Duvidas sobre tbi
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em uma conversa com varios amigos falando sobre turbos surgiu uma dúvida: é melhor termos multiplas borboletas (no caso 2 throttle body para os 4 cil e 3 para os 6 cil) sendo pressurizadas pelo ar da turbina ou somente uma borboleta ???
o que acham
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poisó eu sempre tive curiosidade de montar um sistema desses de 1 borboleta pra 2 cilindros ..
eu acho que se ganha em termos de progressao para um mesmo fluxo..
eu pensava em fazer algo como 2 borboletas de mesmo tamanho com 2 coletores individuais pra testar … ou entao tambem dava pra fazer tipo um coletor de mi com uma borboleta de cada lado ...
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nos wrc a maioria usam 4 tbis…....e todos são turbos.
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mas se usassem apenas uma borboleta será que perderiam muito desempenho
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mas se usassem apenas uma borboleta será que perderiam muito desempenho
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se você partir da logica que o ar admitido por uma tbi tera que ser dividido de uma forma não uniforme por um coletor e com 4 tbis o ar adminitidos por ela irão entrar uniformes e sem divisão. qual sistema você acha mais eficaz em termo de performance?
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depende….
mesmo com uma borboletona pra 4 cilindros, o ar nao eh admitido ao mesmo tempo nos 4 cilindros....
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o desempenho otimo deve vir com o uso de borboletas individuais, aspro ou turbo.
porém, se você fizer um coletor com um pleno grande, com os quatro ou seis tubos ao estilo das tbi?s e uma borboleta grande, com certeza vem um desempenho muito superior a um coletor original.
de quebra, é mais simples e barato.
este é o sistema que é usado no wttc, motores aspirados em que se proibe borboletas individuais.
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pelo o que entendi…
uma borboletona soh vc ganha em massa de ar...
se colocar as tbis, vc ganha em velocidade do ar...
nao sei quem mostrou aki uma vez um coletor de adm com cornetinhas dentro...
aih vc tem uma borboletona soh e pra velocidade vc tem as cornetas dentro do coletor...
isso deve ficar show...(pra turbo)
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no meu caso, vw ar, jah existem os famosos kits que seria copias da webers, corpo duplo.
se vc observar ngm na arrancada, na turbo, usa esse sistema para vw ar. lah na central racing, os carros campeões não usam.
mas em aspro a coisa muda, pois todo mundo usa.
eu optei por usar uma borboleta central, pois era o melhor custo benefício.
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itb é bom pra respostas rápidas, por isso carros de circuito usam muito este sistema
com plenun e dutos com corneta, vc tem maior potência, mas perde em resposta, fora que vc tem bem menos turbulencia nos dutos pois a passagem é livre né…..
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no meu caso, vw ar, jah existem os famosos kits que seria copias da webers, corpo duplo.
se vc observar ngm na arrancada, na turbo, usa esse sistema para vw ar. lah na central racing, os carros campeões não usam.
mas em aspro a coisa muda, pois todo mundo usa.
eu optei por usar uma borboleta central, pois era o melhor custo benefício.
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dinas, vc tá usando coletor da kombi?
eu, no caso, tenho um destes, e pena que o treco é totalmente voltado pra torque, aircooled forte com esses coletorzinhos ai devem de ficar bem tratorzinhos, hehehe, plenum pequeno e dutos bem longos (pelo menos gostei da junção central deles, bem suaves)
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mas o jamanta (kadu racing) usa no gol 2 throttle bodys 40mm mais turbo e pelo visto funciona muito bem
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dinas, vc tá usando coletor da kombi?
eu, no caso, tenho um destes, e pena que o treco é totalmente voltado pra torque, aircooled forte com esses coletorzinhos ai devem de ficar bem tratorzinhos, hehehe, plenum pequeno e dutos bem longos (pelo menos gostei da junção central deles, bem suaves)
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naum uso naum, mas um monte de gente usa.
eu preferi mandar fazer, pois seria mais fácil.