Transmissão de chevette aguenta?
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amigo, hoje em dia se você quer fazer um swap de motor, creio que a melhor solução invés do motor do vectra, seria colocar um motor do monza 1.8 ou 2.0.. o motor aqui em bh que e foda encontrar essas paradas você acha este motor revisado por 800 reais cara, vale muito a pena, sem falar que ele e girador, 7mil tranx do jeito que você quer.
já dirigi um com este motor família 2 e vou te contar, fica um canhãozinho.
o motor da blaze cabe sim, inclusive um amigo meu vai por o vortex no tubarão dele, deve ficar show..
cara, não gostaria de usar o motor especifico do monza, porque ele tem um problema cronico de librificação do eixo de comando, tenho alguns amigos que tinham monza e quando davam giro no motor, rapidinho eles estavam batendo comando.
pensei em usar motor 2.0 16v mas com bielas mais curtas (dando passe no cabeçote ou no bloco pra igualar a taxa a original) e fazer o motor ser mais girador.
já vi um chevette junior com motor v6 da blazer, ficou um canhão, mas era carro de arrancada, pois não fazia curva.
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cara cheguei a pensar no 2.0 (não descartei) so fiquei meio desconfiado porque disseram que o r/l desse motor é ruim e não sei como ele ficaria sendo girador, tenho medo de me dar problemas, a ideia seria chegar perto de giro de moto, não sei se é possivel, mas chegar perto dos 10mil rpm.
na verdade tambem não sei se o r/l do 1.8 é melhor, mas uma segunda opção seria 1.8 8v mas usando cabeçote 16v de 2.0 ou ate de 2.2/2.4, se der.
mas a r/l do familia ii da gm e bem melhor do que a do familia i. vou fazer uma tabela aqui pra comparar.
familia i
motor curso biela r/l
1.0 62,9mm 129,75mm 0,242
1.6 81,5mm 129,75mm 0,314
1.8 88,2mm 129,75mm 0,339
familia ii
motor curso biela r/l
1.8 79,5mm 143mm 0,277
2.0 86mm 143mm 0,3
2.2 94,6mm 148mm 0,319
da pra ver q a r/l do 1.8 familia i e pior q a do 2.2 familia ii. ate mesmo o 1.6 familia i ja tem a r/l acima do que dizem ser aceitavel ,30.
p.s to sem acento no teclado.
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da pra montar um motor com bloco e pistão de 2.0 e bielas e vira de 1.0 é sendo aspro e dando passe no cabeçote e bloco pra chegar na taxa original.
acho muito dificil vc colocar o vira de um familia i em um bloco de familia ii.
se vc quer realmente aumentar a cilindrada com o menor curso possivel, o maximo que da pra se fazer e colocar o pistao da blazer 2.4 e o vira do 1.8 familia ii. a biela, pra ficar com a menor r/l possivel, vc poderia colocar o do vectra 2.2 ou blazer 2.4, que tem 148mm, mas teria que ver como ficaria a altura do pistao no bloco.
daria:
87.5mmx79.5mm = 1912cc.
so nao sei se essa combinacao e possivel ou viavel.
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acho muito dificil vc colocar o vira de um familia i em um bloco de familia ii.
se vc quer realmente aumentar a cilindrada com o menor curso possivel, o maximo que da pra se fazer e colocar o pistao da blazer 2.4 e o vira do 1.8 familia ii. a biela, pra ficar com a menor r/l possivel, vc poderia colocar o do vectra 2.2 ou blazer 2.4, que tem 148mm, mas teria que ver como ficaria a altura do pistao no bloco.
daria:
87.5mmx79.5mm = 1912cc.
so nao sei se essa combinacao e possivel ou viavel.
é impossível vira de família i com bloco de familia ii…a distância entre o centro dos cilindros é diferente...mas o esquema de brincar com os pistões dos família ii maiores (2.2 e 2.4) é válido...
quem tem todas as medidas de altura de pistão de gm é o rallye....
