Futura injecao eletronica
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pois é… a essa altura, a ultima coisa que eu deveria mexer é nisso... a serial nao interfere em nada na qualidade do sistema, e permite um cabo maior, visto que a fuelbox pode ficar no motor.
pra ver que nao é um fator de depreciação, a megasquirt tb é serial.
minha dica não foi para depreciar o produto e sim para facilitar o manuseio
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minha dica não foi para depreciar o produto e sim para facilitar o manuseio
sim, mas não é tão funcional assim…. eu acho que tem coisas mais importantes, como controle de borboleta, de tração, e outrs coisas boas que lost ainda tá desenvolvendo.. a idéia é valia na minha opinião, mas acho que ele deve estar dando prioridade para as cosias mais importantes.....
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sabe as i.e. originaisó elas nao tem tela alguma certo? elas possuem um conector pra diagnostico onde é plugado tanto o pc com o software das concessionarias, quanto os scanners de mao da vida certo?
a minha é do mesmo jeito. o modulo em si nao tem tela incorporada nele, pois é feito pra ficar no motor, ou embaixo do painel, igual a uma central original. ele possui uma saida pra comunicacao, que é serial e nao usb. entao, nessa saida, vc pode plugar o notebook, ou um palm ou o hardware proprio com tela lcd de 4 linhas x 20 colunas que postei ai em cima.
tanto no palm quanto no notebook, o software pra acesso da i.e. sao proprios, nao sao qualquer software de i.e. original nao.
na telinha de 4x20 vc podera alterar algumas coisas, mas ainda nao sei se poderá alterar os mapas de injecao, pois eles sao mutio grandes, diferentes das demais nacionais, e ficará muito dificil de ajustar ali na telinha. ja no palm e no notebook vc pode alterar e visualizar tudo. inclusive o software do palm armazenará o datalog tambem, o que limitará o tempo de gravacao a memoria disponivel no palm, onde 1h ocupa aprox 1mb.
tendeu?
pergunta mais ae…
abraço
tendi
esse negocio de ser serial é que não to gostando. foi um inferno fazer o notebook lá da oficina enxergar o injeção mbe com o adaptador serial/usb. pq não faz de cara com saída usb? serial já ta mais velho que carburador. rsrs
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tendi
esse negocio de ser serial é que não to gostando. foi um inferno fazer o notebook lá da oficina enxergar o injeção mbe com o adaptador serial/usb. pq não faz de cara com saída usb? serial já ta mais velho que carburador. rsrs
eu acho que inferno é as fluel tec que vende como água e não controla nem a porra da bomba de combusta, meuito qualquer tipo de sonda, e pior ainda qualquer sensor dfe lenta, e as outras a maioria é via serial também…... algumas motecs bem de 3 anos atrás usavam isso, será que é tão ruim assim??? o que importa é as funções que o carro precisa.... o resto tudo é superfulo... não digo que seria ruim, contudo acho desnecessário no momento, sendo que ele está desenvolvendo tudo que as demais iee num tem.... é uma injeção voltada para o carro e não para os que tem mania de tecnologia nova (sendo muitas pura perfumaria) no caso a saída usb não é necessária, pois não exige isso
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tendi
esse negocio de ser serial é que não to gostando. foi um inferno fazer o notebook lá da oficina enxergar o injeção mbe com o adaptador serial/usb. pq não faz de cara com saída usb? serial já ta mais velho que carburador. rsrs
pois é… a essa altura, a ultima coisa que eu deveria mexer é nisso... a serial nao interfere em nada na qualidade do sistema, e permite um cabo maior, visto que a fuelbox pode ficar no motor.
pra ver que nao é um fator de depreciação, a megasquirt tb é serial.
pro que eu desenvolvi a fuelbox, serial é melhor. usarem em veiculos onde o display ficará muito longe da ecu (que prefiro que fique no motor pra encurtar o chicote).
lembrem-se que será utilizada em carros, barcos, avioes e etc
como eu ja disse, usb tem limitacao quanto ao tamanho do cabo. e os ganhos de velocidade nao sao necessarios, mesmo porque muitos equipamentos plugados na usb, na verdade estao trabalhando a 115200bps, que eh a velocidade a qual a fuelbox usa na porta serial.
quanto a problemas ao ligar no laptop, nao se preocupe, se vc adquirir uma fuelbox, ela vai funcionar perfeitamente com o adaptadorzinho de 20 reais de usb > serial, assim como eu mesmo uso.
