Primeiro teste da ignicao da fuelbox
-
minhas curiosidades vao alem do projeto, vao ao ponto de tentar entender como as coisas funcionam
-
já tem alguma projeção de quando estará a venda …e custos..???
data exata nao kra, mas será o mais rapido possivel pode ter certeza. to trabalhando muito pra isso e agora em tempo integral.
os valor vai variar de acordo com a configuração, mas será proximo aos principais concorrentes.
a configuração principal, será com 3 canais de injetores + 2 canais de ignicao (basico pra funcionar um motor 4 cilindros) com controle de pressao, ventoinha, bomba de combustivel, solenoide de controle de fluxo da agua (termostatica eletrica), leitura das temperaturas de agua e ar, com as correcoes no combustivel e ponto, leitura de sonda narrow, leitura de pirometro, e tudo isso custará proximo ao principal concorrente.
pra configuracoes mais complicadas, como acelerador eletronico, sonda wide, mais canais de injetores, mais canais de ignicao, serão adicionados modulos, e claro que isso vai ter um custo. mas posso garantir que nao vai ser como os outros que cobram 300 reais por um controlador peek and hold (coisa simples d+ e que na minha opiniao tem que ser embutido no sistema)
ainda to finalizando a parte mais tecnica de desenvolvimento e testes, e ainda nao entrei na parte comercial porque pretendo ter o sistema 100% perfeito e funcionando antes de por no mercado. nada de colocar coisas que dao problema mesmo que resolvidos com atualizacoes de firmware. atualizacoes de firmware vao existir, mas serao exclusivamente pra adicao de funcionalidades novas, nunca pra corrigir algo que nao funciona direito.
espero que seja uma vantagem pra todos aqui do forum poder discutir antes disso tudo estar fechado.
nao tem nenhuma pergunta? nenhuma curiosidade em saber como algo funciona?
abraco.
-
nem, é totalmente fora do topico, tudo num motor eu nao entendo
-
eu tenho uma.
o que é esse peek and hold?
peek and hold é a maneira de acionar bicos de baixa impedancia (alta corrente) onde se fornece toda forca durante a abertura dos bicos, mas se baixa a corrente pra 1/4 do que foi usado pra abrir, para mante-los abertos. ex, em um pulso de 5ms em um bico de 3 ohms(aprox 4 amperes), sao fornecidos os 4 amperes durante 1ms, e apartir daí, a corrente é baixada pra 1a até completar os 5ms.
esse controle é feito porque nao é necessaria tanta potencia pra manter o bico aberto, mas essa potencia a mais é util pra abrir o bico mais rapidamente e com isso disperdiçar menos tempo em cada pulso. com isso, bicos de baixa impedancia, mesmo tendo a mesma vazao estatica (bicos abertos direto) de bicos de alta impedancia, conseguem maior vazao quando em funcionamento real onde o bico é pulsado.
sistemas de p&h por saturação usam um ci driver proprio, onde o processador apenas manda abrir e fechar o bico, e o ci cuida de monitorar a corrente, e ao atingir os 4a (3.8 na verdade), o proprio ci baixa a corrente pra 1a (0.9a na verdade) até o fim do pulso. o problema desse sistema é que se vc usar um bico de 2.2 ohms, nao adianta, ele nao vai atingir os 6a que deveria, o que faria ele abrir mais rapido. ele ficará limitado aos 4a de abertura que é o que o driver faz. e se vc ligar 2 bicos no mesmo canal, a potencia será dividida, pois ao atingir 4a em 2 bicos, na verdade cada um está com 2a.
na fuelbox o sistema trabalha por modulação de largura de pulso. não é monitorada a corrente, mas sim é informada por quanto tempo deve ser fornecida a corrente total, que é quanto os bicos solicitarem, no caso se for usado um bico de 6a, será fornecido os 6a, e entao ao passar o tempo configurado de pico, o sistema passa ao estado de hold, onde a corrente é baixada pra 1/2, 1,3, 1,4, 1,5 etc da corrente de pico, independente quantos bicos se tem em cada canal, mesmo que sejam 2 bicos de 2.2 ohms no mesmo canal, cada um receberá o maximo de corrente que usa. isso ja está embutido na fuelbox e configuravel na interface.
nos outros sistemas, devem ser usados drivers separados.
se alguem precisar de drivers separados pra usar com sistemas que precisam de driver p&h, posso até fazer sob encomenda
ah, faltou dizer que baixar a corrente faz com que os bicos se fechem mais rapido, e isso ajuda a ter mais controle em pulsos de duracao curta, em marcha lenta por exemplo.
pergunta mais ae
abraço
-
valeu mais uma vez
então o p&h serve pra controlar a vazão e segurar o consumo em rotações mais baixas certo?
não exatamente. serve pra manter a vida útil dos bicos de baixa dentro do normal pois sem isso a vida útil é prejudicada, e ajudar a você ter uma reação mais linear e coerente com tempos de injeção menores.
a vazão é controlada pelo tempo de injeção mas sem o p & h é adicionado um pequeno retardo no fechamento que atrapalha mais pra regular a lenta.
-
ta ai pra quem quiser ver um sistema de injecao eletronica mapeavel com luz de ponto
-
ela terá opção de vários sensores de rotação? tipo roda fônica, sensor indutivo, hall etc?
agora no inicio nao, mas o sistema é modular justamente pra que se possa desenvolver modulos especificos.
basta desenvolver um modulo pra trabalhar com sensor hall, que entraria no lugar do modulo atual.
como estou desenvolvendo tudo isso sozinho, no momento, funciona apenas com roda fonica. quando eu puder, vou fazer pra hall, porem, recomendo alterar o sistema pra roda fonica pois é mais preciso com relacao a aceleracao/desaceleracao do virabrequim que acontece a cada explosao.