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reformulando a pergunta: daria pra usar bloco, pistão e bielas de 1.8 (f1) com vira de 1.0 (f1) ?
a ideia não é ter maior cilindrada, mais sim motor atingindo giros maiores.
quem sabe… giro de moto 600cc rola nessa config.?
mas nesse caso, vc teria 80,5mmx62,9mm, um motor de 1280cc. seria um motor um pouco mais forte que o 1.0 normal. por mais que ele gire, duvido que saia muita leite dessa pedra.
se for pra fazer isso, é mais fácil pegar um 1.4 (77,6mm x 73,4mm) e colocar os pistões do 1.8. daria 1494cc.
mas ainda teria que achar e adaptar um cabeçote 16v família i e não sei como se faria isso.
no final, será mais fácil e barato, colocar um 2.0 16v que já vem com o cabeçote 16v e parte de 136vc no mínimo (vai depender de qual 2.0 16v). em um 1.4 econoflex de 105cv, não vejo de onde tirar muito mais potência.
vc poderia achar um celta 1.4 (só teve de 85cv) para não precisar que adaptar muita coisa, seria só preparar o motor (pistão, cabeçote e até itb) e mexer na estrutura do carro.
ou…
um palio/uno (adaptando o motor) com 1.6 16v que tem 86,4mm diâmetro e 67,4mm de curso e coloca pra girar.
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mas nesse caso, vc teria 80,5mmx62,9mm, um motor de 1280cc. seria um motor um pouco mais forte que o 1.0 normal. por mais que ele gire, duvido que saia muita leite dessa pedra.
se for pra fazer isso, é mais fácil pegar um 1.4 (77,6mm x 73,4mm) e colocar os pistões do 1.8. daria 1494cc.
mas ainda teria que achar e adaptar um cabeçote 16v família i e não sei como se faria isso.
no final, será mais fácil e barato, colocar um 2.0 16v que já vem com o cabeçote 16v e parte de 136vc no mínimo (vai depender de qual 2.0 16v). em um 1.4 econoflex de 105cv, não vejo de onde tirar muito mais potência.
vc poderia achar um celta 1.4 (só teve de 85cv) para não precisar que adaptar muita coisa, seria só preparar o motor (pistão, cabeçote e até itb) e mexer na estrutura do carro.
ou…
um palio/uno (adaptando o motor) com 1.6 16v que tem 86,4mm diâmetro e 67,4mm de curso e coloca pra girar.
eu cheguei a cogitar montar uma uno, mas quero um carro de tração trazeira, algo diferente de dirigir, nunca dirigi muito carro tt, sempre foi td, e queria montar aspro, não quero muita potencia, se chegar na casa dos 150/200cv fico feliz.
bom, acho que seguirei o conselho, 2.0 16v vai bem e provavelmente não precisarei fazer muita coisa pra tirar potencia desse motor, mas tinha outra duvida, posso usar caixa e diferencial das s10 ou omega é qual me aconselham ?
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eu nao tenho experiencia com adaptacoes em chevete, mas vc deve encontrar algum forum sobre chevete que saibam te informar oq usar e como adaptar.
pra descer o pau no autodromo, tbm tenho mais confianca em um motor aspro.
pensando em um motor aspro em um autodromo, o negocio vai ser cambio curto e bem escalonado.
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eu no seu lugar, hoje preferia manter o motor de chevette 1.6 mesmo turbo.
sabe por que é
por que nenhum motor gm, vw ou mesmo o motor de chevette não suportaria com uma considerável segurança os 350/400 cv de potência com um kit arroz feijão
então se você tem que gastar para atingir essa cavalaria,seria bem melhor buscar algo que se tem com mais $$ facilidade $$ no mercado.
agora se você não quer o motor de chevas a minha segunda opção seria um ap. por melhor acesso a peças, manutenção e o velho arroz e feijão. você encontra com facilidade um kit desses de instalação ap em chevas. e fica perfeito se bem instalado.
já o motor gm ficaria ótimo também, só que você gastaria bem mais. teria que comprar um câmbio do omega 2.0 ou 2.2 além do motor. isso é gasto a mais. mas se você tiver uma boa oportunidade de comprar um motor desses, pode ter certeza que ficaria ótimo no carro. mas lembre-se dos gastos.
então é o seguinte: veja o que você tem ao seu alcance, faça orçamentos de instalação e peças. o resultado será o mesmo pra qualquer motor a diferença é somente o preço.
abraço
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continuando pesquisas sobre que carro comprar…
kadett ou astra, a parte de transmissão aguenta 350cvó
e os fiats 1.6? só consegui contato com uma pessoa q mexeu com 1.6r e o cara disse q vivia quebrando a 3a. é normal quebrar 3a de fiaté tem algum segredo, algum modelo que aguente mais?