Tudo sobre pneus - parte iv
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bacana…................. no aguardo das outras edições ...
tem uma parte no tópico falando sobre o tal mousse ( ou gel, sei lá q/ raio é isso ) p/ tampar furos... gus, vc q/ tem contato direto c/ a yokohama...... tem alguma marca desse tipo de produto q/ vc ou a própria yokohama possa indicar p/ colocar nos pneus ???
e será q/ é verdade as histórias q/ dizem q/, usando isso, não dá balanceamento e não sei o q/ ???
eu queria isso mais por conta da moto.... mas, se for uma parada boa, não custa nada colocar no carro tb. ... rs....
e, aproveitando... existe alguma maneira de explicar como entender qual desenho da banda de rolagem é melhor p/ determinadas situações ?? por exemplo, os q/ formam um v é melhor p/ chuva, ou os q/ tem formas de quadrado é melhor p/ não sei o q/.....
sei lá se consegui explicar o q/ tô querendo... hahahahahahahahaha....
valeu
grande marc
seguinte, o mousse que era utilizado no mundial é diferente desses produtos pra selar furos. esses produtos são eficientes como quebra galho, mas não há nenhuma comprovação que danifiquem os pneus ou válvulas ou o que quer que seja, apenas algumas especulações que corroem rodas e tal, mas nada comprovado. para pequenos furos realmente cumprem seu papel, quebrando um galho e não deixando vc na mão. outro também eficiente são os consertos tipo spray , como os stp da vida, que vedam e enchem um pouco o pneu, o suficiente para rodar por alguns quilometros até um local seguro ou local para conserto.
os desenhos vou detalhar em breve, fazendo entender pra que serve cada parte e como encontrar um mais adequado ao uso proposto.
abraço
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muito legal a materia
poderia explicar melhor como é o protetor de borda?
valeu
seguinte, o protetor de borda é uma borracha de alta densidade (círculo em vermelho na foto abaixo), aplicada nos flancos bem próxima dos talões, e tem a função de evitar que a borda parta a carcaça num impacto. normalmente pneus de perfil baixo possuem protetor de borda pela proximidade maior da borda com o chão, que num dobramento razoavelmente pequeno já poderia partir a carcaça e criar bolhas.
abraço
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então não recomenda ir para pista com pressão baixa? qual pressão seria a ideal para um aro 15 na arrancada?
depende do tipo do desenho e do composto. qto melhor for a capacidade de tração de um desenho e compostos, maior pode ser a pressão inicial. por exemplo nos advan a048 não é recomendada uma pressão menor que 18 libras, e mesmo assim a tração é absurdamente maior que um pneu normal de rua.
o ideal é testar várias pressões pra se determinar a mais adequada pra cada conjunto, já que não se deve tabelar uma pressão somente em função da medida do pneu.
abraço
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essa resistência do rolamente é praticamente desconhecida em arrancada. dizem que isso é pra carro fraco, carro forte empurra o peso que for…
de qualquer forma, muito boa as explicações, como sempre
ps.: e o treinamento aqui em bsb??
abraços
eheheheheh por isso que a arrancada é a modalidade onde mais surgem lendas no automobilismo
cara, fiquei aí um dia e meio, mas foi tão corrido que mal consegui falar com o povo…. devo ir de novo esse ano, daí quero tentar ficar um dia a mais.
abração amigo
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esses produtos são eficientes como quebra galho, mas não há nenhuma comprovação que danifiquem os pneus ou válvulas ou o que quer que seja, apenas algumas especulações que corroem rodas e tal, mas nada comprovado.
meu deus q/ medo hahahahahahahahahaha…................
sei lá, gus.... ví alguns poucos produtos de selar pneu, mas não botei mta. fé não..... parece aquele negócio q/ foi moda há um tempo atrás... tipo uma gelatina q/ vinha num pote de plástico.... era um tipo de brinquedo, q/ o pessoal chamava de geléca... rs...
esse da stp já me falaram q/ não presta..... não sei se é verdade.....
e eu estava querendo p/ selar pequenos furos mesmo..... tive a capacidade de furar os 2 pneus da moto, em menos de 1 mês.... rs... e tudo c/ preguinho.....
se alguém puder me indicar algum q/ testou e gostou, por favor....
valeu, gus
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uma duvida que sempre tive é com relação a calibragem dos pneus. algumas montadoras escohem em seus manuais calibragem igual para os pneus da frente e de tras (32 libras por exemplo)…..outras montadoras ja estabelecem (29 libras na frente e 25 libras atras ).....qual seria a razão de pressoes iguais visto que na frente do veiculo há muito mais peso?
nas rodas traseiras nota-se que mesmo com 20 libras o pneu continua reto como se tivesse supercheio.......nos da frente , algo como 25 libras ja parece bem vazio.
obrigado e parabens pelas materias.
