Polemica: mode on
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já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
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já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
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onde assino?
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certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino
da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no pre
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certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino
da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no preço
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então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
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minha opinião a maioria aqui do fórum já conhece…
complementando o que o miozao falou:
pra ter ganho, alterando sensores apenas (que é o que o unixip faz), só se já tiver algum defeito no carro... ou então ?s custas de alguma coisa que vai fazer o motor funcionar errado (ou muito ponto, ou mistura um pouco mais rica, lavando cilindro, etc.)
gente, acordem, não tem milagre e quanto tem podem desconfiar do santo (no caso a revista, o dino, o vendedor ou coisa parecida)
nego picha o cm pq diz que ele é arrogante, mas arrogante é quem faz o que faz apenas pra vender o produto... o que não é o caso do cm, pois com o que ele faz, ele até perde cliente e perde a venda
ps. dá pra ver que liguei o modo pol?mica tb né é
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então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
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uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
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uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
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não acredite muito nisso leonardo… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
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… chips seja qual for ... só substitui a ótima programação de fábrica visando economia de combusitivel e baixa emissão de co2 em detrimento de tirar o máximo que o motor tem a oferecer (10-15%) desprezando economia e emissão de co2.... se vale o que pedem....fica a crit?rio de cada um....eu prefiro partir para algo mais pp....
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então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
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se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
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isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
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isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
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não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
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não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente…
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dai que citei o palio 1.8r…
o motor da versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma central eletrúnica nova…
[…] outras modificações são: coletor de admissão com design novo e feito de pl?stico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletrovólvula c?nister, injetores e sistema de partida a frio. ficou mais leve e tem melhor rendimento volum?trico. h? também uma geometria nova da c?mara de combust?o. o comando de válvulas também é uma novidade. ele reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ru?do gerado pelo sistema e também o gasto de energia para mover o trem de válvulas. isso melhora a performance e o consumo. o eixo-comando de válvulas exigiu alterações para se adaptar ao seu novo sistema de acionamento e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta. o virabrequim foi modificado para reduzir os néveis de ru?do e de vibrações.
mudaram tudo isso pra ganhar o q? 3? 5 cvó
pq não colocaram logo um chip pra ganhar 11,5 cvó
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já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
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mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
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nao to defendendo a caixinha magica, tb duvido e muito de alguns resultados… porem o negocio da cavalaria de fabrica existe sim uma margem a ser explorada nas centrais ... tanto é que as fabricas priorizam durabilidade economia de combustivel e emissoes de poluentes... se fosse assim gol turbo podia ter saido com 146cv na gasolina de fabrica... nao, limitou em 1,5 bar de pico e deixou com 112cv ... eu acho que é bem por ai que essa caixinha entra, ela explora justamente esses fatores ...
a sim ... o 1.8r lutou pra ganhar alguns cvós sim ... essa luta se reflete na qualidade da motorização que é um lixo... na gm anda, mas bebe, fiat adotou uma calibração mais precisa aliando alguns poucos cvs a mais e consumo de combustivel... poderia nao ter tirado 2, mas 5, porem tendo um consumo exagerado... só sei que os fatores atuais é durabilidade economia de combustivel e emissão de co2 ... falei que duvidava da caixinha justamente por tratar de 15 a 20cv e ainda frisar economia de combustivel aliada a emissao de co2 reduzida... po, meio complicado ...
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mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
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herbinho… dá uma lida nisso...
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
[snapback]660992[/snapback]
… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
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… faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
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dá pra ver os dois lados da moeda…
enquanto tentam ganhar potencia...
tentam não abrir mao de durabilidade, consumo e resistencia... fica claro isso ali .
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já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
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falo tudo miozao, unichip, ai ai ai, 3000 mil, so rindo mesmo, uma coisa posso garantir fabrica de automoveis não é brincadeira.
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isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
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concordo plenamente.
existe uma grande quantidade de excelentes trabalhos e estudos sobre calibração e desenvolvimento de i.e s, mesmo no meio acad?mico.
fora toda uma enorme massa de engenheiros/tuners, nacionais e internacionais, dedicados a criação, ao estudo e ao aprimoramento desses sistemas, nas suas mais diversas formas e finalidades.
não vou me ater a números e a casos específicos, mas a realidade é que existe uma margem muito grande para desenvolvimento mesmo em sistemas relativamente simples e com acerto já pré definido.
e isso de maneira nenhuma invalida ou poe em cheque o trabalho da equipe de engenheiros que efetuaram este acerto inicial.
num trabalho de calibração como este, ou seja, para as massas, a grande questão é compromisso.
eu não tenho a menor dúvida de que ninguém tem capacidade de fazer um acerto superior ao da fábrica, pelo menos quando utilizado o sistema nativo do veículo.
mas nem sempre o que eles julgam o melhor acerto é de fato para a utilização que cada um vai fazer do veículo.
como disse anteriormente, é sempre uma questão de compromisso.