Motor 1.6 16v - 192cv - ok..até ae tudo bem
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da luz , espero que não tenha entendido minhas indagações com ar de deboche. mesmo assim, peão desculpa.
eu sou ignorante em mecânica, quanto mais em preparação. só fiquei impressionado com o potencial de preparação do já muito valente psa 1.6 16v.
grande abraão é todos.
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entendi daluz,não estou tirando o mérito do carro
mas, como lhe disse, geralmente quando falam original de fabrica é oq veio no carro originalmente como siau de fabrica entendeu…
seria a mesma coisa que eu montar um gol caixa com motor 2.0 16v do gti e dizer que é tudo de fabrica, pq realmente ?, saiu da vw e pode ser comprado em qualquer concessionaria...
mas relaxa, eu entendi e agora vejo que realmente rolou um grande investimento com um bom estudo para gerar esses 192cv...
eu duvidei do resultado no comeão pois achei que, literalmente, pegaram um 206 1.6 16v com tudo original, alteraram pouquissimas coisas nele, deixaram a injeção original e geraram 192cv... ai sim eu duvidei do resultado como acho que a maioria aki antes de vc explicar direitinho que as peças eram especiais da peugeot e que sairam em alguns carros....
esse motor tem baixissima rl realmente é uma boa base pra preparação.... pena a injeção (pelo menos dos vendidos aki no br) serem tão chatas e cheias de sensores hehehehe
milho
mas é peça original que foi instalada numa serie de veiculos. simples de enternder.
assim como fazem muitas fabricas pelo mundo.
para quem não sabe a ford fabricou um lote de escort xr3 cht 1.6 com pistão forjado.
para homologar na f-ford e campeonato de marcas.
o pistão era um apena de leve e ta por ai em alguns motores pelo brasil.
o motor 250s da gm foi a mesma coisa.
a gm mudou os tuchos de hidraulico para mecanico e novo comando.
mas isso não significa que o motor seja de competição.
durantes anos a fabrica vendeu o comando e tuchos nas agencias.
a expressão original de fabrica é sim correta pois as peças estão a venda e são instaladas sem modificação.
as vezes um apeça original é melhor que outra modidicada sem criterio.
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jackson,
espero nao tá-lo colocado em sinuca, achei que o
post no preparados teria um incremento mais técnico.
a proposito, voce tem mais especificações desse motor?
taxa? graduação dos comandosó tamanho de valvulas?
algumas fotos é pedir demais?
abraços.
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galera fica fria
infomrações sobre modelo de comando, taxa etc não são fornecidos pelo seguinte motivo.
foram muito tempo de dinheiro para chaegar nessa potencia. como la fora competição é coisa muito seria onde tem muito dinheiro envolvido as equipes não dão dados tecnicos.
a empresa so vende o kit completo. ou seja, cerca de 25,000 euros e recebe todas as peças e dados de montagem. ai é so pegar um motor zero e susbstituir as peças. no kit vai tudo tudo mesmo, inclusive com as peças citroen
carros equipados com este kit ja estão vencendo as provas da categoria que participam.
vo providenciar fotos do carro e motor.
mas ficha tecnica e grafico de dina não são liberados.
e é facil entender. quando se mostra um grafico de potencia e torque de um motor testado em dina de bancada com fatores de correção etc, cosia seria, este grafico não somente mostra curva de potencia e torque. se outro preparador tiver acesso a este grafico pode identificar algumas particulariedades, como ter uma noção de curva de ignição, comandos usados etc, pois é so confrontar com o grafico do seu motor. ou seja e entregar a receita de gra?a.
tentei conseguir graficos de potencia de equipes de competição de pista, marca, raly aqui mesmo no brasil e veja se mostram.
alguem aqui viu um grafico de um motor da nascar, wrc, wtcc, tc2000, endurance brasileira, marcas, etc. se viu é porque tem acesso a uma equipe ou o grafico já é de motor superado.
pegunte ao preparadores dos carros do brasileiro de raly na categoria 1600 se mostram algo. é tudo segredo puro. por isso não ve nada deles em sites etc etc.
a equipe fiat co um palio vence a mais de anos, acho que uns 7 anos e o preparador que faz o carro não diz dada sobre motor, taxa, rotação de torque etc.
podem informar a potencia e mais nada.
