Futura injecao eletronica
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xi, acho que ninguem acreditou no lance do gps né? hehehehehe
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nao detenho essa tecnologia
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do gps eu acredito…
um tempo atrás eu estava procurando sobre programação usando porta rs232...
achei muita coisa sobre gente q programava em cima de gps...
desde conectar no gps com um rs232 e outra ponta no notebook para pegar os dados até colocar os programas no gps...
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do gps eu acredito…
um tempo atrás eu estava procurando sobre programação usando porta rs232...
achei muita coisa sobre gente q programava em cima de gps...
desde conectar no gps com um rs232 e outra ponta no notebook para pegar os dados até colocar os programas no gps...
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exatamente, a interface feita pra rodar em ipaqs da vida (equipamentos que usam windows mobile como plataforma), rodar? em gpss que usam windows mobile. é mais uma opcao de interface, mais util que um ipaq pra se ter no carro
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o protocolo de comunicacao entre os modulos ja ta ok.
usando esse novo protocolo, passei o mapa de combustivel pro modulo de injetores, agora o mapa tem 16x16 pontos.
dependia disso pra continuar trabalhando no ponto, pois antes o mapa de combustivel ficava no processador principal, e nao caberia junto o mapa de ignicao. entao agora o mapa de combustivel fica no processador de combustivel, e o mapa de ignicao fica no processador de ignicao.
vou trabalhar na possibilidade de cada modulo de combustivel ter seu proprio mapa, assim seria possivel instalar mais de uma bancada, com mapas diferentes.
agora na sequencia vou funcionar o carro com o fuelbox controlando os injetores apenas.
em seguida vou continuar a trabalhar na ignicao, que ta pela metade pois dependia da melhoria no protocolo de comunicacao, pra dai fazer um teste com o fuelbox controlando ignicao e injetores.
valeu.
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pior q vc falando parece tao simples tudo…..
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mudanças nos planos…
agora pra ajudar, estou trabalhando em contato com o cloves mendes, engenheiro chefe de novos projetos de motores da fiat, que achou o projeto exelente inclusive se comparado a motec que eles usam. claro que por enquanto mais simples, mas que atenderia perfeitamente as necessidades.
mesmo 16x16 ele diz que é pouco, praticamente um minimo pra que o modulo funcione, mas é pouco, entao estou adicionando uma eeprom externa, a principio de 16k (pode ir até 64k), e chega de miseria trabalhando com 512 bytes de eeprom né?
agora os mapas poderao ser bem maiores, mas o tamanho será configuravel, até um limite de por exemplo 25 pontos pra escala do map e 40 ou 50 pra escala do rpm. por exemplo, ainda vou estudar melhor os tamanhos.
agora o modulo poder? ter por um mapa ativo e 1 ou mais mapas, assim será possivel mudar entre por exemplo 2 ou 3 mapas rapidamente, bastando mudar o mapa ativo.
eh isso ae.
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algo parecido com o q se viu no cinema no filme felozes 1, o cara fazendo modificacoes no carro, facilmente na corrida dos 402 metros?
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hum, se vc ve assim, pode ser, mas ideia não é exatamente essa, mas sim fazer testes entre configuracoes diferentes, rapidamente. ex, 1 mapa com uma regulagem de combustivel e ponto e outra com outra, em um dinamometro, vc pode alternar rapidamente entre eles e visualizar nos graficos as diferencas…
o aumento da memoria é pra permitir mais pontos de regulagem, mas pra se regular por exemplo pela interface de texto, ficaria complicado, mas ai vc pode criar o mapa com menos pontos. mas pra uma coisa mais fina o ideal seria editar via pc, com mais pontos, por exemplo em um mapa que preve de map 0 a 1.5 de turbo, poderia colocar 25 pontos na escala de map, e distribuir esses pontos de 100 em 100 milibar, e que esse mapa preveja de 0 a 8000 rpm por exemplo, poderia colocar 40 pontos na escala de rpm (seria um mapa de 25x40 ou 1000 pontos de ajuste) distribuindo de 200 em 200 rpm. pela interface grafica no pc seria tranquilo, mas pela interface texto, aquela caixa com o lcd de 4x20, ficaria complicado, entao seria melhor por exemplo definir o mapa com 16x16, ou o que achar melhor...
abraço
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show de bola…
parabéns pelo projeto e que vc consiga algo com a fiat...hehehe
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show de bola…
parabéns pelo projeto e que vc consiga algo com a fiat...hehehe
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faão das palavras do coisa, as minhas.
parabens pela nova conquista, e espero que a fiat invista em teu projeto.
