Freemont eleva vendas da fiat na europa
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em contrapartida, outros projetos chrysler mostram números abaixo do esperado
a iniciativa de sergio marchionne, ceo da marcas fiat e chrysler, de aproveitar projetos desenvolvidos pela chrysler para aumentar as vendas das marcas fiat e lancia está obtendo resultados divergentes.
o crossover freemont, derivado do dodge journey, apresentou bons números. a meta da fiat é vender, até o fim do ano, 30 mil unidades. até agora, 6.498 veículos foram comercializados, segundo levantamento feito pela jato dynamics, o que indica que, provavelmente, a marca atingirá seu objetivo.
por outro lado, o sedã lancia thema e a minivan voyager, derivados dos modelos chrysler 300 e town & country, respectivamente, não vão bem. as vendas do lancia teriam sido prejudicadas pelo imposto cobrado pelo governo italiano (maior mercado da empresa) para veículos com mais de 252 cavalos de potência.
a opção a diesel, que não é alvo deste imposto, poderia aliviar os números negativos, mas a crise na europa impossibilita os italianos de bancar os custos de possuir um sedã de luxo. sendo assim, nos primeiros quatro meses do ano, a lancia vendeu 347 voyagers na itália e 995 no resto da europa. já o sedã thema teve 208 comercializadas na itália e 272 no restante do continente.
este ritmo representaria um volume de aproximadamente 2.400 unidades por ano para o thema, respondendo por apenas um quarto da meta estabelecida por marchionne. no caso do voyager, a meta do executivo era de 11 mil unidades, mas, até agora, apenas 1.342 foram vendidas.