Sandero e logan ganham novo motor na linha 2013
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linha renault 2013 (foto: renault)
a renault apresentou nesta quinta-feira (24) a linha 2013 do sandero e do logan. a marca francesa aproveita os dois modelos para estrear o motor 1.6 8v hi-power, que chega para substituir o antigo 1.6 8v hi-torque. o propulsor foi inteiramente desenvolvido pela marca no centro rta, o renault tecnologia américas. além disso, hatch e sedã ganharam novos conteúdos e preços para a linha 2013.
o logan authentique 1.0 16v passa ser oferecido por r$ 26.450, com novas calotas, acabamento diferente para manopla de câmbio e desembaçador traseiro. enquanto isso, a versão expression passa a oferecer de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo e faróis de neblina, por r$ 31.770 (1.0) e r$ 35.480 (1.6). “nossa intenção com foi enriquecer a base dos veículos. as versões authentique e expression ganharam novos e relevantes itens de série”, afirma o gerente de marketing e produto, andré bassetto.
renault logan (foto: renault) no sandero, a maior novidade está na versão gt line que passa a ser integrante na linha do hatch (antes era uma série especial). o preço parte de r$ 38.470, enquanto a versão de entrada authentique 1.0 16v fica em r$ 27.030 (veja tabela de preços completa mais abaixo).
produto nacional
o novo 1.6 8v hi-power consumiu 7 mil horas de trabalho ao longo de 36 meses. “cerca de 85% do torque está disponível logo em 1.500 rpm, o que se traduz em arrancadas e retomadas mais ágeis”, explica o chefe de projeto e desenvolvimento de motores, gustavo volci. o novo 1.6 8v hi-power rende 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, contra 95 cv e 92 cv do antigo 1.6 8v. o torque com gasolina passou dos 13,7 kgfm para 14,5 kgfm. mas o crescimento foi maior quando o motor está abastecido com etanol: de 14,1 kgfm para 15,5 kgfm – todos os números registrados a 2.850 rpm. de acordo com a renault, o novo 1.6 também está mais econômico: 5,7% de melhora com gasolina e 6,9% quando abastecido com etanol.
renault logan (foto: renault) a taxa de compressão passou de 9,5:1 para 12:1, proporcionando uma curva de torque mais linear. ao todo, 23 peças foram trocadas ou modificadas no motor. dentre elas, pode-se destacar as novas bielas forjadas de aço, com peso reduzido de 532 g para 501 g. bronzinas ganharam material mais resistente, enquanto os pistões foram trocados por modelos mais modernos. além disso, o corpo de borboleta ganhou um quinto bico injetor, voltado exclusivamente para a injeção de gasolina no sistema de partida a frio.
tabela de preços:
sandero autentique 1.0 16v hi-flex – r$ 27.030
sandero expression 1.0 16v hi-flex – r$ 32.610
sandero expression 1.6 8v hi-power – r$ 35.930
sandero privilége 1.6 8v hi-power – r$ 38.470
sandero gt line 1.6 8v hi-power – r$ 38.470
sandero stepway 1.6 8v hi-power – r$ 40.660
sandero stepway 1.6 16v hi-flex automático – r$ 41.760
logan authentique 1.0 16v hi-flex – r$ 26.450
logan expression 1.0 16v hi-flex – r$ 31.770
logan expression 1.6 8v hi-power – r$ 35.480
logan expression 1.6 16v hi-flex automático – r$ 39.230
renault sandero gt line (foto: renault) sandero gt line
adesivos esportivos nas laterais, saias e spoilers, aerofólio preto na tampa traseira, rodas escuras, faróis com máscara negra, bancos, volante e painel exclusivo fazem parte do pacote do sandero com pinta de esportivo. há também equipamentos como airbags frontais, abs, direção hidráulica, rádio com cd/mp3, faróis de neblina e computador de bordo. tudo por r$ 38.470.
o gt line saiu perdendo em potência com a troca do motor 1.6 16v de 112 cv pelo novo 1.6 8v vitaminado, de 106 cv. na prática, o sandero fica mais ofegante e barulhento conforme é mais exigido. mas, em nossos testes, o motor 8v rendeu melhores resultados que o 16v (que permanece apenas sob o capô do sandero automático). a aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, baixou de 12,1 s para 11,8 s. e todas as retomadas ficaram mais ágeis. mas o consumo de 10,2 km/l de etanol na estrada e 8,3 km/l na cidade continua a não ser destaque.
renault sandero gt line (foto: renault)
uma tocada mais esportiva evidencia as limitações do pseudo-esportivo. a direção não é das mais precisas e a suspensão macia não entrega a estabilidade que se espera de um gt . o câmbio também não ajuda os que desejam trocas rápidas, mas o pior está nos freios: são ruins de modular e ainda exigiram longos espaços de parada.
renault sandero gt line (foto: renault)
renault sandero gt line (foto: renault)