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bom agora vc explico direito como chegaram nessa potencia toda.
eu tinha duvidado, pois tb não sabia desses dados todos.
e realmente coisa pra pista o investimento eh alto, tanto de dinheiro quanto de tempo mesmo.
lembro q uma vez numa dessas tchanem power da vida apareceu um gol d endurace, e falava mt coisa sobre o motor….
mas vai ver o q fala la, so coisa q todo mundo ja sabe, o segredo mesmo não falam. mas mt neguinho vai e tenta copia a receita pra por na rua
e da luz vc ainda não falou qual carro na europa vem com ie sem limite de giros?
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simples pra entender…
cabeçote original...
original da citroen... não do carro.
ecu original...
original da citroen... não do carro.
se vc quiser... basta ir na autorizada e solicitar as peças pro seu carro.
mas não confundam original do carro com original da citroen.
na europa é comum vender upgrades referentes a desempenho... a porsche faz isso desde que nasceu os primeiros 911.
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uma vez preparamos um pug de rally, snme ele corria na n4, onde pouquissimas modifica?oes poderiam ser feitas…
com o reenquadramento do comando mais o alivio de algumas peças e chip vieram 152hp
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n4 é 2000cc turbo alimentado, 4x4.
a6 é 1600 tração simples e preparação livre
n2 é 1600 tração simples e preparação limitada
mas sinceramente.. o pessoal ta apanhando pra tirar 150cv, 160cv nos a6 que tem preparação livre. onde vcs mediram essa potência?
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n4 é 2000cc turbo alimentado, 4x4.
a6 é 1600 tração simples e preparação livre
n2 é 1600 tração simples e preparação limitada
mas sinceramente.. o pessoal ta apanhando pra tirar 150cv, 160cv nos a6 que tem preparação livre. onde vcs mediram essa potência?
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isso, era n2…
a potencia foi medida no dinamometro de rolo com freio hidraulico que tinhamos na oficina...
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normal a potencia declarada….e mais normal ainda o procedimento d fabrica em fazer pecas preparadas originalmente .... hehehee.....
vó o catalogo da ford racing todo vendido na concessionaria..... vc assusta pode comprar v8 prontinho com 600cv e garantia de fabrica
e os ecotecs de arrancada, onde a gm tambem fabrica tudo, cabecote, bloco, etc....... tudo vendido ao publico...... normal....
abraços.
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ai a historia muda de conversa neh mais eh bacana mesmo
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tentei conseguir graficos de potencia de equipes de competição de pista, marca, raly aqui mesmo no brasil e veja se mostram.
alguem aqui viu um grafico de um motor da nascar, wrc, wtcc, tc2000, endurance brasileira, marcas, etc. se viu é porque tem acesso a uma equipe ou o grafico já é de motor superado.
pegunte ao preparadores dos carros do brasileiro de raly na categoria 1600 se mostram algo. é tudo segredo puro. por isso não ve nada deles em sites etc etc.
a equipe fiat co um palio vence a mais de anos, acho que uns 7 anos e o preparador que faz o carro não diz dada sobre motor, taxa, rotação de torque etc.
podem informar a potencia e mais nada.
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a equipe fiat já é 10x campe? brasileira de rally.
eu trabalho na yokohama, e nem dados de pneus como temperatura e pressões nés não divulgamos, imagina o resto do carro todo.
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galera fica fria
infomrações sobre modelo de comando, taxa etc não são fornecidos pelo seguinte motivo.
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a empresa so vende o kit completo. ou seja, cerca de 25,000 euros e recebe todas as peças e dados de montagem. ai é so pegar um motor zero e susbstituir as peças.
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mas ficha tecnica e grafico de dina não são liberados.
