Pagani zonda f - o novo rei de nérburgring
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nem fufu a nissan bate esses supercars
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ser??
7:28 - pagani zonda f clubsport, 650 ps/1230 kg (09/07)
7:28 - porsche carrera gt, 612 ps/1380 kg, walter r?hrl, (autobild 07/04)
7.32 - porsche carrera gt (sport auto trophy, driven by horst von saurma)
7.32 - porsche 997 gt2 2008 (motor authority, autobild, driven by walter r?hrl, complaining after the lap that he had to pass eleven other cars ich musste elf autos ueberholen ))
7:34 - koenigsegg ccr, 806 ps/1140 kg (cold conditions), horst von saurma (sport auto), oct 17-18 2005
7:38 - nissan gt-r, 480ps/1720kg (nissan 10/07), (video)
tá a 4s do koenigsegg, 6s do 997gt2, e a 10s do carrera gt e do zonda.
os outros carros famosos que não aparecem na lista, é pq tem tempo mais lento.
carros como ford gt, mercedes slr, veyron, 997 turbo, 997gt3 rs, murcielago, gallardo, 599 gtb, f430…
todos superados pela nissan, com a 1a versão do novo carro deles.
certamente vai vir uma v-spec, e ai muito provavalmente mais alguns vão entrar nessa listinha...
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se isso aí for mais rápido que um 911 turbo eu sou o jack bauer.
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pois é…
eu quero ver o tempo da versão de produção no ring...
o porsche é mais forte, mais leve, tem tração nas 4 tb e além disso foi todo desenvolvido lá...
e eu não vim em lugar nenhum esse carro sendo uma unanimidade no quesito bater porsche 911, m3, m5, etc.
ali?s, com esse peso todo eu peão truco
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nem fufu a nissan bate esses supercars
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apresentando o novo rei de nérburgring:
7:25 nissan gt-r v-spec
7:27.82 pagani zonda f clubsport
7:28 porsche carrera gt
7:32.02 porsche 997 gt2 2008
7:34 koenigsegg ccr
7:38.54 nissan gt-r
7:39 porsche 997 gt3
7:40 mercedes-benz slr mclaren
7:40 bugatti veyron 16/4
e isso custando aproximadamente 1/10(sim, um décimo) do preão do segundo colocado.
com esse carro, a nissan destruiu a tudo e a todos.
por mais que doa a alguns, a nissan é o novo benchmark para superesportivos.
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?…a gente subestimou o q um computador pode fazer na tocada de um carro...
só pra constar, na car & driver e road & track do mês passado, se não me engano, saiu o teste desse carro, na c&d comparando com corvette z06 e porsche gt2...ele acabou ganhando o comparativo pq andou mais no teste em pista e pelo preão (pouca coisa mais barata q o z06)...na revista os pontos fracos do carro foram o excesso de peso (o mais pesado dos 3) e o excesso de dispositivos eletrúnicos, que ajudam a virar tempo baixo, mas atrapalham se vc quer guiar o carro no modo old school , fazendo derrapagens controladas e corrigindo no braão as traseiradas ou sa?das de frente
o carro ficou excelente, mas ainda assim não consigo ter simpatia por ele
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computador não vira tempo sózinho.
o que vira tempo é suspensão, transmissão, motor e carroceria num nível state of the art.
o carro não faz derrapagem controlada nenhuma pelo simples fato de não derrapar.
e você não precisar corrigir no bra?o coisa alguma, pois na mão de um bom piloto o carro segue perfeitamente na traget?ria e simplesmente não tem o que corrigir.
o pacote todo é forte e o recorde do ring é o reflexo disso.
os japas acabaram com a m?tica que envolve os ultra superesportivos e as marcas tradicionais, ou seja, acabou com o melhor carro que a porsche já produziu e de quebra levou pra vala o zonda.
os japas venceram, com ou sem a sua simpatia, rs…
e de quebra o valor do carro é dinheiro de pinga perto dos concorrentes, que na verdade nem concorrentes são, apenas viram tempos próximos.
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computador não vira tempo sózinho.
o que vira tempo é suspensão, transmissão, motor e carroceria num nível state of the art.
o carro não faz derrapagem controlada nenhuma pelo simples fato de não derrapar.
e você não precisar corrigir no bra?o coisa alguma, pois na mão de um bom piloto o carro segue perfeitamente na traget?ria e simplesmente não tem o que corrigir.