percebam que estou fazendo o melhor possivel, se é serial, tem motivos pra isso. nao estou com pressa, trabaho nisso a muito tempo… podem confiar
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acho que esqueci de comentar, mas semana passada peguei emprestada uma innovate, e comparei a leitura da sonda wide da fuelbox com a innovate. as 2 ao mesmo tempo. a sonda da fuelbox está localizada proxima ao motor, uns 50cm de distancia dele, e a sonda da innovate enviei pelo escapamento uns 30, 40 cm.
a leitura bateu perfeitamente.
desenvolvi o controlador seguindo todas as especificacoes da bosch, mas gosto sempre de conferir né? apesar de que ja tinha conferido a leitura da faixa estequiometroca em comparacao com a sonda narrow, e estava perfeito (quando a wide esta acima de 1, a narrow esta abaixo de 450mv, e quando a wide está abaixo de 1, a narrow está acima de 450mv. e com isso eu ja imaginava que o resto estaria correto.
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na verdade estao trabalhando a 115200bps, que eh a velocidade a qual a fuelbox usa na porta serial.
tá mais que bom, aqui na empresa tenho que comunicar com clp a 9.6kbps, haja paciencia eu acredito que a perfumaria deve ser feita e planejada depois que o teu produto estiver funcional, eficiente e dando algum retorno financeiro, afinal tu não pode perder tempo ocupando tua cabeça com um assunto desses agora.
futuramente é claro que poderíamos ter 1001 tipos de melhorias que fizessem com que cada vez mais o proprietário do veículo se sinta no controle da situação, e fica aqui a sugestão para alguma solução anti furto, no melhor estilo brain storm por exemplo, um pen drive com os parâmetros salvos incluindo senha, onde ficasse impossível usar o carro sem essa peça.
abraços e nos mantenha informados.
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tá mais que bom, aqui na empresa tenho que comunicar com clp a 9.6kbps, haja paciencia eu acredito que a perfumaria deve ser feita e planejada depois que o teu produto estiver funcional, eficiente e dando algum retorno financeiro, afinal tu não pode perder tempo ocupando tua cabeça com um assunto desses agora.
futuramente é claro que poderíamos ter 1001 tipos de melhorias que fizessem com que cada vez mais o proprietário do veículo se sinta no controle da situação, e fica aqui a sugestão para alguma solução anti furto, no melhor estilo brain storm por exemplo, um pen drive com os parâmetros salvos incluindo senha, onde ficasse impossível usar o carro sem essa peça.
abraços e nos mantenha informados.
kra, depende muito do que trafega pela conexao… o problema de modem, é que vc tem diversos protocolos encapsulados um dentro do outro, entao se tem um monte de bytes passando pela conexao, mas só uma pequeda parte é realmente dado bruto. o resto sao controle de varios protocolos
na fuelbox, a comunicacao é serial 100% pura, nao existem protocolos inferiores transportando os dados. o quadro de dados da fuelbox possui no maximo 32 bytes de dados + 2 bytes de controle e 1 de checksum. isso quer dizer que sao 35 bytes no maximo por pacote.
quando se está monitorando os dados de performance do carro, para cada requisicao feita pelo pc (4 bytes) a ecu responde um pacote de dados de performance de 25 bytes (22 de dados + 3 de controle) ou seja, se dependesse apenas da serial, essa comunicacao aconteceria em 2,013ms. mas a ecu responde quando pode, entao um delay de até 15ms pode ser adicionado. nesse intervalo, a serial simplesmente nao trabalha, nao trafega nada.
se a resposta fosse dada em 2,013ms, seria possivel solicitar quase 500x essa informacao a ecu. mas essa informacao é solicitada apenas 10x por segundo, ou seja, em intervalos de 100ms.
em 100ms, o tempo gasto com dados efetivamente é de 2,013ms, ou seja, 2% apenas.
logo, nao é nem de longe necessaria maior velocidade nesse caso, e como a serial permite cabos mais longos e mais tranquilos, eu optei pela serial.
agora falando em melhorias, hoje comecei a adicionar a interface, o mapa 2d pra auxiliar na edicao tanto dos mapas de injecao quanto de ponto.
é possivel escolher se voce quer enxergar a progressao de rpm de uma determinada situacao de carga (map) ou se quer enxergar a progressao de map de uma determinada rpm. seria como um corte transversal ou longitudinal do mapa 3d. no mapa 2d sao mostradas a progressao atual, a proxima e anterior.
progressao de map na posicao de 500 rpm (tambem sao mostradas as progressoes de map em 300 e 700 rpm, que sao as progressoes anterior e posterior a selecionada)
pra se ter uma ideia, selecionei os pontos equivalentes a linha em vermelho no mapa 2d, porem, no 3d
progressao de rpm na posicao de 200 de map (tambem sao mostradas as progressoes de rpm em 100 e 400 de map)
selecao da mesma informacao feita no mapa 3d
por favor perguntem se nao entenderam alguma coisa que eu explico ok?