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pra mim, não tem nexo.
se alguém pode ir lá e comprar na concession?ria as peças, essa pessoa mede tudo e assim fica sabendo as graduações do comando, taxa, etc.
não existe esse tipo de em não fornecer os dados
se fosse uma coisa desenvolvida especificamente para alguma aplicação que ninguém mais tem acesso (tem como comprar) eu entenderia.
agora… se o barnab? pode ir na concession?ria e comprar e ainda ficam falando que é segredo pq custou muito caro e bl?bl?bl?...
se alguém responder esse meu post dizendo que eu entendi errado... que não é qualquer barnab? que pode compré-las e tals... me desculpem... mas não fui eu que não li direito... foram alguns que escreveram errado. e muito mal escrito por sinal.
[]?s
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pra mim, não tem nexo.
se alguém pode ir lá e comprar na concession?ria as peças, essa pessoa mede tudo e assim fica sabendo as graduações do comando, taxa, etc.
não existe esse tipo de em não fornecer os dados
se fosse uma coisa desenvolvida especificamente para alguma aplicação que ninguém mais tem acesso (tem como comprar) eu entenderia.
agora… se o barnab? pode ir na concession?ria e comprar e ainda ficam falando que é segredo pq custou muito caro e bl?bl?bl?...
se alguém responder esse meu post dizendo que eu entendi errado... que não é qualquer barnab? que pode compré-las e tals... me desculpem... mas não fui eu que não li direito... foram alguns que escreveram errado. e muito mal escrito por sinal.
[]?s
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faz sentido…..mas eu to achando que isto é kit para poder correr....igual algumas montadoras que venderam alguns carros de corrida só pra dizer que era homologado de rua e de série e arrebentar nas corridas..
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ao colega vences.
vo?? chegou a ler todos os postá ou apenas deu uma lidinha por cima
este motor é para competição profissional. sabe o que é isso?
não é para ser usado na rua. não é um motor desenvolvido a torta e direita.
coisa seria onde muito dinheiro esta envolvido e muita gente trabalhando.
te pergunto quantas vezes levou um motor a dinamometro de bancada para testar comandos diferentes, ponto de ignição, abertura de velas, folga de valvulas, enquadramento de comando, modificações em cabeçote e mais umas dezenas de variaveis.
sabe quanto custa isso.?????
creio que nunca fez isso. pois quem faz e gasta muito diheiro e tempo não vai entregar de gra?a para os outros.
você é do tipo que acha que um prepador de muita experiencia e de resultdos comprovados vende um cabeçotepor ele desenvolvido?. se vender é porque ja esta desatualizado porque a maioria dos motores de competição seria são alugados. da para entender que eles não querem seus motores nas mão dos outros.
a maioria que fica falando ai nen sabe direito como um motor funciona, são preparadores virtuais. nada contra, mas devem procurar infomrações sustentaveis apra opnar. em vez de ficar ai apenas duvidando , porque não fazer questionamentos tecnicos ou contribuam com respostas tecnicias e serias para que assim a comunidade seja beneficiada. vo?? sabe que quando alteramos comprimento de uma biela estamos alterando a duração dos 4 tempos do motor? e não só alteramos o r/l.
falam como se fossem mestres em motores. acham que todos os comandos 288 da vida são iguais.
falam em modificações em cabeçote como se fosse regra geral. poe ai valvula 41 x35 que fica bom. quantos ja levaram a bancada de fluxo para ver se realmente é isso. será que so fluxo maximo faz o motor ficar bom. se so o fluxo maximo interressa porque as fabricas não fazem nos seus motores originais.
a propria dodge nos eua desmintiu muitos preparadores ao provar que seus cabeçotes originais eram melhor que muitos preparados sem criterios. por isso a mopar, marca dogde de peças para alta performance vende tanto. pois ela so vende o que funciona. pois é seria. por isso tem poucas peças para dodge de outras marcas,e se não forem iguais ou melhores em resutlado não vende.
