Engrenagem reta p/ tempra sx 2.0 16v ano 95
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eita engrenagem reta pra astra belga? nunca vi não… sera q não seria blocante não?
pra tempra tb não vi, mas tenta no sapinho, cavalo de troia ou maxtor...
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desculpa desvirtuar um pouco o assunto do tópico, mas o que séria o tão falado câmbio de dente reto? e no que ele melhora no carro?
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na realidade, engrenagem de dento reto serve apenas para vc obter o melhor escalonamento do cambio a um custo mais baixo. fazer uma engrenagem helicoidal é mais caro.
em termos gerais, uma engrenagem helicoidal possui maior capacidade de transferir potência do que uma de dente reto. porém, ao se utilizar um material melhor nas engrenagens sob encomenda, as de dento reto acabam ficando mais fortes e relativamente mais baratas que as helicoidais originais.
de qualquer forma, pq vc vai gastar justamente num câmbio assim? isso é coisa pra carro mto forte.
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na realidade, engrenagem de dento reto serve apenas para vc obter o melhor escalonamento do cambio a um custo mais baixo. fazer uma engrenagem helicoidal é mais caro.
em termos gerais, uma engrenagem helicoidal possui maior capacidade de transferir potência do que uma de dente reto. porém, ao se utilizar um material melhor nas engrenagens sob encomenda, as de dento reto acabam ficando mais fortes e relativamente mais baratas que as helicoidais originais.
de qualquer forma, pq vc vai gastar justamente num câmbio assim? isso é coisa pra carro mto forte.
streit, tenho q discordar em alguns pontos. as engrenagens de dentes retos são utilizadas justamente por suportarem mais potência q as de dentes helicoidais. as helicoidais possuem um deslizamento mais suave e suportam maior rotação. agora, para aplicações mais severas, os dentes retos são os mais indicados. e o escalonamento do câmbio pode ser conseguido tanto com dentes retos ou com dentes helicoidais. as fábricas usam as helicoidais nos câmbios originais devido ao menor ruido.
abraço
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streit, tenho q discordar em alguns pontos. as engrenagens de dentes retos são utilizadas justamente por suportarem mais potência q as de dentes helicoidais. as helicoidais possuem um deslizamento mais suave e suportam maior rotação. agora, para aplicações mais severas, os dentes retos são os mais indicados. e o escalonamento do câmbio pode ser conseguido tanto com dentes retos ou com dentes helicoidais. as fábricas usam as helicoidais nos câmbios originais devido ao menor ruido.
abraço
basta fazer as contas bona.
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dente reto é mais fraca que helicoidal, considerando os mesmos materiais.
é mais facil de fazer mas aguenta menos giro e é mais barulhenta…
e se no final (na pratica) fosse superior, carros originais, sapinho, saenz e etc nao estariam todos usando helicoidais.
abraço.
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dente reto é mais fraca que helicoidal, considerando os mesmos materiais.
é mais facil de fazer mas aguenta menos giro e é mais barulhenta…
e se no final (na pratica) fosse superior, carros originais, sapinho, saenz e etc nao estariam todos usando helicoidais.
abraço.
então diga isso para o autor desse livro:
http://www.submarino.com.br/books_productd…24541&st=se
é o livro q eu uso para dar aulas. cara, tenho experiência de 12 anos com projetos de máquinas. e quando o assunto é força, usa-se sempre engrenagens de dentes retos. snme a engrenagem de ré de alguns automóveis possuem dentes retos. se o assunto é rotação e menor ruído, vá de engrenagens helicoidais… agora, força, vá de dentes retos, só tem o problema da rotação.
se esse pessoal q vc falou tá fazendo câmbios com engrenagens helicoidais, provavelmente seja por causa do ruido menor, e faz uma helicoidal reforçada.
abraço
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então diga isso para o autor desse livro:
http://www.submarino.com.br/books_productd…24541&st=se
é o livro q eu uso para dar aulas. cara, tenho experiência de 12 anos com projetos de máquinas. e quando o assunto é força, usa-se sempre engrenagens de dentes retos. snme a engrenagem de ré de alguns automóveis possuem dentes retos. se o assunto é rotação e menor ruído, vá de engrenagens helicoidais… agora, força, vá de dentes retos, só tem o problema da rotação.
se esse pessoal q vc falou tá fazendo câmbios com engrenagens helicoidais, provavelmente seja por causa do ruido menor, e faz uma helicoidal reforçada.
abraço
vamo lá bonamigo…..veja se leia e entenda:
nao sei como engrenagens se comportam em maquinas e equipamentos, mas imagine a situacao qua acontece na pratica em caixas de marcha de carros de competicao:
primeiro, nao sei se os pontos de tensao em engrenagens retas nao seriam mais sujeitos a fadiga que as helicoidais, mas imagino que as dente retos poderiam literalmente quebrar os dentes mais facil sob alto torque aplicado a elas.....mas nao posso afirmar.