valeu
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uma reguladinha melhor no ponto (mais ponto) e na injecao de resposta rapida…
partida, aceleracao e marcha lenta...
na esquerda, terceira linha, é a sonda wide, embaixo, na quarta linha é o avanco
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/d-sixmxydeq"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/d-sixmxydeq" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object></center>
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correção pela sonda wide com alvo em lambda 1 e comparativo com a sonda narrow (tenho as 2 instaladas no escape) proximas uma da outra. (o alvo é configurado por pressao, ou seja, quanto mais carga, pode-se configurar pra que o sistema mantenha a mistura mais rica, por exemplo no meu carro uso no maximo 0,8 de pressao, nessa pressao configurei o sistema pra manter a mistura em lambda 0,83, e na marcha lenta e até 700mbar de carga continua sendo lambda 1)
percebe-se claramente que ao cruzar o valor de lambda 1 na sonda wide, a sonda narrow alterna de 0 a 600mv.
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xuucxreugvy"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/xuucxreugvy" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object></center>
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opa opa opa
ipaq inside
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lost, tava vendo seus vídeos no youtube muito chique
lembro quando vc comentou que queria fazer um controlador pro suplementar, e olha o que virou?
parabéns
pois é kra. eu acho que sou exigente d+… mas isso vai trazer vantagens pra quem gosta de qualidade e nao aceita carro pipocando
estou nos finalmentes. estou montando os primeiros modulos. semana que vem devo ter novidades.
agora uma coisa: implementei correcao em tempo real pela sonda wide, o que mantem o motor no alvo e seguramente junto com toda a precisao tanto na alimentacao quanto no ponto de ignicao, trará alguns hps de graça. mas, ao rodar em estrada, onde se mantem velocidade estavel e nao se usa muita carga pra isso, achei que o alvo por carga apenas ficou pouco.
na fuelbox o ajuste do alvo da sonda, por enquanto é feita apenas pela carga, entao por exemplo, em 400mbar de carga (aspro e tal, pouca carga) regulei o alvo em lambda 1. fica em lambda 1 até os 800mbar (proximo de wot) comeca a enriquecer, até que em 1300mbar (aprox 0.4 de pressao de turbo) a mistura alvo é de 0,83 - 0,84. porem, quando se está tipo na estrada, aos 4000 rpm constantes, só precisa de 400mbar de carga pra manter a velocidade. nessa carga, o alvo é lambda 1. mas a temp no escape comeca a subir até os 750c (isso sempre foi assim no meu carro) entao se eu pisar e encher a turbina, com a mistura enriquecendo para os 0,83, a temp cai pra 650c.
pretendo colocar uma escala de alvo de sonda pela rpm tambem, entao entre a escala por pressao e a escala por carga, valerá aquela que a mistura é mais rica. ou seja, se aos 4000 rpm o alvo é de por exemplo 0,90, mas em 400mbar de carga o alvo é lambda 1, vai valer os 0,90, entao abaixo dessa rotacao colocaria lambda 1, pq nao há necessidade de enriquecer...
nao quero fazer 3d pq seriam muitos pontos pra regular. dessa maneira, serao no maximo 40 ponto de alvo por rotacao + 25 pontos de alvo por carga.
o que acham? entenderam a questao? na i.e. original ja tinha esse problema de esquentar muito ao manter a velocidade em rpms mais altas. estou querendo dar uma solucao legal pra isso.
outra coisa que implementei na fuelbox é um retardo para o acionamento do cut-off. pra evitar quebras, em carros de pista, ao tirar o pé do acelerador, o combustivel nao é cortato na hora, mas sim, 2, 3 segundos depois. coloquei um parametro onde se indica quanto tempo depois de tirar o pé do acelerador, estando acima da rotacao de cut-off(outro parametro) o combustivel será cortado.
na f1, onde o consumo de combustivel é uma variavel preocupante, nao se usa cut-off. simplesmente nas reduzidas, o motor continua a receber combustivel. deve ter motivo pra isso pq esse combustivel disperdiçado custa muito caro. é obvio que é pra resfriar o motor e evitar a quebra ao cortar o combustivel.
o que acham sobre isso?
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lembro que no meu gti 16v depois de tirar o pé e estando acima de 2000 ou 2200 rpm ele cortava o combustível (dava pra ver no pc de bordo) após uns 3s sem encostar no acelerador.
eu lembro tb de alguém comentando que sem o cut-off acabou até aumentando a temperatura no escape em um carro de trackday com injeção programável.
pq vc não faz uma matriz de 8 x 8 pontos pra alvo de sonda wide é 8 de pressão e 8 de rotação. acho que resolveria seu problema
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eu lembro tb de alguém comentando que sem o cut-off acabou até aumentando a temperatura no escape em um carro de trackday com injeção programável.
daniel, não deveria acontecer exatamente ao contrário?