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uma duvida que sempre tive é com relação a calibragem dos pneus. algumas montadoras escohem em seus manuais calibragem igual para os pneus da frente e de tras (32 libras por exemplo)…..outras montadoras ja estabelecem (29 libras na frente e 25 libras atras ).....qual seria a razão de pressoes iguais visto que na frente do veiculo há muito mais peso?
nas rodas traseiras nota-se que mesmo com 20 libras o pneu continua reto como se tivesse supercheio.......nos da frente , algo como 25 libras ja parece bem vazio.
obrigado e parabens pelas materias.
obrigado amigo
seguinte, na verdade não é só o peso, mas o tipo de construção do carro como um todo que determina a pressão ideal após inumeros testes. vamos falar mais só sobre isso em breve, mas o que posso te dizer já é que um dos principais motivos da escolha de uma determinada pressão é manter o comportamento do carro o mais neutro possível, com tendência ao substerço em condução extrema. o ideal é seguir a recomendação do manual sempre.
vamos debulhar isso em breve, junto com outro fator importante nesses casos que é o índice de carga e de velocidade.
abraço.
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meu deus q/ medo hahahahahahahahahaha…................
sei lá, gus.... ví alguns poucos produtos de selar pneu, mas não botei mta. fé não..... parece aquele negócio q/ foi moda há um tempo atrás... tipo uma gelatina q/ vinha num pote de plástico.... era um tipo de brinquedo, q/ o pessoal chamava de geléca... rs...
esse da stp já me falaram q/ não presta..... não sei se é verdade.....
e eu estava querendo p/ selar pequenos furos mesmo..... tive a capacidade de furar os 2 pneus da moto, em menos de 1 mês.... rs... e tudo c/ preguinho.....
se alguém puder me indicar algum q/ testou e gostou, por favor....
valeu, gus
olha só marc, eu tenho uma scooter que vem com aro 12, e é um pouco difícil de achar o pneu original dela. qdo comprei, o pneu traseiro estava bem ruim, e perdia pressão muito rápido. pra ajudar, eu não estava encontrando o pneu na medida original. nessa hora apelei pro stp, que encheu o pneu e vedou todos os vazamentos, e assim pude rodar tranquilo uns 15 dias ainda até encontrar o pneu novo.
qdo desmontei a roda estava normal por dentro, só um pouquinho melecada, e troquei a válvula por garantia. tá até hj e tudo normal, sem problemas de nenhum tipo.
acho que pra um quebra galho esse tipo de produto serve.
abraço.
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eae gus blz?
deixo perguntar uma coisa, por exemplo: se eu estiver usando um pneu semi-novo de categoria h (210 km/h), o que costuma vender mais por aí, e acelerar até 220 a 240 km/h e logo em seguida tirar o pé, ou seja, só pra atingir essa velocidade, o risco de estourar o pneu, ou algo do tipo, é muito grande por causa de ter ultrapassado o limite de velocidade indicado no pneu?? o limite de peso indicado no pneu influencia no conforto, desempenho ou outra coisa?
valeu
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olá.
estou estudando preparação e me interessei muito nestes tópicos.
porém, gostaria de saber quando teremos a continuação (parte v).
grato.
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eae gus blz?
deixo perguntar uma coisa, por exemplo: se eu estiver usando um pneu semi-novo de categoria h (210 km/h), o que costuma vender mais por aí, e acelerar até 220 a 240 km/h e logo em seguida tirar o pé, ou seja, só pra atingir essa velocidade, o risco de estourar o pneu, ou algo do tipo, é muito grande por causa de ter ultrapassado o limite de velocidade indicado no pneu?? o limite de peso indicado no pneu influencia no conforto, desempenho ou outra coisa?
valeu
opa, tranquilo?
seguinte, o limite de velocidade de um pneu indica o máximo que esse pneu poderá rodar com carga máxima por um limite de tempo.
mesmo sendo um pneu h de limite em 210, em carros de arrancada é normal passar disso, porém a carga é baixa e o período de tempo que ele ficará acima do limite é pequeno.
não é aconselhável, tecnicamente não se deve ultrapassar os limites, mas são casos específicos e que não tem opção.
o que não se deve em hipótese alguma é sair dando final em carro preparado e andando com o pé no fundo um tempão e acima do limite, aí sim o risco é grande de uma falha no pneu.
um índice de carga maior em um pneu de mesma dimensão indica uma construção de carcaça reforçada, o que se por um lado existe ganho em resistência, por outro prejudica o conforto. todo fabricante busca o melhor equilibrio entre conforto e resistência, e materiais diferenciados na construção podem facilitar isso, aumentando muito a resistência com muita flexibilidade da carcaça. os pneus yokohama tem muito disso, é comum clientes acharem a lateral mole e confundir com resistência baixa, porém se o índice de carga é o mesmo de outros pneus mais duros , a resistência será muito próxima mas com vantagens na condução que ficará mais confortável.
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marc, achei um video explicando sobre o mousse utilizado até o ano passado no wrc.
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cadê o próximo episódio da saga?