sendo que na entrada da reta dos boxes a asa já poderá ser acionada. após a saída da curva 2 os pilotos poderão fazer uso do dispositivo mais uma vez. espera-se que as manobras de ultrapassagem possam aumentar em 2012.