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lembro que no meu gti 16v depois de tirar o pé e estando acima de 2000 ou 2200 rpm ele cortava o combustível (dava pra ver no pc de bordo) após uns 3s sem encostar no acelerador.
eu lembro tb de alguém comentando que sem o cut-off acabou até aumentando a temperatura no escape em um carro de trackday com injeção programável.
pq vc não faz uma matriz de 8 x 8 pontos pra alvo de sonda wide é 8 de pressão e 8 de rotação. acho que resolveria seu problema
o problema de fazer outra matriz, é que ela seria tambem uma matriz de rpm x map. toda matriz precisa das escalas, que é por onde o sistema busca o ponto dentro da matriz. ja existem escalas de rpm e de map, que voce regula livremente, porem, sao de no maximo 40 pontos de rpm e 25 de map. fazer uma matriz de 8x8, vai necessariamente precisar de mais uma escala de rpm e mais uma de map, alem de o sistema ter que pesquisar nessas escalas, e fazer a interpolacao entre os 4 pontos proximos do ponto localizado pelas escalas. isso custa muito mais cado em processamento do que colocar o alvo da sonda ao lado das escalas de map e rpm, onde os fatores pra interpolacao ja sao calculados pra serem usados nas matrizes de ponto e combustivel. custa muito menos processamento pois os valores ja estao buscados e os fatores ja calculados. alem de que qualquer mapa ou tabela, é multiplicado por 4, pois as tabelas de correcao sao feitas acompanhando o mapa ativo. senao pense o seguinte, vc calibra um mapa mais rico, porem, se fosse 1 correcao unica, ela nao permitiria a mistura ficar mais rica do que esta regulado nela. por isso pra cada mapa, existe uma correcao, que é feita pra garantir que as coisas fiquem dentro do esperado pelo que foi regulado no mapa. ve acha que trabalhar dessa maneira onde vale o mais rico nao é legal? acho que um mapa menor, onde obrigatoriamente teria que trabalhar com uma escala propria, diferente das principais usadas pra calcular ponto e combustivel, iria complicar até o entendimento pra quem calibra.
o que acha?
daniel, não deveria acontecer exatamente ao contrário?
acho que ta certo caroline, pq mantendo a injecao de combustivel, voce terá calor sendo gerado, e ao cortar o combustivel, nao será gerado calor nenhum, isso claro, no ponto de vista do escapamento. dentro do motor a coisa é diferente e provavelmente o combustivel ainda injetdo resfria a cabeca do pistao, que acaba de receber exposao em força máxima. acredito que um dos problema seja esse, pois sempre o combustivel injetado resfria a camara com relacao a explosao anterior. se voce vem no limite, e entao na proxima explosao nao tem nada de combustivel injetado, ai que se tem problemas. enquanto manter o combustivel por alguns segundos antes de cortar, deve baixar a temperatura da camara e prepara-la para o corte do combustivel.
me corrijam se eu estiver falando besteira…
uma coisa é certa, a fuelbox (que provavelmente mudará de nome em breve) está muito perto de estar disponivel. quem se interessa pelo equipamento pode comecar a pensar nisso como realidade, e aproveitar pra perguntar, pedir explicacoes ou mesmo se for possivel, combinar comigo pra ver pessoalmente e pedir todas as explicacoes. assim que estiver disponivel, montaremos os primeiros carros, e entao muito material será gerado (videos e manuais) pra quem ainda tem duvidas sobre as vantagens desse equipamento.
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lost,
vou ler depois com mais calma pra responder
daniel, não deveria acontecer exatamente ao contrário?
não sei, só tou comentando o que eu ouvi em interlagos do proprietário …
uma coisa interessante seria saber se a ecu cortava ou não a faísca no cut-off, se não continuaria a estar quente. de qualquer maneira, a temperatura sobe com o pé no fundo, não vai ser o cut-off que vai resfriar o motor e evitar a quebra (ao meu ver). num livro (quando lembrar o nome eu posto aqui, por sinal estou doando pra desocupar espaço, o comprador paga só o sedex + gasosa até os correios) o autor afirmava que a principal preocupação com o cut-off é ter um atraso na resposta do motor quando se pisa no acelerador pois não tem combustível pra ser queimado instantaneamente. talvez seja por isso que na f1 não se corta o combustível mas, são só conjecturas, tem que ver como isso realmente ocorre, e pode ser que varie de motor pra motor também, assim como pode ser que seja verdade, mas mude em alguns milésimos de segundo, coisa que a maioria de nós não está procurando.