O utilitário esportivo mais eficiente do mundo: volkswagen cross coupé é destaque no salão do automóvel
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protótipo consome apenas 1,8 litro a cada 100 quilômetros (55,55 km/l)
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conceito com propulsão híbrida plug-in tdi emite apenas 46 g/km de co2
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com 306 cv, cross coupé tem eixo traseiro movido a eletricidade
pesquisar – independentemente da área – é identificar soluções que apontem para o futuro. em dezembro de 2011, o cross coupé, veículo de pesquisa da volkswagen, consumindo apenas 2,7 litros por 100 quilômetros (equivalente a 62 g/km de co2) demonstrou que um utilitário esportivo pode ser extremamente eficiente, apesar de seu alto desempenho e da tração integral. este conceito tipo plug-in era movimentado por dois motores elétricos e um motor turbo a gasolina com injeção direta (tsi). agora, a volkswagen criou um cross coupé ainda mais eficiente.
o protótipo, que durante o salão internacional do automóvel de são paulo faz sua primeira aparição pública na américa latina, é movido por uma combinação de motor turbodiesel com injeção direta (tdi) e dois motores elétricos. seu consumo medido pelo novo ciclo de utilização europeu (nedc) é sensacionalmente baixo: 1,8 l/100 km (55,55 km/l). o mais notável é que o cross coupé é um poderoso utilitário esportivo com velocidade máxima de 220 km/h e 225 kw / 306 cv de potência, com peso em ordem de marcha de 1.858 kg.
eficiência e prazer de dirigir combinados
uma combinação de alta tecnologia
tecnicamente, o suv é baseado na nova matriz transversal modular (mqb) do grupo volkswagen. dentro da mqb, alguns parâmetros de design são padronizados (dentro de cada marca e série de modelos), como a distância entre o pedal do acelerador e o eixo dianteiro e a posição de montagem de todos os motores. também há parâmetros variáveis, que possibilitam desenvolver individualmente uma ampla variedade de modelos. eles incluem dimensões como distância entre eixos, bitolas e os tamanhos das rodas, por exemplo.
principais pontos
com o novo cross coupé, o sistema mqb apresenta elementos para uma futura geração de suvs, como as suspensões dianteira e traseira, o motor tdi com 140 kw / 190 cv da nova série de motores ea288 e uma transmissão dsg com seis marchas. eles foram combinados com componentes elétricos também feitos pela volkswagen, que incluem a bateria de íons de lítio no túnel central, o motor elétrico dianteiro com 40 kw e o motor elétrico traseiro, de 85 kw.
amplitude de variação
o cross coupé também demonstra claramente a grande amplitude de variantes que podem ser implementadas dentro da mqb. é importante salientar que os sistemas modulares usados no carro conceitual teoricamente poderiam ter sido usados, com a mesma facilidade, para fazer um modelo totalmente híbrido (sem interface externa) ou um veículo com apenas um motor a combustão interna ou propulsão elétrica pura, em lugar do híbrido plug-in (com bateria recarregável externamente) que foi usado na realidade.
eficiência e desempenho dinâmico
tecnologias de propulsão eficientes podem oferecer níveis extremos de performance dinâmica. o novo cross coupé demonstra isso por excelência, com sua combinação de eficiência de consumo de vanguarda e excepcional desempenho dinâmico. o cross coupé atinge 100 km/h em apenas 6,5 segundos e seu motor tdi desenvolve torque máximo de 400 nm em baixas rotações - a partir de aproximadamente 1.750 rpm. ao simples toque de um botão, os dois motores elétricos adicionam 180 nm de torque na dianteira e 270 nm à traseira do carro. sob aceleração total (boosting) - combinando os dois motores elétricos e o tdi em operação conjunta - o sistema de propulsão atinge 700 nm de torque. este desempenho posiciona o carro conceito entre os atuais esportivos de alta performance, apesar de o veículo consumir menos combustível que um carro pequeno!
integração inteligente de sistemas de propulsão
emissão zero, graças aos motores elétricos
em modo puramente elétrico - com velocidade máxima limitada a 120 km/h - o carro conceito pode rodar até 45 quilômetros. a distância é suficiente para que a maioria dos motoristas em todo o mundo vá e volte do trabalho sem emitir poluentes.
