Dúvida ponto ignição x quebra x potencia
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a minha dúvida é a seguinte, o acertamento do ponto de ignição influi muito na potencia do motor e a quebra da mesma?
se tiver, como fazer um bom acertamento do ponto sem risco de quebra e extrair o máximo de potencia? tem algumas regras básicas para acertar o ponto do motor?
um ponto mais atrasado ou adiantado dá diferença na leitura da sonda lambda?
a utilização de pistões forjados dá pra chegar mais próximo ao limite do ponto final ou não tem nada a ver?
se um cara falar que tem um ap 2.0 rodando com 2kg de pressão e só pistão forjado, o resto todo original, e falar que nunca quebrou cambio ou biela ou outra coisa, tem alguma relação com o ponto de ignição? se sim, isso seria um mal acerto por parte do preparador?
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a minha dúvida é a seguinte, o acertamento do
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ponto de ignição influi muito na potencia do motor e a quebra da mesma?
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se tiver, como fazer um bom acertamento do ponto sem risco de quebra e extrair o máximo de potencia? tem algumas regras básicas para acertar o ponto do motor?
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um ponto mais atrasado ou adiantado dá diferença na leitura da sonda lambda?
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a utilização de pistões forjados dá pra chegar mais próximo ao limite do ponto final ou não tem nada a ver?
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se um cara falar que tem um ap 2.0 rodando com 2kg de pressão e só pistão forjado, o resto todo original, e falar que nunca quebrou cambio ou biela ou outra coisa, tem alguma relação com o ponto de ignição? se sim, isso seria um mal acerto por parte do preparador?
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sim
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não. qto mais refinado o acerto em busca de potência, maior o esforço sobre as partes móveis. ai q entram os kits mais resistentes e/ou forjados
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teoricamente não
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sim. o limite em questão será aumentado
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sim, tem a ver com falta de potência no geral. mta gente gosta de ver manômetro virando ao contrário mesmo q o motor não esteja rendendo proporcionalmente à pressão regulada.
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existe a possibilidade do carro ter a pressao ajustada de forma que nunca ultrapasse o limite de torque sustentavel pela biela.
ai jogando a potencia para rotacoes mais altas e vindo menos potencia antes devido ao comando, pode dar sobrevida caixa de marchas e biela.
tem mais haver com o mapeamento, pressao variavel do turbo e comando de valvulas o que citei.
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o ponto muda o valor lido na sonda sim… qto mais ou menos ponto vc tem, menos ou mais calor sai pelo escape... e a temperatura na sonda (narrow pelo menos) influencia no valor lido... qto mais quente é o gas de escape, menos valor ela marca... tem até um grafico pra isso... snme na pior condição de temperatura admissível ela marcará pelo menos mais do que uns 850mv 9afinal ela só tem obrigação de ter precisão entre 100 e 750mv).
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o ponto muda o valor lido na sonda sim… qto mais ou menos ponto vc tem, menos ou mais calor sai pelo escape... e a temperatura na sonda (narrow pelo menos) influencia no valor lido... qto mais quente é o gas de escape, menos valor ela marca... tem até um grafico pra isso... snme na pior condição de temperatura admissível ela marcará pelo menos mais do que uns 850mv 9afinal ela só tem obrigação de ter precisão entre 100 e 750mv).
desde q a sonda tenha aquecimento próprio, o valor da leitura deve se manter independente da temperatura dentro do coletor.
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o ponto muda o valor lido na sonda sim… qto mais ou menos ponto vc tem, menos ou mais calor sai pelo escape... e a temperatura na sonda (narrow pelo menos) influencia no valor lido... qto mais quente é o gas de escape, menos valor ela marca... tem até um grafico pra isso... snme na pior condição de temperatura admissível ela marcará pelo menos mais do que uns 850mv 9afinal ela só tem obrigação de ter precisão entre 100 e 750mv).
vc quer dizer que acima dos 750mv ele não marca direito?
desde q a sonda tenha aquecimento próprio, o valor da leitura deve se manter independente da temperatura dentro do coletor.
então no caso das sondas de 4 fios não dá diferença?
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- sim
se um motor que roda com 15 de final e deixar com 24 de final, chega a dar qtos cv de diferença só nesse acerto, considerando os devidos acertos para rodar com esse ponto. abs
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naum carol…
como só aquece e num controla a temperatura (que o gás de escape influencia) o valor lido muda... olha só..tem um grafico nesse site
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a sonda com aquecimento vai sozinha até uns 300 graus snme.
pra atingir a temp. ideal de trabalho, só mesmo com os gases do escape.
é uma medida tomada para acelerar o processo de aquecimento da sonda e assim atinjir mais rapidamente a condição de regime permanente. mas não que ela sozinha vá compensar a diferença de temperatura.
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se um motor que roda com 15 de final e deixar com 24 de final, chega a dar qtos cv de diferença só nesse acerto, considerando os devidos acertos para rodar com esse ponto. abs
considerando sempre o mesmo motor nas duas condições, vai depender da taxa, da pressão e do combustivel ultilizado.
um motor com 9 de taxa e 1kg de sobrealimentação, queimando alcool, poderia se beneficiar dessa mudança, ao passo que o mesmo motor, com 9 de taxa e 2kg de sobrealimentação poderia perder potencia e muito provavelmente quebrar.
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a carol já falou tudo…
e sobre o 2kg com pistão forjado e nunca quebrou nada... é pq nao tem potência
igual falar que tem 300cv num ap e nunca ter quebrado o cambio...
sobre a sonda.. a narrow tem a leitura assim:
então, vc tem alguma precisão em muito rico ou muito pobre … é onde se percebe que no grafico a linha fica vertical... ou seja, um aproximado lambda 1, vai de 100mv até 750mv
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e sobre o 2kg com pistão forjado e nunca quebrou nada… é pq nao tem potência
igual falar que tem 300cv num ap e nunca ter quebrado o cambio...
isso seria então que com 2 kg até daria a impressão que está andando bem mas não como realmente deveria se fosse bem acertado….
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iso ai no meu gti turbo vou usar fuel tech, bicos de alta vazão para poder tirar o melhor acerto na alimentaça para nao ter problema com pistao, e poder ajusstar o ponto para nao ter problema com bilelas
alguem pode me diser aproximadamente como ficaria o ponto inicial e final para nao torcer as bielas