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Ap 1.8 turbo 1kg pistão derretido

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  • D Offline
    D Offline
    Deivde
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    #1

    olá rapaziada

    depois de uma pisada em quarta a menos de 5 mil rpms o quarto pistão derreteu na canaleta.

    parati quadrada, 1.8 original com 1kg de pressão e corte a 5.5 mil rpms. o motor não tem radiador de óleo nem injeta óleo embaixo do pistão pra resfriar (original 1.8).

    voltando pra casa, resolvi dar uma puxadinha, a única do dia… bateu em 160km/h e perdeu a força... já era

    o ponto era pra estar atrasado, mas não sei se o suficiente.

    o que vocês me dizem???

    pensei em colocar pistões forjados, mas tenho que saber o que quebrou esse pra não acabar derretendo os forjados tb.

    abraço

    http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8165248266/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8165211473/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8165216401/in/photostream/

    notem o material do pistão na parede do cilindro...

    http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8165252836/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8165257076/in/photostream/

    cabeçote com resíduo do pistão, mas sai raspando com uma chave.

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    • D Offline
      D Offline
      Deivde
      escreveu em última edição por
      #2

      esqueci de comentar…

      carburador 2e com 125 no primeiro e 215 no segundo, com máxima desobstruída pra não dar falta.

      hall sempre no verde

      notei que quando eu fechava o respiro, saída fumaça por baixo do coletor de escape, só não entendi como... não vi óleo vazando por ali...

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      • D Offline
        D Offline
        Deivde
        escreveu em última edição por
        #3

        alguém???

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
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          #4

          cara isso é 100% de certeza de ser falta de combustível… o 4º cilindro dos ap sempre trabalha mais pobre que os outros, o hall pode estar verde mas ele é a somatória de todos os cilindros.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Deivde
            escreveu em última edição por
            #5

            pqp…

            faço o que pra não ter mais esse problema?? mais giclagem??? só consigo pensar em injeção... mas não dá agora... $$$

            vou montar forjado, mas tenho medo de derreter de novo

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #6

              conselho?

              menos de 500 vc compra uma wideband da odg…não precisa injetar por agora, só compra uma wide e acerta o carburador pra ficar por volta de 0,80 lambda... duvido quebrar...

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              • J Offline
                J Offline
                jonas_102
                escreveu em última edição por
                #7

                sem contar que o 4° cilindro é o que tem menos ventilação. também estou usando 0,1mm a menos de gap nele.

                como o menegotto já falou, o que faz derreter é mistura pobre, ponto quebra.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  linho_sousa
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cara, comigo aconteceu uma vez justamente no cilindro que diminuí o gap da vela, não sei se estou errado, mas na minha concecpção as velas tem que estar todas iguais. detalhe, meu carro era injetado 4 bicos.

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    jonas_102
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    cara, comigo aconteceu uma vez justamente no cilindro que diminuí o gap da vela, não sei se estou errado, mas na minha concecpção as velas tem que estar todas iguais. detalhe, meu carro era injetado 4 bicos.

                    pode ser que nos quatro cilindros o gap estava alto demais, você diminuiu um que caiu no ideal e…

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      qdo vc fecha o gap vc facilita a queima, seja por mistura rica ou pobre….

                      peguei um carro uma vez que andava com 0,82 de lambda, só de acertar o ponto pro valor correto já subiu pra 0,85...mas ainda tinha uns misfiring que incomodavam.

                      deixamos assim porque o dono resolveu trocar bobina (carro devia ter uns 7 anos), velas, cabos e voltaria pra reacertar se precisasse... pois bem sonda subiu pra 0,88 depois de tudo trocado.

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        jonas_102
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        qdo vc fecha o gap vc facilita a queima, seja por mistura rica ou pobre….

                        peguei um carro uma vez que andava com 0,82 de lambda, só de acertar o ponto pro valor correto já subiu pra 0,85...mas ainda tinha uns misfiring que incomodavam.

                        deixamos assim porque o dono resolveu trocar bobina (carro devia ter uns 7 anos), velas, cabos e voltaria pra reacertar se precisasse... pois bem sonda subiu pra 0,88 depois de tudo trocado.