então, se leu realmente o texto vai ver que mencionei que a empresa utilizou mais de 5 kit de comandos de valvulas especiais e depois disso desenvovleu um comando especifico para este motor. nunca falei que este comando estava disponivel na concessionaria. medir a taxa?????? a empresa vende o kit com peças por ela desenvolvida + peças fornecidas abertamente ao publico pela rede de agencias. quem paga 25 / 30 ,il euros vai receber tudo acertado e com fixa tecnica. que compra quer montar e sair para o abraços. os concorrentes vão ter que comprar se quiserem o mesmo kit, ou então desenvolver o seu. mesmo que tenha mesmo pistão, cabeçote junta etc, acha que é assim. sabe que se pode mudar taxa de muitas formar e cada maneira tem um resultado na potencia?
talves para quem fica atras de um pc e não sabe a realidade do mundo profissional das competição e mais facil ficar falando nada com nada. não sei se esse é seu caso. esta é uma situação encontrada em muitos foruns.
fazer motor aspirado é mais dificil que um motor turbo. pois tem que ter mais conhecimento. fica muito facil forjar um motor, jogar combustivel para dentro meter pressão e sair lixando pneu. e depois achar que é preparador.como que lixar pneus seja sinonimo de potencia.
por isso ve poucos motores aspirados em arrancada. o custo de fazer um aspirado bom é até maior que um turbo, e se o prepardor não tem experiencia ta morto. ai para não se queimar logo fala, vamos fazer turbo, esquece ?sso de motor aspirado.
se tiver oportunidade vem até curitiba nesta sexta feria aos treinos livres do campeonato brasileiro de endurance que terei o maior prazer de de mostrar carros de nossos clientes e ter contato com prepardores serios com mais de 20 a 30 anos de pista. ai podera argumentar algo.
pois aqui no brasil já tem prepardores serios que compram 2 a 3 comandos diferentes para acertar um motor para cada pista, ou ver se realmente tem melhorias.
mesmo que o comando fosse informado, creio que não adiantaria nada. pois o melhor do motor com 2 comandos é justamente a liberdade que da ao preparador de alterar sua posição. ou seja da para alterar o angulo entre centro dos cames, over lap, adiantar um e atrazar outro ou vice versa . são infinitas alterações que se consegue em motores de 2 comandos.
só vou dar outra informação que talvez não saiba.
hoje um motor aspirado de competição que não tenha minimo de 100 cv /litro já não tem chance. ou seja esta mal preparado, desatualizado. como falam nas rodas de mecancos, já nasceu morto.
pois a industruia automobilistica ja fornece motores de rua com potencia especifica na casa dos 95 a 105cv/litro. tem até com mais.
então se for para preparar um motor de competição e ter menos potencia especifica que um original é melhor andar com o motor original.
pra que gastar dinheiro num motor de competição com menos de 100 cv/litros?
os gm 2.0 16v aspirados de endurance ( aqui vale mais resitencia que potencia) tem cerca de 250 a 260cv. logo 125 cv/ litro terriam muito mais se fosse para ser usado apenas por 10 segundos cada puxada. mas tem que usar componentes mais reistentes para provas de minimo de 2 horas e até 12 horas. na europa os gm 2.0 16v para provas de até 24h tem cerca de 265 cv, totalmente liberados sem ter que ter durabilidade passam dos 320 cv.
tu sabes que os motores ap 1.6 8v em meados de 1980 ja tinha na europa 180 cv quando eram utilizados em f3? usavam 4 corpos de borboelta de 40 mm.
será que desde esta epoca seja impossovel ter outro motor 1.6 mas agora com 16v e ter apenas mais 12cvó será que a engenharia de motores não evoluiu nada.
porque será que se investiu tanto em pesquisas para anular ou dimiuir vibrações e resonancias dos motores. será que ligas de metais mais nombres não foram inventadas. em relação a diminuição de atrito será que ficou sem evolução.
talvez os engenheiros tiveram respostas a muitas duvidas nesses anos. que muita cosia modificado no motor pode ter consumo de potencia maior que a sua geração, ou se anulam.
sabe que um motor mercedez f1 de 1998 consumia 200 cv para se manter em funcionamento. que a busca era sempre em reduzir seu consume de potencia em vez de aumetar a potencia?
eu vi um motor ferrari v12 de f1 desmontado.( estava sendo todo revisado)
era um motor da decada de 60 creio eu. foram horas babando sobre aquela joia.
