V8 x locomtiva…
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fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.
esse país não vai pra frente em parte por causa dessa mentalidade tacanha . quem ganha dinheiro na verdade está pouco se lixando para o caminhoneiro autonomo , que ve o seu frete mirrado se esvair em pedágios e diesel caro .
uma cadeia logística eficiente traz mais competitividade , que traz mais demanda , que traz mais postos de trabalho . a combinação frete + armazenagem + carga tributária encarece os custos muitas vezes em mais de 100% , cem porcento o custo de uma operação de importação/exportação . isso estrangula o setor produtivo .
numa estação trabalhavam : manobradores , pessoal de manutenção e segurança . em todas as estações tinha pessoal de estação . estes foram mandados embora e representavam creio eu mais de dois terços do pessoal . até hoje , e provavelmente nunca , essa mão de obra será reabsorvida .
acabaram com as docas também com esse pretexto , agora pergunte se a mão de obra foi reabsorvida e/ou os serviços melhoraram é nem uma , nem outra .
abraço .
o foda é que isso é dito por aí. desculpinha syle, pra variar.
aqui faz uns 12 anos que tavam falando de um trem pra ligar caxias do sul e porto alegre. pergunta se saiu do papel…
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outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.
**ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente
uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…**
aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.
mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?
outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .
por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .
a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .
já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .
os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .
todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .
mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .
abraços .
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outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .
por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .
a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .
já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .
os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .
todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .
mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .
abraços .
legal saber dessas coisas.
sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.
aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.
abraços.
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com ctz . o dia que eu for visitar curitiba quero correr esse trecho .
ainda sobre guerras , aqui em santos tem duas locomotivas henschel & sohn apreendidas de um cargueiro alemão na época da 1ª guerra . uma infelizmente se perdeu porque ficava num parque onde hoje existe o ct do santos e depois da construção deste foi parar num ferro-velho . a outra se encontra preservada no parque anilinas em cubatão .
essas locomotivas eram as de bitola 0,8m .
e pesquisando sobre essas brigadeloks , descobri que os alemães iam assentando quilometros e quilometros de trilhos por dia para a passagem da própria máquina , que ia acompanhando . e isso é fato já que o mesmo se viu na 2ª guerra onde a blitzkrieg seria inviavel sem esse metodo . da mesma forma que vai se assentando linhas telefonicas e de suprimentos , se assentava a linha que fazia parte inclusive da linha de suprimentos .
portanto , se houve alguma intenção bélica na não-padronização das bitolas brasileiras , esse general era um autentico burro …
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legal saber dessas coisas.
sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.
aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.
abraços.
eh de liturina? aquela vagao unico?
esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.
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eh de liturina? aquela vagao unico?
esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.
tem o passeio de litorina e o de trem normal, com vários vagões.
esse de litorina é mais caro, mas pra quem curte o bagulho vale pena, pois ela faz umas presepadas no meio do caminho. tem uma ponte treliçada em que ela passa, volta de ré, e passa novamente. parte mais legal do trajeto.
recomendado pra quem gosta de trem ou é casado.
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vou a curitiba há anos, conheço morretes, inclusive meu irmão se casou lá… mas eu nunca fiz esse bendito passeio, toda vez acontece alguma coisa que acaba não rolando. da proxima vez não passa, todo mundo diz que é mundo legal.
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tem o passeio de litorina e o de trem normal, com vários vagões.
esse de litorina é mais caro, mas pra quem curte o bagulho vale pena, pois ela faz umas presepadas no meio do caminho. tem uma ponte treliçada em que ela passa, volta de ré, e passa novamente. parte mais legal do trajeto.
recomendado pra quem gosta de trem ou é casado.
conveiro ahead.
streit, tem ideia de quanto custa esse passeio é e qual é a duração ?
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me informei um pouco, vi que tme na
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eu gosto desse.
http://people.bath.ac.uk/ccsshb/12cyl/
maximum power: 108,920 hp at 102 rpm
o resto vcs veem no site.
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eu gosto desse.
http://people.bath.ac.uk/ccsshb/12cyl/
maximum power: 108,920 hp at 102 rpm
o resto vcs veem no site.
já tá um pouco mais forte, 114,800 hp.