Marcha lenta 3e
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opa pessoal…
posto pouco aqui pq nao tenho muito conhecimento, então fico mais na literatura tentando aprender alguma coisa, mas ag?ra to com um problema que não tem quem resolve.
troquei o meu carburador, ?ra um 2e e passei para um 3e, ambos wv e a alcool, meu motor é 2.0 e também a alcool, f?ra o 4x1 e o filtro esportivo não tem nada a mais, porém não tem quem acerte a marcha lenta dele, e cansei de ir em mecanico pois todo lugar que eu vou o pessoal quer abrir o carburador para ver se tem folga, mas isto eu já fiz, levei num cara que acertou tudo isto mas não consigo alisar o carro, a marcha lenta tá muito baixa.
fica oscilando em 700 ~ 800rpm, o ponto está original 12? se não me engano, verifiquei as velas e cabos e está tudo ok...
o carburador não tem corrosão nenhuma, esta com todos os gicleurs e canetas originais, é todo manual, o carro não tem ar.
já tentei aumentar a aceleração mexendo na regulagem do bura e o ar e na hora que eu to mexendo até fica mais ou menos mas é só dar uma volta e fica tudo nos parametros anteriores...
alguém tem alguma idéia, alguma coisa que eu r?lis mortal possa fazer?
obrigado
junior.
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opa kra…
acho que não tá mal não, tá fazendo uma média de 6~7km num percurso misto estrada sendo uns 15kms de estrada por dia e 10kms de transito de marginal tiet?.
não tá pingando não, pelo menos não visualmente.... o mais estranho é que por exemplo na chegada a um sem?foro ele estabiliza e depois cai a rotação bem devagar até ficar em 600~700 rpm.
obrigado
junior-dsi
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simplesmente espirrar desingripante??
nada mais??
preciso observar mais alguma coisa além da alteração na lenta??
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observe se vc nao esta alimentando a marcha lenta pelo circuito principal.
com ele na lenta não deve ficar puxando combustivel ali pelo difusor, só pelo circuito de lenta…
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nao nao… olhe por cima o carbura...
tem duas bocas, uma maior ( 2? estagio ) e outra menor ( 1? estagio ).
primeira coisa, com motor ligado coloque o ouvido perto da boca do segundo estagio... vc deve escutar somente o barulho de ar sendo sugado, e pouco, se escutar um barulho que combustivel tá indo tb pode regular o encosto do segundo corpo. ele não deve sugar nem pelo venturi nem pelo canal de lenta do segundo estagio.
no 1? estagio vem o buraco ( venturi ) e no meio dele tem o difusor ( um copinho ). ali também não deve estar caindo combustivel, as borboletas tem que ficar secas na marcha lenta.
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f?bio…
eu ia fazer isto ontem mas acabei saindo tarde do servião e quando cheguei em casa já ?ra noite, como moro em apto não deu para mexer não.
mas hoje quero ver se consigo verificar o que está acontecendo com base nas informações que voce me passou, assim que conseguir posto a resposta.
junior
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outra dica vê fechando o parafuso de mistura no po do carburador, se não alterar a marcha lenta tem entrada de ar falsa, que pode ser pelos eichos, pelo po, etc …
o sintoma normal, fazendo esse processo acima, seria ... vc vai fechando o parafuso até um ponto que vc começa a ver o motor tremer ... ele começa a sacudir todo ... dai vc abre meia volta e veja como fica a lenta ...
se estiver sendo sulgado combustivel pelo meio do venturi como o fabio falou, ou tem entrada de ar falsa maioria das vezes ou sua regulagem de ar está muito atochada ( borbolate do 1 é muito aberta ) .... coloque uma lanterna da boca do 1? e vê fechando a parafuso de ar até parar de cair combustivel pelo meio do venturi se não parar de cair, tem entrada de ar falsa ...
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opa pessoal… sei que este tópico estava lá pra baixo, mas é que pintou um monte de trampo e não deu tempo de conferir as dicas que voces me deram.
eu entrei aqui na verdade para agradecer a turma que deu uma força, com as dicas do f?bio e do g l o c k consegui resolver o problema, que estava no encosto da borboleta do 2? estágio e também no parafuso de ar na base do carbura, não ficou totalmente liso mas ficou estável pelo menos.
obrigado pela força de todos principalmente pela paciencia que tiveram ensinando o passo a passo, pora mim que sou novato e resolvi arriscar foi muito bom, e me deu coragem para postar mais, pois até então como o nivel técnico aqui é alto sempre fiquei meio assim de escrever e ser pinchado, mas valeu mesmo...
abs
junior.
