Xenon proibido em 2009
-
contran proíbe kits de faróis de xenônio
acessórios instalados terão que ser substituídos a partir de 1° de janeiro.
apenas modelos vindos de fábrica serão permitidos.
os faróis de xenônio, um acessório instalado em milhares de veículos no brasil está com os dias contados. polêmico, o farol de xenônio entrou na mira do conselho nacional de trânsito (contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes. a partir de 1° de janeiro de 2009, serão exigidos equipamentos sofisticados para circular com este tipo de farol.
veja o site do jornal nacional
a resolução 294 do contran diz que só poderão rodar com faróis de xenônio carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. este equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas.
também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz. estas tecnologias vem instaladas de fábrica em carros luxuosos, mas não estão nos kits de adaptação vendidos no brasil.
por isso, na prática, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que tirá-los.
segundo o contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de r$ 127 e retenção do veículo.
kits custam menos de r$ 300
os faróis de gás xenônio, ou xenon, que desembarcaram no brasil em carros importados, viraram febre com a venda de kits trazidos da china. até motos são equipadas com faróis de xenônio. são dois reatores e duas lâmpadas que custavam r$ 1.800 há dois anos hoje saem por menos de r$ 300.
“a vantagem é que o farol de xenônio ilumina três vezes mais e consome 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum”, diz o comerciante cayê ribeiro.
testes feitos neste laboratório mostram que a lâmpada branca comum e o farol xênon original de fábrica emitem um facho de luz bem definido - o que não acontece com o kit xenon colocado depois nos carros.
“com o xenônio você sente uma cegueira momentânea e pode ter uma colisão”, indica o físico carlos takata.
o problema é a substituição de lâmpadas. o corpo do farol original é desenvolvido para um tipo específico de lâmpada. a de xênon exige um projeto calculado para ela - e kit nenhum oferece isso.
fonte: do g1, com informações do jornal nacional
-
lei ridicula essa..
o xenon com certeza ja me livrou de muitos acidentes em minha moto
-
te falar que tem horas que atrapalha nego vem com aquela iluminação de estádio de frente para voce que é foda
-
tá certo. nego coloca xenon em refletor comum. aí não dá.
exato…
xenon tem que ser em farol tipo projetor...
-
o problema é que os caras não sabem fazer lei… tinha que ser assim... o facho tá jogando pra cima... prende o carro e aplica multa... o facho tá jogando na direção certa, que se dane o tipo de farol que o cara tem.
não se trata só disso. caramba, vc não viu a reportagem?
-
precisa ter o refletor de farol correto (o que nenhum adaptado tem).
-
precisa ter um regulador de altura automático, que compense a inclinação da carroceria (nenhum adaptado tem).
-
precisa ter um lavador de farol para evitar que a sujeira espalhe a luz na direção errada (o que nenhum adaptado tem).
meu irmão colocou xenon no 206 dele e as vezes precisamos manobrar os carros a noite e ficamos frente a frente com os faróis ligados. céus, é uma bosta mesmo…
é muito bom. faz a noite virar dia. mas pra quem vem no sentido contrário realmente atrapalha.
-
-
tirem os buracos da rua e façam boa sinalização que aí a galera não precisa reforçar o farol.
garantam a segurança dos cidadãos, que aí a galera não precisa se esconder atrás de insulfilm forte e vai enxergar melhor a rua.
mas de qualquer forma, o individualismo não pode prevalecer, e se está atrapalhando o próximo, tem que proibir mesmo.
infelizmente, pq eu estava pra por xenon no meu carro esse mês. tenho film no parabrisa, e tenho viajado a noite por estradas muito ruins, esburacadas e mau sinalizadas. não gostaria de ter o film no parabrisa, e nunca fiz questão de xenon, tanto que só pensei em por agora por causa do meu serviço que to viajando muito a noite…
fazer o que, é o sistema e vc precisa ir se adequando...
-
agora que vai baratear mesmo.
eu tenho lampadas de 100w, vou andar com a caixinha das originais, qualquer coisa eu troco na hora uaehuaueauhaueh.
quero ver se os cops vão tirar dos taxistas daqui, as estradas são um lixo, eles tem mais é que usar mesmo.
ruim é que cega mesmo.
-
essas de 100w nao vai pegar nada, eu uso na minha brasilia 4 farois baixos de 55w halogeno e ninguem reclama, mas tao bem reguladinhos.
tenho dó do pessoal que investiu dinheiro nisso, quem comprou pra por no carro e quem comprou pra revender e ganhar uns trocos .
abracos
wagner luis
-
tem um maluco aqui que ta com uma fiat strada adventure.. ele colocou no alto, no baixo e nos 4 milhas….
acho que pagou 600 conto cada kit....
esse sifú
brasil é o país do proibido....
aquele bando de deputado filho da p*** ao invés de fazer coisa que ajuda fica preocupado com o carro da galera
-
show de bola só assim pra me livrar dos paraíbas que acendem seus xing-ling de 200 reau às 9 da matina
-
bom, eu tinha xenon no gol… nunca tomei farol alto nem reclamação de ninguém... um ponto fundamental que muitos esquecem de dar a devida atenção, é a regulagem. o cara que instalou meu xenon era craque, deixou reguladinho, inclusive deixou o lado esquerdo um pouco mais baixo que o direito, justamente pra não ofuscar quem vem no sentido contrário. depois que instalei o xenon, nunca mais caí em buraco de noite… 6000k 35w... o problema são os kits de 100w que parecem holofotte de estádio de futebol... esses ofuscam pra caramba mesmo.
eu gostava e sinto saudade. no gol agora vou instalar as diamond vision, menos adaptação e resultado semelhante.
mas agora, convenhamos né. multa o carro zero com xenon regulado e funcional, e deixa o corcel ii com um farol só funcionando rodar.
-
eu particularmente sempre achei exagerado…
vai viajar pra você ver... é horrível nego vem com aquela iluminação de nave espacial no sentido inverso é osso, ainda mais pra eu que ando com o carro sem film na frente.
sou a favor da proibição, esses carros ditos luxuosos, realmente podem ter o sistema, foram projetados para isso (mercedez, jaguar, bmw a maioria deles tem esguicho e limpador de farol).
sei la, ando com a minhas diamond vision e to felizão. iluminam bastante e não incomodam.
-
concordo plenamente com o steeve.
final do ano agora to colocando xenon 6k 55w no meu carro, infelizmente tive que lacrar meu carro no film e to usando carro de noite direto em lugar mal iluminado … vou regular ele direitinho e instalar uns neblinas pra usar junta da meia luz quando nao precisar do xenon ... po cuido direitinho do meu carro, me viro pra pagar tudo direitinho, o mínimo que mereço pra não ter que por xenon é ter iluminação nas ruas, ruas sem buracos e carros bem cuidados igual o meu e o do pessoal daqui por exemplo ... isso aí é ridículo ...
-
steve,numa regulagem de faróis o esq. sempre tem que ser um pouco mais baixo mesmo,não é só para o sentido contrário,pra quem anda atrás do motorista que está a frente,não ofusca o retrovisor do lado dele.o cara que regulou sabe mesmo.
tenho a quase 1ano e nunca ninguém reclamou,a regulagem ta perfeita,ilumina bem e não incomoda.o lance é que não regulam mais baixo,principalmente nos carros mais altos,pick ups,vans,etc é mais fácil proibir do quer ter algum tipo de fiscalização,normal coisas/leis desse tipo por aqui.
preparem o bolso,as lâmpadas milagrosas vão triplicar de preço.