Como o controle de estabilidade salva a sua vida é parte 3
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fotos: divulgação
por mais inteligente e rápido que seja o funcionamento do esp, ele ainda não é capaz de anular totalmente as leis da física, mesmo que esteja evoluindo de tempos em tempos nessa direção. logo, uma vez que o seu carro seja equipado com todos os duendes eletrônicos possíveis e que a sopa de letrinhas na lista de equipamentos do seu possante faça inveja ao abecedário da xuxa, o carro ainda depende de um componente importantíssimo para se manter inteiro: você.
o primeiro passo é saber o que você está fazendo. abusar do carro é o primeiro passo para deixar de usar a segurança ativa (abs, esp, tcs, ebd) e usar a segurança passiva (7 airbags, célula de sobrevivência). o esp é um dispositivo de emergência, assim como o abs. logo, cada vez que o pedal trepidar ou a luz do esp piscar no painel, é sinal de que você ultrapassou os limites do carro. apesar da segurança proporcionada pelos duendes eletrônicos, uma vez que os limites de uma tonelada de metal, borracha, vidros e combustível(ou mais) foram ultrapassados, a linha entre o ?sou sinistro? e o ?sofri um sinistro? é tênue.
e se você quiser ter um melhor controle de qualquer situação de risco, é altamente recomendável procurar um curso de direção defensiva ou mesmo um curso básico de pilotagem. os controles eletrônicos de um carro funcionam bem melhor quando o motorista sabe o que está fazendo.
para concluir, algo que tem que ser mantido em mente é que: sempre que for possível comprar um carro equipado com esp, faça-o. ainda que haja alguma pequena diferença de preço, sua vida (ou a franquia do seguro) custam bem mais. enquanto no brasil a partir de 2014 todos os carros irão precisar vir equipados com abs e airbag frontal de série, o que já é um bom começo, na europa o esp será obrigatório no mesmo ano.