Polemica: mode on
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em motor aspirado acho que ganhar 15 / 20 / 25 cv é um absurdo se este ganho for so com o unichip ou então acerto novo no chips do carro .
por uma uinca raz?o.
todo motor precisa de ar(comburente) e combustivel(gasolina. alcool, gnv etc) para poder funcinar.
se alteramos somente a parte eletronica com mais combustivel e modificação no ponto pode ate render algo mais que um carro original pelo fator segurança da fabrica e pela propria questão que são fabricados centenas de motores diariamente que podem ter diferenças (pequenas) mas tem
mas jamais tanto assim. pois o motor vai operar o tempo todo com mistura rica e ponto no limite.
aliais o ponto atualmente dos novos motores já esta sempre muito proximo do limte.por isso motores modernos tem 2 ?sensores de pre ignição.
ou seja trabalham o tempo todo sendo adiantado ou atrasado em função da carga de operação, condições climaticas, altitude, combustivel.
a relação estanquiometrica é algo que não se pode fugir. motor muito rico consome mais e apenas da sensação de torque, pois a potencia sempre fica igual ou pouco acima.
os melhores motores de competi?ao do mundo andam com mistura no limite entre idela e pobre.
por r$ 3,000,00 acho que da pra fazer investimento em outros componentes, mesmo sem turbinar.vale lembrar.
se um motor tem 100 a 6000 rpm e depois de chipado / unichipado a potencia sobe para 110 a 7000 rpm, devemos examinar com muita atenção os graficos de dina.
se nos mesmo 6000 rpm o motor tiver menos que os 100 cv de antes então esta tudo errado.
a propria fabrica poderia ter 110 a 7000 rpm , mas não compensa o risco e desgaste do motor.
e se perder muito de baixa e media, então o motor fico uma porcaria.
agora tem outra cosia.
? muito facil fazer um motor, regulagem para dar potencia no dina de rolo.
quero ver andar com o carro e ficar liso, repostas e acelerações progressivas, segurar de po embaixo durantes minutos nas estradas sem derreter tudo.
eu garanto que qualquer motor original possa ser usado no limite por horas que o negocio aguenta. já um modificado não sei não.
tem gente que diz que motor preparado não pode ser acelerado no giro maximo por mais de 10s.
eu não concordo com isso. se o motor tiver regulado e certado tem que aguentar sim o po em baixo.
uma vez um motor meu foi testado em dina de bancada.
o preparador seguro meu ap 1.9 aspirado a 7000 rpm por mais de 5 minutos.
eu ficava loco. ele dizia, se for para quebrar que quebre aqui e agora.
pois se não quebrar, depois pode sentar a bota que não quebra mais.
nunca quebrei um motor preprado por afudar a bota por muito tempo.
se tem pressão de oleo e temperatura normal pode dar pau até não querer mais.
ou então como explicam que os motores de endurance aqui mesmo no brasil guentam provas de 3 / 6 horas de po em baixo.
na maioria motores 2.0 16v com mais de 250 cv.
aguenta pois ta bem acertardo.
regra basica para mais performance.
- ar + combustivel= mais potencia.
um se o outro apenas da uma garribada.
essa é minha opnião.
abraços
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mais um tópico do tipo todo mundo dá palpite, mas poucos realmente mexeram a sório na pratica… e mesmo que se postem provas alguem vai querer contestar
por isso vou me ater ao b?sico:
1- margem de ganho:
depende do carro, em média 5 a 8%... alguns carros chega a 12% (ou mais nos subpotenciados como marea 127cv, astra 99cv, etc) alguns menos do que 5%
quem alegar mais do que isso tá falando das excessões ou de outros ganhos que nem sempre são levados em conta... como medir no nivel do mar um carro que tem declarado norma nbr ou outra que considere altitude e pressão atmosf?ricas diferentes da no nivel do mar.
2- a c?mara de combustão não sabe se os bicos abriram x ms porque o chip mandou ou porque um outro equipamento aumentou a largura dos pulsos
tbm naum sabe se a fa?sca foi efetuada y? apms porque o chip mandou ou distribuidor ou algum piggy back mudou a leitura da roda fúnica
se for o mesmo tempo de injeção e mesmo ?ngulo de avanço vai produzir o mesmo resultado de potência e torque
3- pq a fabrica num tira 100% ?
inumeros motivos, que vão desde fazer um acerto que deixe perfeito o carro que estiver a ponto de fazer manutenção preventiva, motores com variação normal de produção, uso extremado (temperatura ambiente de digamos 50?c e gasolina no limite ou perto deste), variações na composição da gasolina ( o governo muda o percentual de alcool dependendo da produção)
isso entre um monte de outras coisas...
