Pneus ventura invertidos e segurança na chuva
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e olha que já ví playboy passar direto na rotatoria debaixo de chuva por causa de uma dessas
e pior: o cara tava de toyo r888 invertido
burro demais, fazendo merda sem nem saber o porque
quem falou que o r888 traciona melhor invertido ???
esses malditos leitores de fullpower…..
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e olha que já ví playboy passar direto na rotatoria debaixo de chuva por causa de uma dessas
e pior: o cara tava de toyo r888 invertido
burro demais, fazendo merda sem nem saber o porque
quem falou que o r888 traciona melhor invertido ???
esses malditos leitores de fullpower…..
se o ventura faz isso, imagina o antigo aquatred…
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vou fazer um capítulo especial sobre desenhos de pneus em breve.
o que posso te adiantar é que montar pneus direcionais invertidos não melhora o poder de tração, e tras somente desgaste irregular, aumento no nivel de ruidos e diminuição de drenagem, apesar de o desenho de um ventura por exemplo não ter os sulcos ideais pra drenagem. não são os sulcos transversais os principais responsáveis pela drenagem de água, a não ser que possuam um ângulo favorável. vou detalhar em breve, mas por enquanto, monte eles corretamente e viaje tranquilo.
abraço.
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posso te garantir que é lenda. não é o desenho montado certo ou ao contrário que faz tracionar mais, mas algumas particularidades do desenho e estrutura. vou debulhar isso em um dos capítulos sobre pneus, pois avisei já que muitas lendas vão cair por terra
cheguei a ver absurdos como pneus remold direcionais montados invertidos, advan a048 invertido, r888 invertido…..
pegue um exemplo prático: ache algum amigo seu que anda de jeep, e pergunte o que acontece se montar um pneu de trilha invertido. só tenha a curiosidade e pergunte o que acontece, se traciona mais.... pela teoria usada na arrancada deve tracionar certo? hehehehe
abraço.
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não, no barro fica diferente, pois puxa o barro pra fora e cava um buraco estando invertido mas não entendo nada disso, faço o que todo mundo fala.
vc podia ser ligeiro nesse mateiral, é que estou precisando de comprar pneu pro meu carro de arrancada e já queria saber com mais certeza qual comprar, hehe.
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ah sim só pra exemplificar, o novo recorda da std aqui em curitiba foi batido com pneus yokohama s.drive, direcionais, montados certos . o clio da fábrica que tb anda na std baixou o tempo nesta prova tb andando de s.drive montado certo .
bom saber disso, pq o ventura é absoluto no quesito tração, é igual havaianas, todo mundo usa, queria saber das opções equivalentes. eu particularmente gosto de yokohama, vc fala que o s.drive é a melhor opção da marca pra ser usado em arrancadas?
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o s.drive é um modelo que tem seu desenho, estrutura e compostos feitos para condições de alta velocidade. como vamos ver mais pra frente detalhadamente, vou só pincelar aqui alguma coisa. o que faz tracionar é o tipo de construção dos blocos da banda de rodagem, aliado aos compostos e estrutura interna.
o ventura não é um pneu ruim, não é isso que estou dizendo, mas está longe de ser um pneu absurdamente fantástico a ponto de ser unânime. o que ocorre é q o regulamento até o início deste ano só permitia o uso de pneus nacionais, e o ventura se mostrou o melhor entre as opções de mercado. o problema é que se alastrou de uma forma que se tornou quase regra, carro de arrancada tem pneu ventura invertido só que 99% dos pilotos que usam assim, usam pq todo mundo usa, simples assim
acompanho tb outras categorias, e na super classic por exemplo todo mundo usa ou ventura ou pirelli dragon. fui perguntar de um por um, dando uma de bobo, pq usavam aqueles modelos em específico, e a resposta que tive de todos ou foi pq todo mundo usa ou pq meu mecânico disse que é o melhor …..
estamos acertando o regulamento dessa categoria tb, e em breve vamos ter outros modelos na pista tb pra comparar.
um exemplo prático: nosso pneu mais simples se chama a.drive. mais simples porém não menos sofisticado tecnologicamente. montamos num carro de turismo pra comparar tempo com o que era utilizado, o pirelli dragon, na mesma medida 185/60r14. na média das voltas no teste, nosso pneu foi 0,8s mais rápido, e não sofreu arrancamento de borracha como o outro. na prática, os pilotos estão conseguindo fazer mais de uma corrida com o mesmo pneu, coisa que em duas baterias antes já tinham destruido o concorrente com arrancamentos. isso aconteceu no paulista de marcas (usa yokohama a 4 anos) e agora está acontecendo no carioca de turismo. visualmente nosso pneu parece até mais comum que o dragon, mas na prática a coisa é diferente.
