Avaliação “ chevrolet sonic hatch 1.6 16v ecotec ltz 2012 (manual)
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fotos: marcus lauria
o sonic é um dos carros mais equilibrados da chevrolet lançado nos últimos tempos no brasil, o modelo chegou junto com a “onda†de renovação de todos os modelos da marca, que teve inicio com o agile, em 2009. nesses três anos de uma enxurrada de novidades, principalmente no visual da marca da gravata dourada, muitos foram e são criticados até hoje, pela ousadia nas linhas mais robustas da carroceria, principalmente na parte dianteira, onde a grade bi-partida tem proporções maiores e mais agressivas.
avaliamos por uma semana o sonic hatch na versão mais completa com câmbio manual, a ltz. lançado em maio deste ano, o modelo veio para competir no acirrado mercado de compactos premium, que a cada ano vem ganhando mais força. o sonic foi lançado oficialmente no salão de paris de 2010 como aveo, e logo em seguida começou a ser vendido nos estados unidos. importado da coréia do sul atualmente, em breve será fabricado no méxico. o motor flex foi desenvolvido em parceria com a gm brasileira, desde sua concepção.
o sonic veio com o propósito de substituir o astra (hatch e sedã) e chega em duas versões de acabamento lt e ltz, com câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas (o gf6 usado no cruze). bem equipado, o sonic vai usar deste atributo para cutucar a concorrência. a versão lt traz de série um pacote completo com ar-condicionado, dois air bags, direção hidráulica, ganchos isofix no banco traseiro, roda de liga leve de aro 15, trio elétrico, abs com ebd e cd-player. já a versão avaliada ltz conta ainda com sensor de estacionamento, apliques cromados, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas e controle do rádio no volante.
por fora a linhas destoam do novo dna da marca e mostram forte criatividade da chevrolet. o modelo foi desenvolvido na coreia do sul, porém, com auxílio de todos os centros de desenvolvimento da montadora no mundo, inclusive do brasil. montado sobre a plataforma gamma ii, o sonic mostra que tem personalidade própria. na dianteira, destaque para os faróis sem projetor com acabamento na cor preta, que ficam expostos, já a grade lembra muito os atuais modelos da mitisubishi.
ainda na frente, a mesma grade é cortada por um filete, onde fica a famosa gravatinha dourada, e o para-choque conta com faróis de neblina incorporados em formato arredondado. a carroceria revela muitos vincos espalhados por toda parte, criado um aspecto mais robusto. uma curiosidade é a maçaneta de abertura da porta traseira, que fica escondido na parte preta ao lado do vidro. receita para atrair um público mais jovem.
na parte interna a chevrolet usa o conceito de “dual cockpitâ€, uma cabine com espaços distintos para motorista e passageiro, aumentando ainda mais a sensação de espaço. os bancos confortáveis descem quase até o assoalho e são dotados de apoio lateral saliente. o espaço é bem aproveitado, destacando o conforto, tanto para quem vai à frente, quanto aos passageiros dos bancos traseiros. o porta-malas é pequeno e suporta até 265 litros, com os bancos rebatidos, pode comportar 653 litros.