fiquei impressionado com as soluções utilizadas na epoca. se comparar outro motor do mesmo ano é até absurdo. o que ja tinham de evolução em cabeçote etc etc.
enzo ferrai e chapman deixaram frazes antologicas na f1. traduzindo de forma croceira.
o turbo é para que não sabe fazer motores. (falando que é muito facil fazer um motor turbo com potencia.)
quem muito estuda aerodinamica é porque ainda não sabe fazer motor.( falando de equipes no passado que tentanvam soluções de todo tipo para fazer seus carros rapidos de reta.)
sua opnição sobre a veracidade ou não das informações certamente é valida. este justamtente é o principal motivo desse forum. interragir sobre motores , tecnicas etc.
mas vamos fazer isso de maneira correta.
argumentado, questionando de forma que se consiga ganhos a todos.
mas não sequirem aqui respondendo a membros que apenas colocam suas opniões como, duvido, imposivel, e outras expressões chulas.
porque não repondem com informações que possam, ser discutidas e analizadas. sem acham impossivel, porque não dão um motivo tecnico para isso. para que todos possamos analizar.
creio que deviam criar topicos sobre assuntos tecnicos, e que la realmente fosse utilizados por quem tem algo a agrescentar. e que para outros possam então se nivelar em conhecimento.
não tenho argumento para falar sobre astronomia, neurologia etc, então me coloco sempre como espectador procurando absorver o que tenho capacidade. ms não tenho como avaliar situações nesses casos. ai o melhor é ficar de boc fechada.
abraços
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da luz, como fica o trabalho interno dos componentesó pode ser feito alivio nas peças moveisó ou elas ja vem balaceadas, e tem q montar da forma q vieram?
bomba de oleo tem algum trabalho pra poder suprir o giro desse motor? ou tb ja eh propria pra aplicação?
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a central eletronica de fabrica , é uma central desenvolvida pela fabrica da cirtroen. ou seja não tem a mesma programação dos carros originais de rua.
esta central não tem limite de giro. e tem muito mais capacidade de calculos que uma central original. ou seja é desenvolvida para motores de alto desempenho, não leva em concideração consumo e poluição.
uma ie dessa custa muito mais de 10 mil reais, pode apostar. eu vi uma bosch no z?zão que deve custar uns 60 mil reais.
mas fica dificil mesmo agreditar nisso, aqui no brasil, onde a maioria dos preparadores não buscam aperfei?oamento e novas teconologias.
insitem em receitas ultrapassadas
fato, arroz com feijáo.
aqui temos muitos motores turbo bem desenvolvidos, mas em aspirados estasmos muito atrasados.
truco. sou obrigado a discordar. vejo o z?zão montar diversos aspirados desse patamar.
o motor megane 2.0 16v original tem 140 cv e com apenas com comando ainda com tucho hidraulico, coletor de escape e chips chega facil aos 200 cv.
eu acompanhei este teste em dinamometro de bancada 100% eletronico. sem interferencia humana. o programa fez o motor ficar 8 minutos a 7000 rpm.
coloca o motor lá e o negocio acelera sozinho e ja da curva de torque e potencia.
z?zão tb acompanhou, ele que fez o mapa usando mbe, disse que tinham mais de 20 dinamometros de bancada climatizados.
diferente dos dinas de rolo inercial, que apenas servem para parametros, pois não mantem o motor em uma rotação constante. podem falr com qualquer preparador serio, e de preferencia de pista sobre como fazem os testes em dinamometros.
eu tambem fico em duvida quando as potencias são informadas.
exatamente, esse sim é cavalo real.
se alguem pegar um motor ap 1.6 do paranense de marcas que tem em media 145 cv ou do brasileiro de marcas que tem +/- 155 a 160 cv e colocar nun carro de arranca na std junto com outro de anunciados 200 cv vai ver como anda estes motores 1.6 8v de ap preprados por preparadores com minimo de 20 anos de experiencia e todos regualdos em dina de bancada.
e os corsas?
campeonato de marcas em curitiba 4? etapa
campeonato de marcas em curitiba 6? etapa com o carro camera-man rodando