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andar de pneus direcionais invertidos na chuva é que nem transar sem camisinha na etiópia…
muito arriscado...
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um exemplo prático: nosso pneu mais simples se chama a.drive. mais simples porém não menos sofisticado tecnologicamente. montamos num carro de turismo pra comparar tempo com o que era utilizado, o pirelli dragon, na mesma medida 185/60r14. na média das voltas no teste, nosso pneu foi 0,8s mais rápido, e não sofreu arrancamento de borracha como o outro. na prática, os pilotos estão conseguindo fazer mais de uma corrida com o mesmo pneu, coisa que em duas baterias antes já tinham destruido o concorrente com arrancamentos. isso aconteceu no paulista de marcas (usa yokohama a 4 anos) e agora está acontecendo no carioca de turismo. visualmente nosso pneu parece até mais comum que o dragon, mas na prática a coisa é diferente.
gus, em seu tópico de pneus, pelo amor de deus não me entenda mal, eu acho a marca yokohama um excelente pneu e sempre uso ela, e indiquei pro meu tio comprou um jogo e gostou muito, mas como vc faz parte da yokohama, cuidado ao expressar e de forma a não dar a entender que vc está puxando a sardinha para a yokohama.
acredito eu que cada marca tem um comportamento diferente como desempenho, conforto, ruído e etc… e que o usuário deve escolher qual marca se adequa mais ao seu gosto.
abraços
andar de pneus direcionais invertidos na chuva é que nem transar sem camisinha na etiópia…
muito arriscado...
depois dessa agora entendi que devo deixar os pneus na direção correta
valeu
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gus, em seu tópico de pneus, pelo amor de deus não me entenda mal, eu acho a marca yokohama um excelente pneu e sempre uso ela, e indiquei pro meu tio comprou um jogo e gostou muito, mas como vc faz parte da yokohama, cuidado ao expressar e de forma a não dar a entender que vc está puxando a sardinha para a yokohama.
acredito eu que cada marca tem um comportamento diferente como desempenho, conforto, ruído e etc… e que o usuário deve escolher qual marca se adequa mais ao seu gosto.
abraços
exatamente assim que é o comportamento. em nenhum momento outras marcas foram ou serão agredidas pq não é esse o objetivo e sou um cara ético e profissional o suficiente pra não fazê-lo, mas sim o de passar o máximo possível de informações corretas, verdadeiras e práticas, com resultados reais, e não apenas ah ouvi falar que isso ou aquilo é melhor como nós vemos por ai em todas as áreas. muitas coisas infelizmente não vou poder passar pra vcs, tanto em questões técnicas como práticas pois aí sim envolveria marcas e seria desleal, e tenho muitas outras em meus arquivos que vc ficaria surpreso de saber…..
a idéia do tópico é explicar todo o processo, detalhes de construção, como identificar características e adequa-las às necessidades de cada pessoa, de cada carro. para isto logicamente vou usar de base o que tenho aqui de material, mas como sempre tenho feito são informações válidas para todas as marcas. infelizmente eu não conseguiria material gráfico que tenho e vou usar no decorrer para melhor explicar tudo senão fosse dessa forma, citando a marca que defendo. informações públicas que não mostram ou escondem qualquer coisa de qualquer fabricante. não posso citar outros fabricantes por vários motivos, mesmo citando qualquer ponto positivo de outra marca num tópico técnico como o outro, coisa que vcs vão observar que está sendo feito, pois isso pode gerar algum desconforto para outras empresas, então lá será um apanhado geral. o próximo tópico já está pronto, e são citadas particularidades positivas de outras marcas, mesmo eu não nomeando-as abertamente pelo fato acima explicado.
poder dar a todos a oportunidade de ter resultados técnicos de pista que nenhuma outra marca faria, não vejo isso como puxar a sardinha, mas sim como uma oportunidade que poderá ser bem aproveitada independente de qual marca se usa ou prefere.
neste caso específico aqui, são fatos que tenho observado e comprovado na prática, não apenas um chutômetro ou um tipo de agressão ou puxação de saco, que não são coisas do meu feitio. felizmente, através do trabalho de algumas pessoas, pudemos entrar no esporte arrancada oficialmente e confrontar produtos diretamente, e como se diz na pista, contra o relógio não há argumentos....
abraço.
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na moral, sempre duvidei dessa de ventura invertido , ou qq pneu que fosse, invertido… como o gus falou ai, isso é mais uma das lendas urbanas que rondam o automobilismo aqui no brasil, que ninguem sabe de onde veio.. mas como todo mundo faz , vamos fazer tambem né....
hehehe
sempre fui meio do contra
falando sobre pneus e chuva, estou usando os kumho, e fiquei impressionado como grudam bem