usando apenas eletricidade, o motorista pode optar entre otimizar a autonomia da bateria ou pelo desempenho dinâmico. isto é feito combinando o os modos elétrico e city ou o modo elétrico com o modo sport. no modo elétrico city, que maximiza a autonomia, o carro é movido apenas pelo motor elétrico do eixo traseiro.
no modo elétrico mais dinâmico, o sport, o sistema elétrico impulsiona tanto as rodas dianteiras como as traseiras. durante a utilização puramente elétrica, o motor turbodiesel é desacoplado do trem de força por meio de uma embreagem e desligado. a embreagem junto ao câmbio continua fechada e a transmissão dsg de seis velocidades é acoplada. o modo elétrico é ativado pressionando-se o botão ev (de electric vehicle), próximo à alavanca do câmbio. o cross coupé passa a rodar então como um carro completamente elétrico. mesmo andando rápido, o motor a combustão interna não é conectado, desde que a bateria esteja suficientemente carregada. assim que a força do motor tdi for novamente necessária, seja por causa da carga da bateria ou outros parâmetros, o motor se conecta sem nenhum solavanco ao trem de força em frações de segundo.
bateria no túnel central
usando apenas eletricidade, o motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio com oito módulos. a bateria tem 9,8 kwh de capacidade e fica no túnel central do cross coupé. o sistema eletrônico que opera com tensão de aproximadamente 370 volts, colocado no compartimento do motor, na dianteira, gerencia o fluxo de corrente de alta voltagem de e para a bateria e para os motores elétricos. ao mesmo tempo, um sistema elétrico de 12 volts é alimentado através de um conversor dc/dc. o sistema elétrico não provoca nenhuma limitação de espaço no interior do carro. a bateria pode ser carregada tanto por fontes externas (conexão de 230 volts) ou com o carro em movimento.
carga ao apertar de um botão
o motorista pode alterar à sua vontade o modo de carga, pressionando outro botão junto à alavanca de câmbio, para carregar a bateria através do motor tdi enquanto dirige. este modo é o mais indicado, por exemplo, se o motorista quiser usar o carro em determinadas zonas protegidas ambientalmente que podem ser isentas de pedágio para carros elétricos operando sem emissões.
a autonomia elétrica momentânea e o alcance total do cross coupé são exibidos continuamente nos instrumentos. um controlador do motor regula a energia total e o sistema de gerenciamento de tração, levando em conta as necessidades demandadas pelo motorista. é possível escolher entre um total de cinco modos de utilização: city: (modo econômico com consumo mínimo de combustível), sport (alto desempenho dinâmico), off road (tração integral contínua), e-mode (condução puramente elétrica), nas opções ev-city ou ev-sport, ou charge (através do motor tdi). paralelamente, o cross coupé atua de diferentes formas, em que os motores elétricos e a diesel e os eixos de tração são acoplados ou desacoplados conforme a necessidade:
emissão zero por inércia (sailing)
assim que o motorista tira o pé do acelerador, os dois motores elétricos e o diesel são desligados e desacoplados, desde que a bateria esteja carregada. esta situação é chamada de "sailing" (do termo em inglês "sail", velejar). neste caso a emissão também é zero.
emissão zero durante regeneração da bateria
se o motorista tirar o pé do acelerador e a bateria não estiver suficientemente carregada, os dois motores elétricos passam a operar como geradores, recuperando a energia da desaceleração ou frenagem para a bateria de íons de lítio. neste tipo de operação, o motor tdi também é desligado e desacoplado.
boosting (aceleração plena)
para uma condução mais esportiva, os dois motores elétricos se juntam ao tdi. na linguagem do mundo dos híbridos, esta junção de forças é conhecida como "boosting". quando isto acontece, o cross coupé passa a ser tracionado pelas quatro rodas.
off-road com "cardã elétrico"
assim que o motorista ativa o modo "off road", as quatro rodas passam a ser tracionadas. porém, neste modo de funcionamento, o motor elétrico dianteiro, que passa a receber energia do motor tdi, passa a ser a fonte única de eletricidade para seu companheiro que atua no eixo traseiro. como a energia para o eixo traseiro é transmitida apenas pelos fios, sem conexão mecânica, esta ligação é chamada de "eixo cardã elétrico". como o tdi alimenta o motor elétrico traseiro através do dianteiro no modo off road, o sistema de tração integral entra em funcionamento mesmo que a bateria esteja com carga reduzida.
