Duvidas
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é em relação ao coletor de adm do meu gti 16v, apareceu um coletor que a crestana e crestana fabricou há muito tempo pro 16volts. ele é daquele igual aos pro fluxo cruzados que não passam por cima do cabeçote, eles fazem um tubo que 3 inindo tods os dutos de adm, será que esse coletor é melhor doque o original? e outra ele está sem o corpo de borboleta então terei que comprar outra duvida é em relação ao tbi qual comprar já que existem varios tipos desde 60mm até82mm
então qual coletor vc me indicam e qual corpo de borboleta????
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vi um carro de arrancada q usa esse coletor. ele parece mt bom, mas não sei qual o ganho real com ele…
mas como ele eh mais curto, creio q seja melhor em altas rpm e de mais potencia q o original, mas em contra partida vc perde torque... mas isso eh achometro.
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vish tem q ver, mas acho q não soma o tamanho das duas não heim… se não me engano o fabio lima sabe fazer esse calculo ae...
e borboleta tb quanto maior, menor o torque e quanto maior maior a potencia. e tem tb q c usar mt grande vc perde fluxo...
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um borboleta de 37mm tem area de passagem de 1074.
um borboleta de 54mm tem area de passagem de 2122.
um borboleta de 91mm tem area de passagem de 6500.
area do circulo = raio^2 x pi.
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o fluff tem um coletor desses sim…
eu já fiz o cálculo de área entre as borboletas originais do gti e uma única de 63mm.
não tenho isso aqui agora, mas a de 63mm tinha coisa de uns 3%, snme, a mais de área, além de ter somente um eixo restritor tb.
com relação ao tamanho da borboleta eu já acho ideal algo por volta de 65mm pra começar...eu mesmo vou usar uma de 63mm de omega 3.0 e vou ver se consigo depois emprestado uma de 65 mm de omega pra testar e ver a diferença.
o cara que era dono do meu gol fez um coletor deste tipo cruzado pra usar no gol quando estava turbinado.
na época, ele usou uma borboleta de 65 mm e o coletor foi feito com um tubo pequeno, acho que era 3 polegadas.
o relato dele é que, em baixa na fase aspirada, o carro ficou bem mais esperto e, tb, um pouco mais arisco nas respostas do acelerador.
no caso, ele mesmo mexia no acerto através de uma megasquirt.
depois que desmontou o carro, o cara que comprou o coletor relatou a mesma coisa pra mim e isso é o que tá me induzindo a partir pra uma tb e aí tava entre uma da satti ou fazer com a da luz aqui...o que tá 99% de acontecer já que o jacson tá aqui pertinho e pode fazer um negócio bem sob medida exata pra mim...
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dá apra fazer um lance legar nessa coletor se ele for de ferro …
pensem comigo ...
pegase 4 cornetas de webber corta fora o encaixe deichem somente as cornetas ....
corta na metade o plenum do coletor com isso vai ficar os dutos e metade do coletor aparecendo solda as cornetas nas estrada dos dutos, as cornetas vão ficar dentor do plenum ....
trabalhase as rebarbas para ficar tudo bem liso ....
pega um tira de metal para que o plenum fique maior para que de espaco das cornetas respirarem bem ...
solda tudo com mig ...
garanto que aceleração do ar seria muito melhor mesmo não sendo aspirado ...
masi cara coletor é uma ciencio dos infernos ....
se vc pegar foto de coletor de admissão gringo apra civic turbo vc vai ver que muitas vezes tem diferença dos tamanos dos dutos do tamanho do plenum ... que influencia na velocidade do fluxo ...