mas agora, imagine que o fabricante conseguiu uma liga de aco forjado onde a resistencia nao seja mais o problema, e a aplicacao é em cambios de carros de competicao onde o problema seja os altos rpms, tanto que até os aneis sincronizadores sao modificados. o que eles escolhem é as helicoidais....
nao to falando que vc ta errado...... so to dando o exemplo do que o pessoal aqui (que só pensa em carro fuçado....rs) tá querendo dizer.....
acho que é isso...... se nao for.... pode explicar, tio
abraco
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vamo lá bonamigo…..veja se leia e entenda:
nao sei como engrenagens se comportam em maquinas e equipamentos, mas imagine a situacao qua acontece na pratica em caixas de marcha de carros de competicao:
primeiro, nao sei se os pontos de tensao em engrenagens retas nao seriam mais sujeitos a fadiga que as helicoidais, mas imagino que as dente retos poderiam literalmente quebrar os dentes mais facil sob alto torque aplicado a elas…..mas nao posso afirmar.
mas agora, imagine que o fabricante conseguiu uma liga de aco forjado onde a resistencia nao seja mais o problema, e a aplicacao é em cambios de carros de competicao onde o problema seja os altos rpms, tanto que até os aneis sincronizadores sao modificados. o que eles escolhem é as helicoidais....
nao to falando que vc ta errado...... so to dando o exemplo do que o pessoal aqui (que só pensa em carro fuçado....rs) tá querendo dizer.....
acho que é isso...... se nao for.... pode explicar, tio
abraco
então goiano, veja se leia vc o q eu escrevi no começo do tpc. já falei sobre engrenagens helicoidais (helicoidal reforçada). até já vi ao vivo uma helicoidal feita pela maxtor.
se vc quer rotação e baixo ruido (sem muito torque aplicado) use engrenagens helicoidais. agora se vc quer uma engrenagem q suporta maior torque, vá de dentes retos, só q vc perde em rotação. não estou discutindo a tecnologia de materiais envolvidos. tem muito carro (arrancada - torque) andando com dentes retos. para circuito (alta rpm envolvida), claro q uma helicoidal serve muito melhor. cada caso é um caso. e com relação aos pontos de tensão, as helicoidais sofrem mais, justamente pelo ângulo de inclinação do dente, por isso quebram tanto quando originais.
abraço
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então goiano, veja se leia vc o q eu escrevi no começo do tpc. já falei sobre engrenagens helicoidais (helicoidal reforçada). até já vi ao vivo uma helicoidal feita pela maxtor.
se vc quer rotação e baixo ruido (sem muito torque aplicado) use engrenagens helicoidais. agora se vc quer uma engrenagem q suporta maior torque, vá de dentes retos, só q vc perde em rotação. não estou discutindo a tecnologia de materiais envolvidos. tem muito carro (arrancada - torque) andando com dentes retos. para circuito (alta rpm envolvida), claro q uma helicoidal serve muito melhor. cada caso é um caso. e com relação aos pontos de tensão, as helicoidais sofrem mais, justamente pelo ângulo de inclinação do dente, por isso quebram tanto quando originais.
abraço
ok, você está certo na teoria….......maaaassss...........
90% dos carros de arrancada usam cambio sapinho e destes 99% são helicoidais e não por questão de ruido.....hehehehe..... e o proprio sapinho falou que mesmo mais complexas de se fazer, as helicoidais são mais fortes e como voce falou, aguentam mais giros.
se bem que ele pode ser meio estúpido como eu....
mas na sua visao tecnica, considerando engrenagens feitas do mesmo aço forjado e submetidas a aceleraçoes de até 8.500rpm, quem sofrerá mais fadiga mecanica e possibilidade de quebra ???
ah....to perguntando pq fiquei realmente encucado com esse negocio.....
abraço.
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ok, você está certo na teoria….......maaaassss...........
90% dos carros de arrancada usam cambio sapinho e destes 99% são helicoidais e não por questão de ruido.....hehehehe..... e o proprio sapinho falou que mesmo mais complexas de se fazer, as helicoidais são mais fortes e como voce falou, aguentam mais giros.
se bem que ele pode ser meio estúpido como eu....
mas na sua visao tecnica, considerando engrenagens feitas do mesmo aço forjado e submetidas a aceleraçoes de até 8.500rpm, quem sofrerá mais fadiga mecanica e possibilidade de quebra ???
ah….to perguntando pq fiquei realmente encucado com esse negocio.....
abraço.
as engrenagens não giram so isso ne… c o motor tiver a 8500, as engrenagens tão girando bem mais...