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quem bom que postou uma resposta de como foi resolvido o problema geralmente a pessoa some dai não sabe qual foi a solução dada … e sempe fica aquela dúvida, se resolveu ou não o problema ...
cara aprendi muito de carburador aqui ... muito mesmo apanhei feito um condenado enchi o saco dos caras aqui mais aprendi ... precisando é só postar que a rapasiada ajuda ...
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3e é meio chato nas regulagens das borboletas, pois elas sao muito largas e alguns decimos de grau a menos elas prendem no assentamento e a mais já acabam com a marcha lenta.
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pois é, penso eu que se eu não tivesse resolvido o problema eu iria postar para perguntar, como resolvi tb acho legal avisar e agradecer a quem ajudou…
a marcha lenta resolvi, porém arrumei outro enrosco, creio eu que o carro esteja com excesso, pois quando abre o segundo estágio lá para 4000 rpm o carro começa a cortar, como se fosse i.e cortando giro, além do que, o motor 2.0 tem aquele respiro que sai do carter e quando parei o carro, ficou pingando alcool...
creio eu que seja excesso pois como explicar este alcool pingando do respiro do carter??
abs
junior
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seu motor sendo original, acho q vc deve deixar a giclagem original do 3e. no maximo um ajuste no 1? estagio de forma a compensar a abertura brusca do 2? estagio mecanico.
eu usava 2? estagio a vacuo no meu 3e, só nao continuo usando pq com turbo nao dá, senao estaria com ctza a vacuo ainda.
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opa f?bio…
a giclagem, canetas e afins são todos originais, não tem nada mudado, a não ser o 2? estágio que está mecanico.
para abrir o 2? estágio eu não soco o po de uma vez, vou acelerando aos poucos justamente para não entrar bruscamente, a falha que dá é depois de aberto enquanto o giro vai subindo... dae ele começa a cortar.
ag?ra juntou td, pq tá gorda a mistura, e cortando em alta.
abs
junior
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nao é a ignição?
acelerando parado ele faz isso tb?
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opa pessoal…
eu reabri o tópico para agradecer a força que o pessoal deu, e enfim consegui resolver os problemas citados como a marcha lenta e o excesso em alta.
sobre o excesso em alta eu resolvi com um conjunto de medidas, uma delas foi fazer o motor, pois já estáva com problemas e juntou com outros que foram aparecendo e então resolvi por fazê-lo.
agóra estou com pistões 1mm maiores, com todas as demais peças originais e novas, nada recondicionado, fez 1000kms hj, aproveitei e dei um trato no bura(um 3e de santana a alcool), voltando as giclagens para original, 140 de baixa e 150 de alta, mas não gostei desta configuração de gicleurs, achei que o carro está muito amarrado, digo demasiadamente, além do fato do motor estar amaciando.
pude notar que num estrada por exemplo ele está demorando para abrir, digo ficou lento para ganhar giro.
o cabeçote está com o 49g , 12º de ponto, tem filtro esportivo e coletor 4x1.
estou querendo comprar um jogo de gicleurs até a medida de 170/175 e ir acertando para tentar achar o melhor ponto entre economiaxdesempenho, para isto to pensando em colocar um hallmeter instalando uma sonda para ir medindo a mistura, foi aí que apareceram algumas dúvidas:
1- qual sonda utilizar uma comum de 1 fio só tipo as do corsa ou outra com uma leitura melhor no caso de qual modelo de carro??
2- alguma marca de hallmeter para me indicar, andei olhando um da odg que tem até regulagem nos cortes de operação, o que me dizem??
3- vou tirar o coletor aquela fita termotape realmente ajuda com a temperatura, compensa o gasto??to dizendo porque como uso filtro esportivo e o 4x1 esquenta bem queria dar uma amenizada na temperatura do cofre.
4- o que alteraria a troca das canetas do bura, por meu carro ser aspiradinho compensa mexer, ou consigo os resultados só com os gicleurs.
acabei por escrever outro livro, mas é que to aprendendo muito com as dicas da galéra e isto esta sendo muito bom.
obrigado a todos
junior.