andando com o tdi
quando apenas o motor tdi impulsiona o cross coupé, o carro tem tração apenas dianteira. em situações de rodagem em que é possível alcançar maior eficiência de consumo, os motores elétricos atuam como geradores para carregar a bateria. quando toda a reserva embarcada de energia é utilizada, o consumo combinado do veículo é de 1,8 litro por 100 quilômetros (55,55 km/l). teoricamente, os 55 litros do tanque permitem uma autonomia de 1.287 km.
motores da mqb
o motor tdi do cross coupé foi desenvolvido para ser usado na matriz transversal modular (mqb). uma característica fundamental da mqb é o posicionamento uniforme de todos os motores. por isso, a volkswagen desenvolveu duas novas séries de motores - a ea288 para os movidos a diesel e a ea211 para os motores a gasolina. através da mqb, estas duas séries de motores, juntamente com os elétricos, permitem criar sistemas de tração tanto clássicos como alternativos ou híbridos.
linha de turbodiesel
os novos motores tdi para a mqb serão oferecidos em versões com 1,6 ou 2 litros, que vão de 66 kw / 90 cv ao 140 kw / 190 cv usado no modelo conceito. os motores diesel são excepcionalmente econômicos, pouco poluentes e têm alto torque. além disso, são extremamente refinados e têm funcionamento suave. no 2.0 tdi do cross coupé, são usados dois eixos de balanceamento. eles eliminam forças inerciais independentes que ocorrem naturalmente em motores desse tipo.
estilo suv com dinamismo de cupê
mais aerodinâmico que outros utilitários
com 4.345 mm, o cross coupé é mais longo que o golf e menor que o tiguan. a largura (1.868 mm) e a altura (1.523 mm) são um meio termo exato entre os esses dois modelos de sucesso. a distância entre eixos do veículo conceito, 2.630 mm, é consideravelmente longa para seu comprimento total (52 mm maior que a do gol e 26 mm maior que a do tiguan). isto torna os balanços mais curtos (855 mm na frente e 860 mm atrás) e o jogo de proporções gerais do carro extremamente atraente. as largas bitolas do carro, 1.585 mm na frente e 1.613 atrás, reforçam sua aparência vigorosa.
mas mais importantes para a utilização em estradas não pavimentadas são os ângulos de entrada e saída do veículo, assim como o ângulo máximo de transposição. o ângulo de entrada dianteiro é de 24,2 graus e o de saída, na traseira, 32,5 graus - excelentes para condução fora de estrada. o ângulo de transposição, que é importante ao passar pelo alto de colinas, é de 15 graus.
silhueta precisa
a aparência do cross coupé é definida pelo seu longo capô, pelo novo estilo da dianteira, o compartimento de passageiros deslocado significativamente para trás e a linha das janelas muito fluida, comparada aos suvs convencionais. no geral, os designers deram ao carro linhas musculares e atléticas, mas muito limpas. para combinar com o visual poderoso, o cross coupé usa rodas de liga leve com 20 polegadas, equipadas com pneus 265/45. junto à traseira, a volumosa coluna c é posicionada sobre as caixas das rodas.
dianteira imponente
as características linhas horizontais que são "a cara da volkswagen" estabelecem uma ligação entre o presente e o futuro no cross coupé. diferentemente dos modelos atuais, os designers uniram fisicamente os dois faróis duplos de xenônio e as faixas cromadas da grade do radiador, com os faróis juntando-se aos dois frisos cromados sobrepostos. aletas cromadas ascendentes para as laterais reforçam a impressão de largura do veículo e fazem parte do novo conceito de iluminação. a aleta inferior contém as luzes de uso diurno, enquanto as superiores alojam os indicadores de direção. os faróis de neblina de leds são montados na parte inferior do para-choque.
traseira de utilitário cupê
a traseira também é caracterizada pela linha fluída das janelas laterais. a janela traseira, típica de um cupê, está posicionada em ângulo bastante acentuado. sobre ela, a tampa do porta-malas termina num aerofólio que estende visualmente a superfície do teto e, tecnicamente, otimiza a aerodinâmica do carro. as lanternas traseiras tem perfil estreito. o marcante para-lama traseiro, típico de um suv, ostenta duas ponteiras de escapamento cromadas, uma em cada extremidade.