                        foi o que eu quis dizer. talvez ele andasse com gap alto, fechou em um cilindro que facilitou a queima da mistura pobre e fuu.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Deivde
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          menegotto, wideband pode ser uma boa, vou ver qto custa a parada por aqui

                          mas tu acha que ela não vai me enganar dizendo que tá gordo, igual ao meu hall fez??? afinal, como tu mesmo disse, vai mostrar a soma dos 4 cilindros…

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            Deivde
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            depois de lixar pra tirar o material do pistão que estava na parede do cilindro, percebi umas cabas horizontais que vão de cima a baixo do mesmo… será que vai pra retífica??? se for, vai ficar 1.9...

                            http://www.flickr.com/photos/89798439@n03/8169463915/

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              rtkw
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              aparentemente, este cilindro apresentara sim problemas na retencao da compressao e deficiencia na lubrificacao.

                              a lixa correu somente no sentido horizontal ne é o ideal e que as ranhuras tenham angulo para que assim possam reter o oleo.

                              apesar que ja tive conhecidos que montavam assim mesmo apos quebra de pistao…..hehehe.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Deivde
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                ronalds, a lixa passei apenas na horizontal sim.

                                eu estava usando óleo 10-40 mas vou passar a usar novamente o 20-50.

                                penso que o óleo estava esquentando demais e afinando, pois não tenho radiador de óleo.

                                também desconfio que essas cavas já estavam ali há muito tempo, desde que foi montado da última vez, pois o pistão mesmo ferrado não prende neles. afinal, o pistão derreteu e largou material na parede. não faz sentido ele ter feito tais cavas estando tão perto do estado líquido.. rssrsr

                                abraço

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  Deivde
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  rapaziada, seguinte…

                                  estava eu pesquisando sobre os jet coolers dos ap 2000 e os acho de estrema importância.

                                  procurei sobre como adapta-los ao meu 1.8 que é isento desse item. vi em um dos sites, que eles ficam na base do cilindro ligados diretamente na galeria principal. por isso fiquei pensando que em uma retífica seria possível instalar os bicos injetores, fazendo apenas a furação necessária. penso que teria que trocar a bomba de óleo pra dar conta deles sem reduzir demais a pressão do sistema para não comprometer o resto.

                                  mas o que pra mim parece simples, para quem entende da coisa pode ser impossível devido os impedimentos que desconheço.

                                  alguém aqui já fez esse tipo de adaptação, ou já viu alguém fazer? pode me dar umas ideias de como fazer isso???

                                  é possível ou só trocando o bloco (opção inválida rsrs)???

                                  o meu objetivo é resfriar os pistões com os injetores e instalar um radiador de óleo para aumentar a segurança contra quebras naquelas pisadas...

                                  abraço

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    Deivde
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    boa noite galera

                                    me digam se estou certo nas contas:

                                    volume da câmara do cabeçote: 35ml

                                    distância do pistão até o cabeçote 2.5mm (junta 1.5mm, teto cilindro 1mm)

                                    diâmetro do cilindro: 81.5mm

                                    diâmetro do vira:86.5mm

                                    volume 4 cilindros = 1805ml

                                    volume 1 cilindro 451.25ml

                                    volume compressão (cabeçote+junta): 58.07ml

                                    taxa: 11.02:1

                                    será que essa taxa em cima de pistões originais com 1kg, mesmo no álcool, seria alta demais??

                                    não estou contando com a cava do pistão, não sei a medida e nem a medida da canaleta. acredito que tenha uma redução de 10ml, o que daria +/- 9.2:1 de taxa.

                                    abraço

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #18

                                      alguém??

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #19

                                        o que vcs acham???

                                        pistões (83mm) e pinos forjados com bielas originais, 10:1 de taxa com 1kg de pressão… será que aguenta???

                                        a intenção seria deixar ele melhor, com mais torque, na fase aspirada e usar pouca pressão, pois não é um carro pra puxar o tempo todo, então nessa caso ganho dirigibilidade e um pouco mais de rendimento (economia) enquanto estiver andando de boa .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          #20

                                          deivde eu estou usando 10,4:1 de taxa com 1,2bar de turbo no alcool e está aguentando, mas se faltar combustivel ou for um pouco mais de ponto destroi tudo, tem que estar bem reguladinho e a parte mecãnica tudo em ordem.

                                          meu motor é diferente do seu, o meu é um fiat tipo 1.6 8v 4 bicos.

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