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releia o q eu escrevi e vai ver q eu disse exatamente isso, e isso foi exatamente colocado como um ponto ruim pra quem gosta de controlar o carro apenas usando a técnica e a experiencia de pilotagem….esses artif?cios eletrúnicos que fizeram com q esse carro virasse tempo são os mesmos que capam a tocada pura, sem maquiagens...se a nissan quisesse, apenas com mapas, dados de satélite e uma análise rápida do asfalto em cada trecho da pista, eles fariam um carro que andaria sozinho no ring e viraria o melhor tempo possível dentro da capacidade do carro
sem desmerecer todo o conjunto, q foi muito bem projetado, mas state-of-the-art em um carro dito superesportivo com mais de 1700 kg não é state-of-the-art nem aqui nem no vietn?, independente se o carro é ser japon?s, alemão, italiano, ianque ou a nacionalidade que vc quiser
o pacote todo é forte e o recorde do ring é o reflexo disso.
os japas acabaram com a m?tica que envolve os ultra superesportivos e as marcas tradicionais, ou seja, acabou com o melhor carro que a porsche já produziu e de quebra levou pra vala o zonda.
os japas venceram, com ou sem a sua simpatia, rs…
e de quebra o valor do carro é dinheiro de pinga perto dos concorrentes, que na verdade nem concorrentes são, apenas viram tempos próximos.
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a minha simpatia ou antipatia pelos carros japoneses pouco importa, eu apenas expressei a minha opinião, ou eu não posso fazer isso pq tenho um gol vêio? pelo jeito o ioca está retornando…
agora, se a nissan tirar toda a tralha eletrúnica que faz com q o carro fique parecido com um jogo de videogame (não é mera coincid?ncia, já q até a polyphony, que desenvolve a série gran turismo, participou do projeto do carro) e botar pra virar tempo melhor do q esses carros q não possuem qualquer tipo de aux?lio e nem tração nas 4 rodas, aí eu volto aqui e falo q os japoneses aprenderam a fabricar supercarros de verdade...
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não se trata apenas de meter o pau no carro de gra?a, mas ele, assim como todos os outros, tám pontos positivos e negativos, e fechar os olhos pra isso é ser burro…assim como falar q ele é o ultimate superespotscar é exagero
se for falar de custo/benefício, aí a história muda e eu concordo que ?, disparado, o melhor de todos, pra classe de carros q ele concorre
até a mclaren f1, que foi um carro projetado sem olhar pra custos, tám defeitos, imagina um nissan que será fabricado em série, com os custos sendo considerados no projeto do carro...
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o conjunto compreende: os 1700kg, o motor, a suspensão, a transmissão, a carroceria, a eletrúnica embarcada e 4 pneus/rodas.
se o carro tem 1700kg, foi uma opção da nissan, é o projeto da nissan.
isso pouco importa.
o que importa é que o conjunto que eles fizeram é mais rápido que o conjunto de qualquer outro fabricante, seja ele italiano, alemão, chines, renomado, desconhecido ou lend?rio.
eles não tem que tirar nada, adicionar nada.
o carro é esse e o tempo é esse.
por lágica simples, quem tem que aprender algo é quem está atrás na tabela.
e se um carro que é o mais rápido do ring mesmo sendo muito mais pesado que os concorrentes não emprega engenheria state of the art, quem então emprega?
o segundo colocado? ultraesportivo ex?tico lighweight hi-power?
ou o terceiro colocado? simplesmente o porsche mais foda ever?
a nissan simplesmente tira onda.
o carro deles é totalmente novo, pesad?o, rid?culo de barato e mesmo assim dá pau em todos.
tá na hora da engenharia da porsche começar a jogar playstation…
ps. ter ou não defeitos não muda o fato de que o gt-r é o atual benchmark para superesportivos da atualidade.
e isso sendo um esportivo.
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eletrúnica não é state-of-the-art…pra saber se o resto do conjunto age como deveria, ou a eletrúnica é que dá um jeito de segurar o carro na pista, só se o carro andasse com tudo isso desligado...como isso nunca acontecerá, nunca se saber? até q ponto é mérito do carro e do depto. de engenharia da nissan e a partir de onde entra o mérito dos desenvolvedores de software...
eu concordo q, com isso, as outras empresas procurarão aperfei?oar ainda mais seus carros, mas, por outro lado, o mercado deles não é o mesmo desse nissan justamente por causa do preço...e pela fama já constru?da, eles não deixarão de perder clientes
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tudo é mérito do carro, porque a eletrúnica faz parte do projeto desse carro. esse é o ponto.
