Modulo de inje?
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o carro trabalhando mais próximo da mistura ideal não é melhor ?
p q marketing é p mim é regulagem/performance ideal
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concordo. correção por sonda wide é algo complexo, mas bem útil
e no manual não fala nada sobre sonda (wide ou narrow).
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essas ie s programaveis acho besteira correção por sonda…
vi no manual da ms q ela faz isso, mas vc tem mt mais trabalho pra acertar isso... e no final não muda mt.
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o kra que fabrica esse modulo,era o dono ou tinha uma oficina ai em s j do rio preto?
a oficina é a extreme ,confirma?
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nao…esqueci o nome da oficina q ja fechou..mas era + um galpao de testes do q uma oficina..o dono da extreme se chama adilson
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eita
no manual diz que tem…
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o que ele falou foi q iria colocar correcao por sonda normal..mas ainda nao tinha..e ele nao pretendia colokar pq o tempo q a sonda leva para corrigir é mto tempo..intao numa cituacao critica nao corrige e estora o motor…nao projeto injecao..nao sei se é ou nao ?..to apenas falando o q ele falou
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o carro trabalhando mais próximo da mistura ideal não é melhor ?
p q marketing é p mim é regulagem/performance ideal
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claro que é melhor, e dependendo do caso até um pouquinho mais rico ou mais pobre… o que eu estava falando é que não funciona... simplesmemte não tem m?gica que consiga fazer uma correção mais rápido que um motor girando a não sei quantos rpm... até as fábricas que inventaram as i.e.s não usam isso... pisou, entrou nos mapas... se alguém inventar uma correção por sonda que funcione po dentro a uns 4000 rpm adiante, vai ficar multibilion?rio...
concordo. correção por sonda wide é algo complexo, mas bem útil
e no manual não fala nada sobre sonda (wide ou narrow).
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presa, tão complexo, mas tão complexo que nenhum fabricante de renome, em injecões de competição ou não , não usam… como é que pode ser útil um negócio que não funciona é por isso digo que é puro marketing, quem não tem, não vende. (era a isso que me referia viu gaucho?)
essas ie s programaveis acho besteira correção por sonda…
vi no manual da ms q ela faz isso, mas vc tem mt mais trabalho pra acertar isso... e no final não muda mt.
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também acho e só confirma o que eu disse acima… esse fabricante do pandoo ao dizer que não tem e não pretende ter está cert?ssimo... e se mudar de idéia vai ser só por marketing pq muita gente vai dizer que é um produto inferior a os outros só pq os outros tem correção e ela não. tem que ter pulso e honestidade pra sustentar a palavra do que vc acha correto.
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.. se alguém inventar uma correção por sonda que funcione po dentro a uns 4000 rpm adiante, vai ficar multibilion?rio…
presa, tão complexo, mas tão complexo que nenhum fabricante de renome, em injecões de competição ou não , não usam... como é que pode ser útil um negócio que não funciona é
engraçado, como é que a minha injeção faz tudo isso? dta s80
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pisou, entrou nos mapas… se alguém inventar uma correção por sonda que funcione po dentro a uns 4000 rpm adiante, vai ficar multibilion?rio...
vc está cert?ssimo mas está falando de wot.
existe correção p andar em lambda, assim como as originais de fábrica…achei q tava falando disso.
meu vts 99% das vezes (andando normalmente tá em lambda 1).
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diz que faz… jakka... vc sabe quantas explosões ocorrem num motor5 cil a 4000 rpm é sabe o tempo que leva pra uma sonda sentir é sabe quanto tempo leva pra central mudar todo o esquema de injecao/ponto/correção ???
ou existe uma má interpretação ou é enganação mesmo... simplesmente não tem lágica... pode aparecer o papa aqui dizendo que sua dta faz isso que eu não vou acreditar simplesmente pq não h? condição f?sica pra isso...
pergunta se bosch, magnetti marelli, hitachi, etc tem isso é mesmo em carros de competição... mesmo em formula 1 ???
dta realmente é bem melhor que uma injecao de formula 1 (as antigas, pq a nova gen?rica programóvel que a maclaren fez com a microsoft é uma bosta, todo mundo tá reclamando)
acho que vc ainda está chateado comigo não sei porque, depois de ter me xingado de tudo que é coisa no topico que apagaram eu me sinto constrangido de argumentar qualquer coisa com vc. pq sei que vc nem vai se dar ao trabalho de raciocinar em cima do que eu disse... muito menos depois de ter gastado uma fortuna na sua maravilhosa dta...
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vc está cert?ssimo mas está falando de wot.
existe correção p andar em lambda, assim como as originais de fábrica…achei q tava falando disso.
meu vts 99% das vezes (andando normalmente tá em lambda 1).
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sim, em wot, claro…correção por sonda em lenta e sem carga é molinho (pra eles) tem tempo de sobra e toler?ncia a quebras idem.
sempre me refiro a wot que é onde essas inje?oes caseiras (ou nem tanto caseiras como a dta do jakka) se comprometem a ser melhores que as originais...
se ser em wot, acho que já é claro pra quase todo mundo aqui do pp que a original é infinitamente melhor não ?
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acho que vc ainda está chateado comigo não sei porque, depois de ter me xingado de tudo que é coisa no topico que apagaram eu me sinto constrangido de argumentar qualquer coisa com vc. pq sei que vc nem vai se dar ao trabalho de raciocinar em cima do que eu disse… muito menos depois de ter gastado uma fortuna na sua maravilhosa dta...