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valeu ae pessoal
resumindo a questao da fiat, a unica coisa que consigo é justamente poder conversar o que é legal, o que é realmente indispensavel, o que é besteira de se colocar pelo menos em um primeiro momento no equipamento. investimento propriamente dito nao tem como, a fiat nao desenvolve esse tipo de tecnologia, ela compra, entao nao tem verba pra isso. mas só de uma pessoa que está na fiat a 32 anos, aprovar todos os conceitos e como eu cruzei os parametros no modulo, dizendo ser como é feito na motec e o porque dos modulos de linha nao prestarem pra qqr tipo de preparacao, inclusive dentro das proprias montadoras, já foi um adianto absurdo. vc fazer seguindo o seu conceito e conhecimento, é uma coisa, poder confirmar se isso esta correto, é outra. se nao tivesse essa confirmacao agora, e alguma coisa do que eu fiz nao fosse legal, eu perceberia mais pra frente quando tivesse em testes e mudaria, mas sabendo agora é melhor pq ja posso ir prevendo e construindo o sistema preparado, e nao corrigir algo depois que talvez o sistema todo nao esteja preparado pra aquilo.
outra coisa que vai ser absolutamente ?timo pro modulo, vai ser que o engenheiro da fiat vai pegar um dos motores que estiver no dinamometro de bancada montado com motec, que ele ja tenha calibrado e tirado o maximo possivel, vai tirar a motec, instalar a minha e tentar calibrar pra comparar o resultado, mesmo que a calibracao, obviamente, seja diferente.
isso vai ser um salto de qualidade, pq se um kra desses, que veio de carburador e acompanhou a evolucao, se tornando foda em i.e. aprovar o negocio, com certeza pra preparacao comum o equipamento estará acima das necessidades
pelo menos é o que eu penso…
bom, to aqui trabalhando nele 1 horinha antes de ir pro trampo... agora to dando o mesmo trato que dei no protocolo de comunicacao entre os modulos, só que na comunicacao entre o modulo e o pc, to implementando o mesmo padrao.
valeu o apoio ae denovo galera...
abraço
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po lost acho que esse reconhecimento e poder ser testado pela fiat sera fundamental para o fuelbox e sua dedicação isso injeta força de vontade e dedicação em cima do projeto.
parabens
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muito obrigado tucano
com certeza injeta força, e outra, como tenho pouco tempo pra trabalhar nisso, tendo uma pessoa com experiencia pratica em um equipamento top, que é a motec, vai me ajudar a concentrar os esfor?os no que realmente interessa…
ei ezs, ainda estou aguardando sua resposta sobre aquela questao de confecção de algumas poucas placas de ci, lembra? poxa, não some não kra
valeu pessoal
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inseri no sistema antigo, que esta no barco, uma tabela de ajuste do tempo porto pela tensao da bateria.
o proposito é corrigir a variacao do tempo de abertura dos injetores, pela variacao da tensao da bateria (principal motivo é a partida)
inseri uma tabela com 5 pontos, onde por exemplo, poderia ter os seguintes valores
8.0v = + 30%
10.0v = +15%
12.0v = +5%
13.5v = +0%
14.5v = -10%
os valores são interpolados e entao aplicados sobre o tempo de abertura dos injetores.
tanto a tensao quanto o percentual referente podem ser ajustados.
