Hyundai começa a vender o novo i30 nas lojas por iniciais r$ 75 mil
-
fotos: divulgação
revelado ao público brasileiro pela primeira vez no salão do automóvel de são paulo, em outubro passado, chega às lojas da marca sul-coreana a nova geração do i30. o hatch médio chega totalmente renovado, com novo desenho e muitos equipamentos, além da motorização 1.6 flex (bicombustível), pode ser adquirido com câmbio automático nas cores preta e prata em duas versões, sendo a primeira com valor de r$ 75 mil e a top de linha por r$ 85 mil. com mais r$ 2.220 é possível acrescentar como acessório as borboletas no volante.
as duas versões chegam bem equipadas, com itens de série como: direção assistida elétrica com opção flex steer (três modos de dirigibilidade), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, computador de bordo com tela digital, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen, rádio integrado com leitor de cd, mp3, dvd, bluetooth e comandos no volante e faróis de neblina.
além de retrovisores externos com comando elétrico, sensor de estacionamento, câmera de ré embutida no logo na tampa traseira, abs + ebd, alarme com acionamento pelo keyless, airbags, sensor de chuva e sistema de navegação gps.
já a versão top de linha traz além dos itens descritos acima teto solar, bancos, acabamento interno, volante e alavanca de couro, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado eletrônico com visor digital, duto de aquecimento traseiro, banco do condutor com ajustes elétricos, faróis de xenônio, sistema de autoacendimento dos faróis, lavadores de faróis, botão de partida smart key, sistema imobilizador, grade dianteira com detalhes e logo cromados, esp + tcs (sistemas eletrônicos de estabilidade e sistema de controle de tração).
o novo i30 é empurrado pelo novo motor que foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, o gamma 1.6 ffv flex, de 4 cilindros, dohc, 16 válvulas, s-cvvt, com potência máxima de 128 cv quando abastecido com álcool e 122 cv com gasolina (a 6.000 rpm). em conjunto está a nova transmissão automática de seis velocidades com trocas sequenciais (a6gf1). o torque máximo é de 162 kg.f (e100) @ 5000 quando abastecido com etanol e 157 kg.f (e22) @ 4.500 com gasolina e o comprimento, 4.300 mm.
a suspensão dianteira totalmente independente é montada em subchassi, com torres macpherson, molas helicoidais, amortecedores a gás de dupla ação e barra estabilizadora antirrolagem. na traseira, eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. o tanque de combustível tem capacidade para 53 litros.
o modelo tem a disposição direção assistida elétrica com opção flex steer. com três modos de operação – comfort, normal e sport – o sistema altera o nível de assistência e sensibilidade para se adequar às condições de direção. o carro mede agora 4.300 mm de comprimento total, 1.780 mm de largura e 1.495 mm de altura. a altura entre eixos permanece a mesma 2.650 mm.