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mais um tópico do tipo todo mundo dá palpite, mas poucos realmente mexeram a sório na pratica… e mesmo que se postem provas alguem vai querer contestar
opa, vc acabou postando antes de mim hehehe ... não foi uma direta ou indireta a ninguem... mas muita gente antes postou e nunca mexeu ou acompanhou isso...
com certeza, motores ciclo otto desta geração são de faixa estreita... relação estequiom?trica vaia pouco... de 1,05 a 0,86 estamo indo do máximo de pobre ao máximo de rico (com potência máxima) uma variação pequena... muito motores trabalham com fator 0,9 a 0,95, por uma questão de diminuir carbonização e aumentar o prazo de troca de óleo (diminui contaminação) diminuindo a manutenção o que hoje é algo levado em conta... por isso tem carro que troca de óleo era recomendado a cada 20k km..e tinham motores quebrando... quem conhece sabe do que to falando...
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over e da luz
vcs, que trabalham no ramo evivem disso, acabaram de confirmar o que eu estava tentando falar e parece que não consegui me fazer entender…
1. a margem não é tão grande assim, em torno de 5% como eu havia falado, exceto em carros sub potenciados pra parafrasear o over, que não vem ao caso. o motivo é outro...
ou seja, fabrica deixa sim sempre no limite máximo possivel... claro que esse possivel leva em conta tudo isso que vcs alegam, mas é bem menos que pensam e não por que querem... se pudessem, deixariam no máximo, máximo mesmo...
depende do carro, em média 5 a 8%… alguns carros chega a 12% (ou mais nos subpotenciados como marea 127cv, astra 99cv, etc) alguns menos do que 5%
2. sem entrar mais ar, ganha zero de potencia… o que quer que venha a mais é mero conserto do que já está errado no carro ou fora da especificação original que a engenharia da fábrica projetou o mesmo...
regra basica para mais performance.
- ar + combustivel= mais potencia.
um se o outro apenas da uma garribada.
essa é minha opnião.
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minha pt ta hj com 100.000km, é minha desde 0km, foi chipada pelo romanco com o chip de 172 aos 17.000km, desde entao rodou sempre com mais de 1,9bar. (essa gt12 original funciona até hj)
aos 85.000, fiz up de turbina, rodei uns 2 meses com 2,5bar e fui e voltei pro rio com o carro carregado de ferramentas em 3 pessoas e moendo a estrada inteira.
la, a pressao subiu pra 2,8bar moi sem dá mesmo, pra ver quebrar, e nao quebrou…
aos 90.000km ainda com o up, por uma falta, derreti uma valvula de escape, tiramos o cabeçote e estava la, cilindros perfeitos, sem nenhum degrau , como vi muitos casos de carros com 50.000km com degraus absurdos nas camisas...
? o que o ruiak falou, 90% dos usuários de autom?veis nao sabem cuidar ou nao estao nem ai pra manutenção preventiva.... por isso as fabricas deixam uma boa margem de segurança... ex: com a adição de 3% a mais de alcool na gasolina, os carros nao deram problemas ?
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mais um pra provar o quanto o at é guerreiro … parabens pelo carro
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e a temperatura de oleo? e as velas é ou usa fria para não dar pre-ignicao e morre na carbonização em uso ou usa quente e quebra o motor em alta. e o sistema de arrefecimento? se a vw aumentar a turbina, além de aumentar custos vai gerar lag que a maior parte das pessoas que compra um carro original simplesmente acha uma merda.
tudo são coisinhas que vão encarecendo… e carro original não se precisa dirigir com cuidado, a vw diz para não passar por exemplo de 7000 rpm, é pro carro aguentar dando final em 6500 em quinta por quanto tempo quiser, pois é um situação de uso correto.
complicado falar assim em motor original, que pode cair tanto na mão de uma senhora de idade, de uma madame , de um mlk que gosta de moer, de alguem que gosta de sentar a bota de final...
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o kit 155cv no alcool é o chip, dosador 4 bar do golf gti e velas mais frias …
e boa parte dos donos desse carro moem mesmo, eu por exemplo dou ums cacetes esporadicos, mas ele leva... dou mais atenção ao carro doq minha namorada ... e ta firme e forte, zero borras, motor macio e redondo, to muito satisfeito com o carro, e é como vc falou, cuidado hehehe
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over e da luz
vcs, que trabalham no ramo evivem disso, acabaram de confirmar o que eu estava tentando falar e parece que não consegui me fazer entender…
1. a margem não é tão grande assim, em torno de 5% como eu havia falado, exceto em carros sub potenciados pra parafrasear o over, que não vem ao caso. o motivo é outro...
ou seja, fabrica deixa sim sempre no limite máximo possivel... claro que esse possivel leva em conta tudo isso que vcs alegam, mas é bem menos que pensam e não por que querem... se pudessem, deixariam no máximo, máximo mesmo...
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assino embaixo … só nao se pode afirmar que a fabrica tira 100% do motor, oq vc tinha dito deu a entender que era mais ou menos por ai ... briga por cvs e nao é bem assim ... existe as margens que o over comentou, e a caixa aumenta?? sim aumenta... a porcentagem? só deus sabe... com essas compras de reportagem hoje em dia só acredito vendo, e em um dino de carater tambem...
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muito falaram …
alguém já viu um carro sendo regulado com unichip ?
aqui no rio muita gente anda em track day e para quebrar lá dentro é mole vc anda quase sempre no limite do giro ...
sempre tive carros aspirados ...
parati gti de 187 cv
taxa
duas borboletas duplas
gasolina
4x1
descarga
consumo 6,5 km/lna gasolina comum
ka 1.6 - 140 cv
comando 274? do sergio
taxa
4x1
descarga
borboleta de 56 mm
consumo 5,8 km/l no alcool
ambos os carros eu usei unichip ... e os dois foram 2x para track days ... e sairam de lá ilesos ...
andava com os carros no dias a dia como originais ...
levava os carros montados sem lenta sem porra enhuma com a mistura toda errada e sai com outro carro da regulagem ... a regulagem era feita em poucas horas ... eu deixava o carro pela amnh? no final do dia estava pronto como um carro original ...
o ka simplismente não dava lenta ... se vc ligar para o sergio e falar que quer usar um 274? dele para rua ele vai falar não vai dar lenta, não tem como dirigir o carro em trasito com esse comando ...
meu carro tinha lenta até com ar ligado ...
o produto é caro é sim ...
mais vale cada centavo ...
e tem sim algumas limitações para carros muito mechidos ... tanto que quando eu for injetar o carro vou colocar algo completamente regulado ... uni fica atrelado muito ao limite de vazão dos bicos, isto é nãop se consegue aumentar muito a quantidade de combustivel e sim tirar, então quase sempre tem que colcoar bicos maiores para que ele tire combustivel ... outro ponto contra é que ele não muda o corte de giro original do motor, para aspirado isso é muito ruim ... para turbo nem tanto ...
porém se eu tivesse um turbo de fabrica não pensaria duas vezes em instalar um uni no meu carro ...
o produto funciona e bem ... e quem instala aqui no rio sabe muito bem o que está fazendo ...
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as injeções originais tem uma coisa maravilhosa, que essas qq coisa tech ou qq coisa tronic nao tem, que é sensor de detonação.
que anda com o ponto sempre perto do limite antes de grilar .
isso eh coisa de computador que faz milhoes de calculos por segundo e vai variando isso pra sempre o motor tá firmeza em qq situação… seja com mijo ou podium no tanque...
isso nao eh verdade?
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pelo menos no marea isso nao é verdade não
eu jah andei em dois mareas (ambos meus, um aspirado e um turbo) com o kaptor dependurado no carro fazendo a leitura e te digo: o ponto tava longe de chegar perto do limite de grilar… eu e um amigo fizemos inumeros chips pro meu antigo marea aspirado, inclusive fazendo o motor grilar (a central nao atrasou o ponto sozinha) e a diferença de ponto na mesma rotação entre o original e o chipado é enorme...
talvez a central dos vw seja mesmo essa maravilha que vc diz... a do marea eu vi na pratica que tem muito recurso pra mecher em ponto antes que o motor grile
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muito falaram …
alguém já viu um carro sendo regulado com unichip ?
aqui no rio muita gente anda em track day e para quebrar lá dentro é mole vc anda quase sempre no limite do giro ...
sempre tive carros aspirados ...
parati gti de 187 cv
taxa
duas borboletas duplas
gasolina
4x1
descarga
consumo 6,5 km/lna gasolina comum
ka 1.6 - 140 cv
comando 274? do sergio
taxa
4x1
descarga
borboleta de 56 mm
consumo 5,8 km/l no alcool
ambos os carros eu usei unichip ... e os dois foram 2x para track days ... e sairam de lá ilesos ...
andava com os carros no dias a dia como originais ...
levava os carros montados sem lenta sem porra enhuma com a mistura toda errada e sai com outro carro da regulagem ... a regulagem era feita em poucas horas ... eu deixava o carro pela amnh? no final do dia estava pronto como um carro original ...
o ka simplismente não dava lenta ... se vc ligar para o sergio e falar que quer usar um 274? dele para rua ele vai falar não vai dar lenta, não tem como dirigir o carro em trasito com esse comando ...
meu carro tinha lenta até com ar ligado ...
o produto é caro é sim ...
mais vale cada centavo ...
e tem sim algumas limitações para carros muito mechidos ... tanto que quando eu for injetar o carro vou colocar algo completamente regulado ... uni fica atrelado muito ao limite de vazão dos bicos, isto é nãop se consegue aumentar muito a quantidade de combustivel e sim tirar, então quase sempre tem que colcoar bicos maiores para que ele tire combustivel ... outro ponto contra é que ele não muda o corte de giro original do motor, para aspirado isso é muito ruim ... para turbo nem tanto ...
porém se eu tivesse um turbo de fabrica não pensaria duas vezes em instalar um uni no meu carro ...
o produto funciona e bem ... e quem instala aqui no rio sabe muito bem o que está fazendo ...
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mais doq ser mecanico e saber ou nao mexer o relato de quem usou é de suma importancia … eu acho que unichip é uma excelente ferramenta, porem o custo ainda é um pouco alto a eficiencia ja foi comprovada, o lance seria o percentual de potencia que ele aumenta em um aspro 100% original de fabrica
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concordo com vc 100% original é complicado mais tem carros que vem capados de fábrica …
ok, aspirado é realmente complicado para caceta de conseguir cavalos, mas continuo afirmando mesmo aspro tem carro que vem capado ...
defendo o uni com ferramenta de acerto e não um tirador de cavalos milagrosos ...
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minha contribuição:
meu velho conhece um povo da ford, e quando se estava fazendo a instalação do motor flex no eco a ford pediu é vw uma parati 1.6 flex para estudos. (essa parte é meio estranha mas diz a lenda que foi assim…)
resultado. a ford percebeu que o apzão velho era muito superior ao zetec rocam. as curvas de torque e potência eram melhores, o carro consumia menos e nos testes de fadiga deles o vw se mostrou melhor que o ford. ia ter que ser investido muito em pesquisa para equiparar os dois.
os engenheiros desconfiaram e pegaram um carro de locadora para fazer a contra-prova.
resultado: alegria em cama?ar? o modelo cedido pela locadora não era igual ao que a vw forneceu. era muito mais manso.
o que agente pode perceber é que certamente o carro que a vw cedeu a ford era mais afinado que os de linha...
acredito que tenha onde se explorar sim. quanto depende de cada motor.
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não sera lenda urbana.
brincadeira.
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a afina?ao/prep leve realmente modifica o carro. possui, em 2001, uma sav 2.0 mi, tirei zero da conc. original, nao andava nada, 10,5km/l gasosa. o cabeçote teve angulos de valvula alterados, tiramos um bifezinho de 0,7mm + 027 e acerto de ponto e só (sem chip modificado). o carro ficou outro, muito mais economico 12~12,5km/l, esperto e aparentemente muito mais potente. rodei nessa configura?ao por 40mkm e nuuuuunca tive um defeito de motor.
sobre a afina?ao, h? sim motores originalmente amputados e que tem muito potencial a ser explorado. as vezes o limitante chama-se legisla?ao ambiental. a honda declara isso no new civic/fit, onde buscou o menor consumo possivel para gerar a maxima potencia. (em 1o plano o consumo e a emissao de poluentes). trata-se de um motor excepcional, subdimensionado, que tem ?timo potencial para prepara?ao e posterior afina?ao.
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a afina?ao/prep leve realmente modifica o carro. possui, em 2001, uma sav 2.0 mi, tirei zero da conc. original, nao andava nada, 10,5km/l gasosa. o cabeçote teve angulos de valvula alterados, tiramos um bifezinho de 0,7mm + 027 e acerto de ponto e só (sem chip modificado). o carro ficou outro, muito mais economico 12~12,5km/l, esperto e aparentemente muito mais potente. rodei nessa configura?ao por 40mkm e nuuuuunca tive um defeito de motor.
sobre a afina?ao, h? sim motores originalmente amputados e que tem muito potencial a ser explorado. as vezes o limitante chama-se legisla?ao ambiental. a honda declara isso no new civic/fit, onde buscou o menor consumo possivel para gerar a maxima potencia. (em 1o plano o consumo e a emissao de poluentes). trata-se de um motor excepcional, subdimensionado, que tem ?timo potencial para prepara?ao e posterior afina?ao.
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ai não tem nada a ver com afina?ao, voce modificou componentes fisicos do motor.
trocou comando, por um que gera mais potência, aumentou a taxa de compressao (que sabidamente dá mais potência…
o que estamos falando aqui é em acerto sem mexer em nada fisicamente no motor...
meu carro era original eu só coloquei o 27.7... ja mudou o carro... sensivelmente.
e claro, em carros que vem limitados de fabrica, nunca ninguem duvidou que tira-se mais potência só de deslimitar ele
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o kit 155cv no alcool é o chip, dosador 4 bar do golf gti e velas mais frias …
e boa parte dos donos desse carro moem mesmo, eu por exemplo dou ums cacetes esporadicos, mas ele leva... dou mais atenção ao carro doq minha namorada ... e ta firme e forte, zero borras, motor macio e redondo, to muito satisfeito com o carro, e é como vc falou, cuidado hehehe
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ah mais a alcool n
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ah mais a alcool né?
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com certeza no alcool … esse motor ja roda no limite ponto x mistura ... existe um chip 150~155cv a gasolina, mas como falei ja ta no limite... a motronic evoluida do audi a3t opera cada cilindro como se fosse 1 motor, tudo com base no sensor de detona?ao, pode ate fazer 155cv na gasolina, mas vai dar umas amarradas, como ela nao é boba vai ver as merdas e atrasar oq der, e so voltar quando a detona?ao cessar ... chip confiavel na gasolina max 140 146cv ...
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com certeza no alcool … esse motor ja roda no limite ponto x mistura ... existe um chip 150~155cv a gasolina, mas como falei ja ta no limite... a motronic evoluida do audi a3t opera cada cilindro como se fosse 1 motor, tudo com base no sensor de detona?ao, pode ate fazer 155cv na gasolina, mas vai dar umas amarradas, como ela nao é boba vai ver as merdas e atrasar oq der, e so voltar quando a detona?ao cessar ... chip confiavel na gasolina max 140 146cv ...
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?, nao sei o pq disso…
mas todos os carros mais potentes que temos no brasil, originais, são a gasolina.
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?, nao sei o pq disso…
mas todos os carros mais potentes que temos no brasil, originais, são a gasolina.
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talvez pra deixar mais esperto … analisa comigo, um 999cm? destachado... tomaaalhe ponto na cabeça pra acordar hehehe mas no caso dum 155 na gasolina bem feito, é só amanssar no ponto, mas isso vai deixar um lag danado antes da turbina entrar... e olha que possui comando variavel que adianta em até 26 graus a admissão ... carrinho é nervoso hehehe
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o gol turbo tem muita história, na facu meu professor de transmissão era gerente na vw, segundo ele limitavam a pressão do turbo na injeção porque tava quebrando a engrenagem da 1?
acho que o chip ou unichip é vêlido para carros preparados seja turbo ou aspirado, mas onde houve modificação mecanica….agora pegar um palio 1.4 ou 1.8 e só colocar a caixola é jogar dinheiro fora....