Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Notícias
  4. Paradigma do pneu largo.

Paradigma do pneu largo.

Agendado Fixado Trancado Movido Notícias
51 Posts 24 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fluff
    escreveu em última edição por
    #12

    hehehehehehehe

    mas é real. o melhor estudo é a prática.

    base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

    não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

    a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

    1 Resposta Última resposta
    • * Offline
      * Offline
      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #13

      nunca

      rs

      esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

      o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

      o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        Sixspeed
        escreveu em última edição por
        #14

        eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

        esse teste não me convenceu em nada.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #15

          hehehehehehehe

          mas é real. o melhor estudo é a prática.

          base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

          não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

          a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

          [snapback]642707[/snapback]

          teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #16

            discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

            agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

            faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

            precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              guabiroba
              escreveu em última edição por
              #17

              hehehehehehehe

              mas é real. o melhor estudo é a prática.

              base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

              não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

              a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

              [snapback]642707[/snapback]

              o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

              realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

              já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Feind
                escreveu em última edição por
                #18

                não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                parei de ler aqui.

                se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                1 Resposta Última resposta
                • Z Offline
                  Z Offline
                  ZOEGA
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                  mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    skazi
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    ummm

                    qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      Joel_RS
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                      ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        PrEsA
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                        qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                        e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                        testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          WEST
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                          embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                          [snapback]642455[/snapback]

                          esse guri me dá orgulho :copa:

                          para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                          o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                          ///////////////\ superf?cie 1

                          ///////////////\superf?cie 2

                          obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                          quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                          e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                          agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                          e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            putz…  ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                            qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                            e quanto a corpo rigido ou não...  basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                            testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças...  eu testei e não dá...  logo, a teoria está correta...  mas...  quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                            [snapback]643047[/snapback]

                            poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                            ser???

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              nunca

                              rs

                              esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :copa:

                              o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                              o assunto? força centr?peta. :ppteam: bora fazer curva? rs

                              [snapback]642708[/snapback]

                              já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                guabiroba
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                esse guri me dá orgulho :copa:

                                para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                ///////////////\ superf?cie 1

                                ///////////////\superf?cie 2

                                obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem...  ou melhor, vejam:

                                quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                []s

                                [snapback]643049[/snapback]

                                ae, um cara que não teve preguiça de explicar, ao contrário de minha pessoa. :copa:

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
                                  * Offline
                                  *Felipe*
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                  [snapback]643051[/snapback]

                                  n?s tinhamos o mesmo referencial, porém, ele com a teoria e eu com a prática.. rs

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Cleber T.
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    quem faz magica é pneu de moto

                                    tem umas coisas legal nesse doc

                                    http://mc.bridgestone.co.jp/pdf/mcintroe.pdf

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      PrEsA
                                      escreveu em última edição por
                                      #29

                                      poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                      ser???

                                      [snapback]643050[/snapback]

                                      mas e o desgaste?? nos primeiros 10 metros haviam acabado os pneus….

                                      e em dragster temos o fator altura do ombro, que serve como um amortecedor e ajuda na tração.... e se não tiver largura o pneu não consegue estabilidade...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
                                        B Offline
                                        beazenha
                                        escreveu em última edição por
                                        #30

                                        vim pra dizer que ninguém tá errado, ou que ninguém tá certo.

                                        a escolha é de vocês :afe:

                                        ficou grande, mas eu não escrevi nem a metade do que pretendia, então não reclame :hauhau:

                                        aulinha de engenharia aplicada da tia bea:

                                        para que um pneu possa transmitir a força longitudinal atravṍs da superf?cie de contato (atente para: superf?cie de contato ), é necessário que aconte?a um certo movimento relativo entre o pneu e a pista (l?gico, a pista tá parada, e o carro se movendo - mas pense na interface borracha-asfalto), assim, a velocidade do pneu tracionante é maior que a velocidade do próprio veículo (e isso vocês podem ver facilmente na prática), e por causa desses movimentos relativos que alguns pneus transmitem mais carga que outros.

                                        tem uma relaçãozinha matem?tica que ilustra bem a força de aceleração (an?loga a frenagem) :

                                        (força no eixo dianteiro) = (coef. de aderencia) x [ (peso no eixo dianteiro) - (transfer?ncia de cargas entre os eixos durante a aceleração) ]

                                        _a transfer?ncia de carga é teu squat, ou dive ..

                                        o coeficiente de ader?ncia é obtido em função do escorregamento, que é dado em função da superf?cie de contato borracha-piso, como explicado logo abaixo. a ader?ncia mede o quanto o pneu gruda no ch?o._

                                        agora vamos a relação de f?sica b?sica, que na verdade é a que dá origem a essa acima:

                                        (força de atrito) = (coef. de atrito) x (normal)

                                        _normal = peso do carro como um todo

                                        coeficiente de atrito = estático ou din?mico, depende da avaliação que se está fazendo_

                                        veja que as duas são bem semelhantes, diferindo apenas na transfer?ncia de carga, que é só o aumento no peso que o squat causa.

                                        e a normal, realmente nao depende da area de contato ..

                                        mas, o coeficiente de ader?ncia depende sim da área de contato ..

                                        a transmissão das forças de frenagem ou aceleração depende do atrito de contato disponível (atenção para a palavra contato ).

                                        a ader?ncia pode ser atribuida a duas formas de interação entre a borracha e o piso: 1) adesão molecular - que depende dos materiais em contato, e 2) a deformação da borracha em contato com as irregularidades do solo - que propicia uma interpenetração, e uma consequente transmissão por forma (ou deformação).

                                        o que eu quero dizer com isso ?

                                        que depende da borracha - dura, macia, resistente a ruptura, a abrasão, aquecimento, etc.

                                        que depende da interação entre o piso e a borracha - as diferenças entre piso seco, molhado, sujo, de terra, asfalto, cimento.

                                        mas e onde entra a área ?

                                        entra na interação entre o piso e a borracha.

                                        pneu macio (tanto em pressão como na borracha) serve pra quê é aumentar a área de contato entre a borracha e o piso para diminuir o escorregamento; e (pasmem - ou não) aumentar o laão de histerese, ou seja, ao mesmo tempo que tu gruda mais o pneu, tu perde mair energia e conseq?entemente realiza menos trabalho na transfer?ncia das cargas ao solo. energia essa que vira calor, e que vocês podem perceber clara e facilmente.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
                                          * Offline
                                          *Felipe*
                                          escreveu em última edição por
                                          #31

                                          cacete… :afe:

                                          vc namora??

                                          rs

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários