Depois de 31 corridas, ferrari é pole com alonso
-
o espanhol fernando alonso segue em alta na cotação de valores da fórmula 1 conquistou a pole position para o gp da inglaterra de fórmula 1, a primeira da equipe italiana nas últimas 31 corridas. com o tempo de 1'151 746, ele venceu uma disputa que teve duração de quase 3 horas após interrupção por conta da forte chuva, que ameaçou a segurança dos pilotos. em segundo lugar larga o australiano mark webber da red bull e em terceiro o alemão michael schumacher da mercedes.
a loteria esteve presente em todos os momentos da classificação de hoje, marcada pela presença da chuva e por uma pista que mudava a cada passagem dos carros, o que tornou essencial marcar uma boa volta no momento correto. isso foi necessário para passar para o q2, para o q3 e também para que alonso saísse na frente amanhã. entre os brasileiros, massa conseguiu a quinta posição, após boa apresentaçãono q3 e bruno senna foi o 15º.
q1
com chuva na pista os carros ficaram congestionados na saída dos boxes assim que o semáforo verde foi acionado, com kobayashi à frente, que também foi o primeiro a completar tempo. alguns pilotos escapavam da pista, outros se tocavam ou dividiam curvas com muito cuidado, pois os carros chegavam a aquaplanar em plena reta.
a previsão das equipes era de piora de pista, mas até a chuva aumentar um pouco a pista só melhorava, o que fez com que os tempos melhorassem a cada volta e que vários pilotos ocupassem em algum momento a primeira posição. massa, hamilton, di resta, hulkenberg e maldonado foram alguns dos exemplos. no final da sessão o inglês jenson button viveu o drama de estar em 18º quando o cronômetro estava prestes a ser zerado. uma troca de pneus fez com que seu ritmo melhorasse muito, mas quando ia cruzar a linha de chegada pela última vez para garantir sua passagem para o q2, encontrou uma bandeira amarela devido a uma rodada do alemão timo glock. com isso ele acabou reduzindo e foi eliminado ainda no q1.
o alemão sebastian vettel da red bull foi o mais rápido no q1 com o tempo de 1'46 279, com webber em segundo. entre os brasileiros massa foi o 5º e senna foi o 17º
q2
com mais chuva na pista as coisas ficaram mais complicadas para os pilotos, que em sua maioria foram para a pista com pneus para chuva extrema. a excessão foram os carros da williams e da ferrari, que erradamente tentaram usar pneus intermediários, uma tentativa que não deu certo e fez com que os pilotos tivessem que parar novamente nos boxes para trocá-los. com a piora da pista, maldonado, senna, alonso e massa tiveram problemas e não conseguiram chegar perto dos 10 primeiros.
quando faltavam 6 minutos para o final da sessão alguns pilotos começaram a escapar da pista, entre eles massa e alonso, sendo que o espanhol quase bateu no muro de proteção. com isso, para segurança, a bandeira vermelha foi acionada e a classificação foi paralizada.
após 92 minutos de paralização a pista foi liberada e com situação melhor. alguns pilotos, como rosberg, ainda escapavam, mas todos estavam mais rápidos e batendo os tempos que já haviam sido feitos. mais uma vez a primeira posição passou por várias mãos, transformano o q2 em uma loteria.
com cronômetro zerado a torcida se empolgou com a primeira posição de hamilton, com alonso e senna fora. romain grosjean, que era o quinto, acabou na brita, o que atrapalhou alguns outros carros. alonso, na última volta bateu na trave com o nono posto e com vettel em décimo. hamilton se manteve na ponta no fim do treino com 1'55 799 e foi para o q3 na frente. massa também garantiu o sexto posto, assim como alonso, o nono. fora do q3 ficaram di resta, kobayashi, rosberg, ricciardo, senna, vergne e perez, que era o líder antes da paralização.
q3
a última sessão da classificação de hoje não foi muito diferente das duas primeiras, a não ser pela maior utilização dos pneus intermediários, que só não tiveram adesão de schumacher e raikkonen, que mantiveram borracha para chuva extrema. mais uma vez a pista melhorava a cada volta, e quem ditava as ações eram os dois carros da ferrari, com alonso e massa se alternando na liderança. o brasileiro mostrou gana para brigar pela posição de honra, perdendo posições no final.
webber, schumacher e vettel cresceram muito no final e jogaram felipe massa para quinto, mas ninguém foi capaz de parar o espanhol fernando alonso, que marcou 1'51 746 na última de suas passagens e garantiu a primeira posição no grid para amanhã. foi a primeira pole da ferrari depois de 31 corridas fora. a largada para o gp da inglaterra de amanhã acontecerá as 09h00 e a previsão é de mais chuva.