Brunimento… na retifica ou no local
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pessoal, numa puxada semana passada escapou pressão e quebrou canaleta de pistão.
substituí os pistões, montei com os anéis velhos e obviamente que ficou podre, tá fumando pra caramba, enfim, cabacisse total.
agora eu to bem durango de grana, comprei um jogo de anéis zero, parafusos, juntas e correlatos zero, estou deixando o carro no mecânico amanhã, pois não tenho mais tempo para fazer em casa.
estive conversando com o mecânico e ele me recomendou fazer brunimento dos cilindros no local. bem, eu faço toda mecânica do meu carro em casa, e nunca tinha ouvido falar nisso, eu ia acabar desmontando tudo e levando numa retífica.
quando ele me falou nesse esquema de brunir no local, fiquei meio assim…
para mim seria muito bom fazer como ele disse, me poupa muita grana, de m.o. dele, de m.o. da retífica, de retentores do virabrequim, enfim, fica bem mais em conta...
obviamente o brunimento que se faz na retífica é top, fica nota 10, padrão, funciona afuzel...
**pergunto:
esse brunimento no local é recomendável? fica muito ruim? fica quase igual? é tudo a mesma m#$%@?**
lembrando que o brunimento de qualquer forma seria bem leve, pois os cilindros já foram brunidos uma vez e quero perder o mínimo possível em ajuste do pistão e anés…
valeu pela força, []´s
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no marea que eu tive foi feito isso e ficou ótimo.
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no local = brunimento na lixa ?
não… o que foi feito no bloco do meu antigo marea, foi o seguinte: usando uma furadeira manual, e um gabarito para garantir que não houvesse nenhum desvio do eixo central do cilindro, o mecânico passou as pedras de brunimento no cilindro. rodou quase 100.000km depois de retificado e não fumava nada quando foi embora
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se bem feito fica igual ao feito na retifica.
so limpar muito bem, e depois montar.
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não… o que foi feito no bloco do meu antigo marea, foi o seguinte: usando uma furadeira manual, e um gabarito para garantir que não houvesse nenhum desvio do eixo central do cilindro, o mecânico passou as pedras de brunimento no cilindro. rodou quase 100.000km depois de retificado e não fumava nada quando foi embora
vou verificar com o mecânico, perguntei pra ele se ele tem o equipamento, ele me disse que tem, mas pelo que entendí é só a pedra de brunir, naum sei se inclui o gabarito e tal…
enfim, vou verificar com o cara..
[] s
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a ferramenta eh bem simples, vc prende ela em uma furadeira, e regula o tamanho , e depois eh so ir brunindo com cuidado, e sempre jogando querosene, ou algum fluido pra refrigerar e limpar as pedras…
nunca vi ninguem usando gabarito pra fazer isso... sempre vejo a turma fazendo na mão mesmo...
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sim, mas a idéia principal do brunimento é o angulo de cruzamento entre os riscos no cilindro, isto a máquina de bancada faz perfeito, 33 ou 35 ou qualquer angulo que vc ajustar, já no método manual, se for feito totalmente manual, eu não sei como fica, fica aquela coisa tá bom assim e deu.
enfim, já é quase certo que vou fazer no local mesmo, azar…