Instalação de aparelhos…
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estou querendo instalar um hallmeter, a sonda original e muito provavelmente um pir?metro no meu kadett que agora vai ser turbo.
para isso precisaria saber qual a posição ideal para cada um desses. que dist?ncia do coletor, da turbina, depois das curvas,…..cada um fala uma coisa. pode colocar um perto do outro ou um de frente para o outro ?
mas qual é o certo é ou o mais certo ?
abraão e obrigado novamente.
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estou querendo instalar um hallmeter, a sonda original e muito provavelmente um pir?metro no meu kadett que agora vai ser turbo.
para isso precisaria saber qual a posição ideal para cada um desses. que dist?ncia do coletor, da turbina, depois das curvas,…..cada um fala uma coisa. pode colocar um perto do outro ou um de frente para o outro ?
mas qual é o certo é ou o mais certo ?
abraão e obrigado novamente.
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cara…
o mais certo seria o pirometro no coletor... mas eu ao menos nao animo de furar o coletor pra isso...
então o mais certo eh o pirometro o mais perto possivel da saida da turbina (naquele primeiro furo)
? tudo uma questão de voce considerar que ele esta longe e dar um desconto na temperatura.
a sonda original voce deve colocar no segundo furo, visto que ela é de um fio só (não tem aquecimento)
já a sonda do hallmeter voce pode colocar um pouco mais distante (considerando que ela tem aquecimento) que não tem erro.
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o meu pirometro ta logo depois da turbina, a ponta do termopar fica na cara do rotor quente. simplesmente pq meu coletor de escape ja trinca só com o calor, imagine se furar pra colocar o termopar…
minha sonda fica em seguida, uns 20cm da turbina, mas ela é aquecida. o problema de colocar a sonda no coletor, é que é quente d+. se depois da turbina cheguei a medir 850c, imagine antes. isso pode danificar a turbina. a sonda funciona bem acima de 300c, e depois da turbina com o motor realmente aquecido, a temp fica por volta de 280, 300c, o que seria suficiente pra sonda funcionar. porem, teria que ser bem pertinho da turbina, mais perto que a minha fica. no coletor ficaria uma temp melhor em marcha lenta pra sonda funcionar, mas com peh embaixo eh muito quente... sei la...
na primeira montagem do meu carro, a sonda ficava no coletor. funcionou bem... acho que é questao de testar. mas tem que ver se o seu coletor ja ta feito pra sonda ficar ali, pq se nao for, complica pra adaptar...
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eu usava a sonda original do carro pro hallmeter e pré injeção, nunca tive problemas.. sonda original bosch e hallmeter beast racing, o pir?metro eu usava próximo da sonda (antes dela).
nunca tive um valor certo de temperatura de escape pré evitar uma quebra, tinha mais por ter mesmo…confiava mais no hallmeter, ouvido e cor de vela.
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meu carro a mistura fica diferente depois q a sonda aquece demais…
façam esse teste: eu dou uma puxada em segunda, marca 930mv... ai esmerilho um pouco em quinta a mistura cai pra 800 - 850... ai freio, puxo em segunda de novo com escape quase incadescente... tá lá... 800-850... só esperar esfriar um pouco o escape que volta a marcar 930...
por isso, hj só uso sonda pra ver que ainda esta rico, mas nao quanto...
um hall com 3 leds: rich ( > 700 ) stoich ( 450 ) lean ( < 400 ) estaria bom de mais pra min.