interior sofisticado e robusto
o melhor de dois mundos
os mundos dos suvs e dos cupês formam uma fascinante aliança no cross coupé. o interior, com quatro lugares, tem detalhes muito mais esportivos do que um utilitário convencional. os instrumentos têm as linhas precisas e dinâmicas de um cupê, mas estão colocados bem alto, como num suv. as superfícies dos instrumentos são sofisticadas, mas foram projetadas para serem muito robustas.
a robustez se reflete também nos controles, maçanetas e na sensação geral transmitida pelos elementos interiores. no console central, dois diais de alumínio controlam as funções do trem de força e do climatizador com rapidez e facilidade. entre esses controles fica o botão do freio de estacionamento e, em frente, a alavanca do câmbio dsg de seis marchas, também em alumínio. integrado ao conjunto, mais à frente, fica o botão de partida. à direita e à esquerda da alavanca do câmbio, há sólidas alças de apoio e, à direita, os botões que selecionam o modo elétrico de condução e o carregamento ativo da bateria. complementando, há uma tela sensível ao toque que serve de mostrador para a navegação on e off-road e todos os indicadores importantes do motor, além do sistema de áudio.
instrumentos programáveis
atrás do volante de três raios, há um instrumento que pode ser programado pelo usuário. um dial à esquerda da alavanca de marchas pode ser usado para alterar o mostrador entre os modos "sport", "city" e "offroad". os conteúdos funcionais diferentes de cada modo são ativados dependendo da seleção. por exemplo, um inclinômetro, bússola e mapa topográficos são mostrados no modo off road. todos os três modos têm detalhamentos próprios, além de diferentes esquemas de cores. posicionado ao centro, entre os dois instrumentos redondos, há outro mostrador colorido multifuncional para exibir informações do veículo, o menu do telefone, informações do áudio e outros dados de navegação, assim como uma visão off-road tridimensional.
ergonomia para longas viagens
o cross coupé é equipado com quatro assentos individuais em forma de concha, cada um deles com apoio de cabeça permanente integrado. esses bancos têm propriedades ergonômicas muito equilibradas. há amplo espaço para todos os ocupantes - para os lados, à frente e para cima. os encostos dos bancos traseiros e o do passageiro da dianteira podem ser dobrados completamente para frente para acomodar pranchas de surfe, paragliders ou outros equipamentos volumosos. um item prático: como os encostos tem estrutura exterior em plástico rígido, quando rebatidos proporcionam um resistente superfície de carga.
o porta-malas atrás dos assentos traseiros tem 380 litros de volume (até a altura da base janela). quando ampliada até o encosto dos bancos dianteiros e até a altura do teto, a capacidade de carga atinge 1.230 litros - número considerável para um carro que faz 55 km por litro.
resumo
cross coupé com propulsão tdi híbrida plug-in
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nome: cross coupé
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caráter: o cupê mais eficiente entre os suvs
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consumo combinado / emissões de co2 (nedc): (1,8 l/100 km (55,55 km/l); 46 g/km).
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autonomia: total 1.287 km (tanque de combustível com 55 l); autonomia elétrica pura: 45 km
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desempenho: velocidade máxima 220 km/h; velocidade máxima a eletricidade: 120 km/h; 0-100 km em 6.5 s
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dimensões / pesos: comprimento 4.345 mm; largura 1.868 mm; altura 1.523 mm; peso em ordem de marcha 1.858 kg; distribuição de pesos 59 % dianteira, 41 % traseira
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motor / potência / câmbio: turbodiesel 140 kw; motores elétricos: dianteira 40 kw, traseira 85 kw; potência total (tdi + bateria) 225 kw; dsg com seis marchas
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bateria: oito módulos de íon de lítio; capacidade 9.8 kwh, 85 kw
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trem de força - configurações: tração dianteira (com tdi e motor elétrico dianteiro); tração integral (tdi e motores elétricos); tração traseira (motor elétrico traseiro)
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modos de condução: city (econômico); offroad; sport; e-mode; charge
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interior / variações: quatro assentos individuais (2/2); bancos traseiros e do passageiro da frente com encostos rebatíveis; capacidade de carga: 380 a 1.230 litros
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