isso é basico e eu sabia que deveria existir essa correcao, mas nao tinha colocado ainda por questoes de tempo. fim de semana passado, meu tio disse que por fazer um certo tempo que a gente tem funcionado o barco na marina, sem coloca-lo na agua pra que carregasse direito a bateria (ele usa regulador de voltagem tipo o de fusca, e nao carrega se nao acelerar mais que 1800 rpm, tb o alternador ta ruim, ta dando 12.8v só) entao descarregou a bateria, e apesar de o motor de arranque ainda virar devagar, o barco pegava e morria. provavelmente por mistura pobre devido a baixa tensao, lembrando que ao pegar ele nao comeca a carregar a bateria antes que se acelere a 1800 rpm, como a mistura tava pobre, nao era possivel acelerar, entao ja era.
vai ser legal testar na pratica se essa correcao vai permitir dar a partida mesmo com a bateria por volta de 10.5v apos a partida, que é o que está acontecendo.
essa tabela será incorporada no modulo atual, esse que liga no pc e que esta ganhando uma eeprom de 16k (esse do barco é antigo, nao é possivel liga-lo no pc)
alias, as eeproms já chegaram
? isso ae. abraço
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nao realz, o negocio é durante a partida, quando a tensao cai pra proximo de 10v, mesmo com bateria nova, nesse momento, enquanto o motor de arranque esta virando, o tempo de abertura dos bicos será corrigido pra garantir que seja injetado o mesmo volume de combustivel na pratica, que é injetado quando o motor esta funcionando e o alternador esta carregando a bateria, quando a tensao fica por volta de 13.5v.
o lance é que tempo de abertura do bico (tempo em que o modulo mantem o bico energizado), e tempo de combustivel, sao coisas diferentes. o tempo de combustivel depende das caracteristicas fisicas dos bicos e tensao da bateria. esse ajuste ajuda a manter a linearidade do combustivel real injetado, com relacao ao que vc coloca no mapa de injecao, pra que ao colocar no mapa de injecao o valor de 1ms de combustivel, seja injetado 1ms de combustivel, isso nao significa que o bico recebera energia por 1ms, mas sim ele recebera por 1ms(combustivel) + tempo de abertura corrigido pela carga da bateria(tempo mecanico)
entendeu? pode debater ae kra nao se acanhe
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nao realz, o negocio é durante a partida, quando a tensao cai pra proximo de 10v, mesmo com bateria nova, nesse momento, enquanto o motor de arranque esta virando, o tempo de abertura dos bicos será corrigido pra garantir que seja injetado o mesmo volume de combustivel na pratica, que é injetado quando o motor esta funcionando e o alternador esta carregando a bateria, quando a tensao fica por volta de 13.5v.
o lance é que tempo de abertura do bico (tempo em que o modulo mantem o bico energizado), e tempo de combustivel, sao coisas diferentes. o tempo de combustivel depende das caracteristicas fisicas dos bicos e tensao da bateria. esse ajuste ajuda a manter a linearidade do combustivel real injetado, com relacao ao que vc coloca no mapa de injecao, pra que ao colocar no mapa de injecao o valor de 1ms de combustivel, seja injetado 1ms de combustivel, isso nao significa que o bico recebera energia por 1ms, mas sim ele recebera por 1ms(combustivel) + tempo de abertura corrigido pela carga da bateria(tempo mecanico)
entendeu? pode debater ae kra nao se acanhe
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agora sim, achei que isso poderia ocorrer durante o funcionamento do motor, e não apenas na partida.
outro, os bicos poderiam injetar tantos ms de comb. antes do toque no motor de arranque? algo como uma partida a frio ?
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lost, sei que vc nao gosta de comparação, mas na outra que eu uso, vejo a seguinte falha:
meu alternador carrega 14.2v. quando os vidros eletricos estao apertados forçando os motores ( vidro totalmente fechado ou aberto) a tensao cai pra 13,8v, o que ja causa bastante instabilidade na lenta, por nao ter atuador e ela fazer a correção a cada 1v.
acredito que se vc fizesse essa correção acima de 12v em escala de 0.2v ficaria bem interessante em qualquer situação .
outa que me acontece:
a ventuinha quando liga, a tensao cai de 14,2v para 14v, ja tendo variação de lenta… e como a escala de correção é de 1v, ele nao compensa....
ai nao sei se a amperagem do alternador tem algo a ver tbem.......
pense a respeito...