Estará a tesla reinventando a maneira de vender carros?
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foto: divulgação
a indústria automobilística mundial é um negócio de gente grande. fabricar carros requer volumosos investimentos e o retorno costuma ser longo e incerto. além disso, a competição é gigantesca, ganhar dinheiro no setor requer escala, know-how e habilidade.
o indústria automobilística mundial começou a ganhar escala a partir de 1913, com a criação da produção em massa idealizada pelo empresário henry ford, cujo processo ficou conhecido como fordismo. de lá para cá quase nada mudou na forma de fabricar e vender automóveis. agora, exatos 100 anos após a primeira revolução na indústria automobilística, podemos estar diante de um novo marco histórico.
e, desta vez, a protagonista poderá ser a tesla motors, uma fabrica de carros elétricos criada em 2003, em palo alto, califórnia, estados unidos. ela tem apenas dois mil funcionários e as operações de vendas no mercado internacional estão em fase incipiente.
mas, afinal de contas, o que há de especial nesta montadora. é que a tesla não está apenas tentando reinventar o automóvel, mas também a forma como eles são vendidos.
na distribuição de veículos automotores, a estreante do setor está seguindo o modelo de grandes varejistas, como a apple, para atrair clientes na europa e ásia, especialmente na china, onde a montadora faz a sua maior aposta para crescer.
a montadora de carros elétricos está adotando o conceito de grandes lojas próprias em mercados estratégicos, e a utilização de loja virtual em que a ideia e manter o carro, o cliente, a loja e a montadora conectados. a tesla quer permitir, por exemplo, que o consumidor equipe virtualmente o seu modelo, realize a primeira etapa da compra online e conclua na loja, permitir que o veículo se conecte às redes sociais, informações online sobre a manutenção do carro, dados de consumo, dirigibilidade, informações sobre como usar o bem de forma econômica, posto de abastecimento e loja mais próximo de onde se encontra etc.
a tesla planeja abrir este ano a primeira loja, fora dos estados unidos, em uma área comercial de pequim. a china é o maior mercado de automóveis do mundo, e os incentivos em algumas cidades são altos para carros elétricos. além disso, o apetite dos chineses por marca de luxo é alto e continua crescendo. daí, o cenário favorável aos apelos da tesla, que poderá estar dando o seu primeiro salto em direção a consolidação da marca globalmente.
a tesla, também, tem planos de inaugurar em 2013, lojas em hong kong e no japão. atualmente, ela já possui pelo menos oito lojas em grandes cidades europeias. apesar de estar engatinhando, a montadora norte americana tem números interessantes, a exemplo de mais de 1,6 milhões de pessoas já terem visitado suas lojas nos estados unidos e 25 por cento de suas encomendas serem do exterior.
será que estamos diante do teslaismo? a proposta é nova e ousada, a largada foi dada e agora é aguardar para ver o que acontece.
fonte: www.verdesobrerodas.com.br