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**nem tenho motivos pra ficar chateado contigo, foi um mal entendido.
olha, eu vi meu motor na bancada com 6000rpm no freio e a injeção corrigindo em menos de 1s. só joga um fator lambda e ela se vira pra manter isso.
o user ronin sabe muito mais do que eu pois ele já aprendeu a configurar a injeção, coisa que eu não faão e realmente tenho muito menos conhecimento do assunto do que vc.**
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mau entendido que ficou em aberto pois deletaram o topico e ninguem respondeu minhas mps sobre… inclusive vc... mas deixa pra la...
rapaz... em 1s já ocorreu tanta explosão que qualquer feedback é mero cosm?tico
e mesmo considerando que funcione, pelo menos pra mostrar no leitor de sonda e no dino... se tivesse utilidade prática ao inves de ter o mapa bem feito, todo mundo que é grande em injeção usava isso não é até em competição... o que não é verdade...
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a injeção original de 1 carro moderno é a melhor para o q foi destinado.
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isso..
até a potencia que o carro foi projetado, acrescentando ao que vc falou…
acima disso só suplementando o que for preciso... e sem mexer na injeção original que é perfeita até a potencia que se destina...
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internet é legal, a gente lá um monte de meias-verdades, e acaba achando que são aplic?veis a todo o resto… por exemplo:
1- a sonda corrige em tempo real:
sim
verdade, só que todo sistema retroalimentado (sistema onde o resultado lido é levado em conta para o próximo evento) tem um tempo de resposta, outro detalhe é que as condições de entrada estão se alterando (pressão no coletor, rotação, temperatura, etc) mesmo que muito pouco, não sendo categoricamente vêlido pro proximo evento, mas servido de base pra uma proxima vez que o sistema esteja em condição semelhante.
por isso pra agilizar usa-se tabelas, servindo a retroalimentação apenas de pequena correção.
detalhe, a sonda narrow tem função para emissões e não desempenho ou mesmo diretamente em consumo...
a literatura ainda não é clara, mas já se diz que a sonda wide é usada até mesmo em wot pra correções, mas da mesma forma, é um sistema retroalimentado, existe uma sória de tabelas que se usa para obter o resultado por assim dizer o mais proximo possivel do desejado, e uma curva de lambda corrige o resultado (mas nunca muito mais que cerca de 20%)
2- tempo rápido é relativo
digamos a 6.600rpm vc está a 110hz ou seja um volta, mas em motores 4 tempos vc tem um evento por cilindro a cada 2 voltas...
55hz... muito ?
naum... um sistema 4avp (flex usado na vw) tem 25mhz ... se for pensar nos arroz com feijão 1avp é de snme 4mhz... muito mais do que suficiente pra processar dados até mais rapido que isso...
3- a injeção original do carro é perfeita
relativo, quer dizer que a injeção fic eecv de um santana 1.8 é perfeita e igual a de uma 1avp (isso pra manter no mesmo nivel de processamento, pra nem entrar em conta por exmeplo uma 4 avp)..claro que não... é obsoleta.
a segunda coisa a dizer é que ela é perfeita (ou como vimos pelo menos o melhor que se pode fazer no tempo que foi projetada) pra aplicação ao qual o fabricante do carro desejava, conciliando economia, emissões, dirigibilidade e desempenho.
se vc modifica qualquer um dos objetivos a injeção já não é perfeita, se vc altera o resto do projeto tbm já não ?...
tanto assim que no mesmo motor familia 1 da powertrain se usa injeção delphi, marelli fora os diversos tipos de injeção... se ela é perfeita pra que usar uma diferente de outro fabricante ?... simples a aplicação é ligeiramente diferente e isso implica numa outra escolha.
outro exemplo, formula 2 usa motores de linha em carros monopostos, porque a fabrica usa então uma injeção totalmente diferente ?..porque a aplicação é totalmente diferente, além do motor mudar fisicamente ainda a intenção de uso é totalmente diferente.
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posts como esse do over dão gosto de ler…
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correção por sonda wideband funciona sim e funciona muito bem, mesmo em wot e alta rotação. como o jakka já mencionou a dta tem um controle de malha fechada usando pid (proporcional, integral, diferencial) cujo funcionamento é fantástico. não só a dta como muitas outras injeções tem esse mesmo nível de controle.
um controle de malha fechada não é um substituto para um mapa de injeção e sim uma correção fina em torno de um valor pré-definido e sim o tempo de resposta é bastante rápido sendo satisfatério até com um mapa principal ruim.
quanto a injeções originais, realmente são muito boas, mas pouco versúteis para nosso uso em preparação. o seu funcionamento não necessariamente é superior a uma injeção aftermarket , o grande diferencial é o período de 1, 2 até 3 anos desenvolvendo mapas para o mesmo carro que a fábrica tem.
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qto a correção por sonda:
ela é bem mais rápida que parece. se vc pegar um oscilosc?pio dá para ver que o fator lambda fica chaveando entre rico e pobre.
só que não dá para usar malha fechada se o leitor (no caso a sonda lambda) não dá resolução naquele ponto por isto usar malha aberta
dizer que usa-se malha aberta com sonda wide pois é melhor é dizer que a sonda não presta. então pq usa-la de qualquer forma? não acho que o comentário faz sentido.