não existem mais lotus 7 por ai. engenharia automobilistica do sóculo 21 engloba engenharia mecânica e eletrúnica trabalhando juntas.
logo, refinamento eletrúnico de ponta também é engenharia state of the art.
afinal, os engenheiros da nissan não colocaram um computador no carro para jogar counter strike ou para emular master system.
a eletrúnica está ali para trabalhar em conjunto com a parte mecânica e otimizar os resultados.
como eu já disse lá atrás, a eletrúnica faz parte do pacote chamado gt-r, que por sua vez é forte.
e não faz sentido ficar martelando nessa tecla da eletrúnica e ainda mais na da tração integral. não em pleno sóculo 21.
o 997tt também tem assist?ncia eletrúnica de ponta, tração integral, uma boa potência e emprega engenharia do mais alto nível. porque ele não consegue os mesmo resulados ?
e se for entrar no mérito da tração, porque a porsche, que tem um know-how absurdo em tração integral, quando tem que fazer as versões mais apimentadas de seus carros(gt2) recorre a tração traseira?
porque quando decidiu fazer o seu carro state of the art optou por tração traseira?
para derrapar e agradar aos entusiastas eu garanto que não, uma vez que a porsche se baseia antes de mais nada num compromisso muito claro com a performance. não é uma marca marketeira. é uma fabricante de carros rápidos e competitivos.
tração traseira oferece menos perda de potência na transmissão, melhor distribuição de peso e menor peso total.
e uma vez optado por esta solução, os engenheiros tratam de desenvolver um conjunto adequado.
e funciona, vide o tempo que esses carros viram.
não existe roubalheira nem caminho mais fácil.
o que existe é projeto e compromisso.
o gt-r é um esportivo, e segue uma receita tá…. de esportivos modernos.
a única coisa até.... nessa história é que ele é mais rápido que os superesportivos.
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e antes que fique parecendo que a comparação é entre um disco voador e um caterham, vale a pena deixar registrado que tanto o zonda como o carrera gt apresentam pesada eletrúnica embarcada.
abs, controle de tração, controle de estabilidade e cia.
não é como se fossem dois monstros old school, uma f40 ultra potente, por ex.
não é necessário o schumacher ou o senna para pilotar e ninguém sai do carro quase desmaindo de cansasso nem nada do gen?ro…
são carros modernos e bem equipados, como todos os outros colocados nessa lista.
todos contam com aux?lios eletrúnicos, só que obviamente eles não são tão bons quanto os da nissan.
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pois a porsche fez o gt2 com tração traseira e sem essa eletrúnica toda justamente pra deixar o carro mais leve e mais temperado …foi assim com o gt2, é assim com o gt3 e eu duvido q eles mudem o modo de pensar deles...tanto é q eles retiraram do gt2 vêrios recursos eletrúnicos presentes no turbo, e ainda fizeram uma redução de massas considerável
e já que quem tá na roda é a porsche, ela fez o sistema de tração nas 4 rodas mais sofisticado já existente, onde até a troca de pneus por outros que não sejam do mesmo modelo e medidas do original faz com que o sistema já não funcione como deveria...? um sistema que consegue a proeza de, no piso molhado, fazer o 0-100 km/h em 3 décimos a mais q no seco....detalhe, isso tudo em 1987...só q o sistema até hj é inviável financeiramente...vc acha q esta empresa, ou outra de superesportivos, não consegue fazer o mesmo, ou até mais, se quisesse? só que esse não é o foco nem o objetivo dessas outras empresas...elas preferem aprimorar a parte não-eletrúnica do carro...
tração traseira oferece melhor distribuição de massas em carros com motor central ou dianteiros, mesmo assim com ressalvas, ainda mais em carros com motor dianteiro, mas não no caso do 911, que tem o motor pendurado atrás do eixo traseiro até hj, com distribuição de massas ruim, e é criticado por isso...mas a porsche não vai mudar isso pq é tradição da marca desde antes dela ser fundada, qdo ferdinand ainda não tinha montado sua própria empresa e studio de design
e ainda hj em dia, h? vêrios carros que optam por um projeto de chassis cuidadoso a encher o carro de fios e computadores corrigindo qualquer macacada que se faça ao guiar...ou qdo colocam isso no carro, colocam tb um botão para desligar tudo e deixar o carro só por conta da peça entre o banco e o volante...ali?s, eu diria q a maioria dos superesportivos é assim, ainda mais a lotus q vc citou (que vendeu o projeto do seven pra caterham a uns 30 anos pelo menos)