Alguem ja viu esse sistema aqui??
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ainda nao entendo como é que pode com qualquer tipo de oleo ou graxa, a parada ficar pesada pra girar na mão… nao compreendo...
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acho que o melhor a fazer na parte de lubrificação, seria usar rolamentos blindados (2rs), rancar a blindagem de um lado, e enxer a carcaça central de graxa.
se ele usar oleo, vai ter q usar um oleo especial (oleo de cambio talvez) e vai ter q lacrar tudo pra não ficar vazando…
o grande problema desse sistema ainda são os rolamentos… como vai girar mt, tem que usar rolamentos especiais, ou no minimo rolamento com folga c3, isso ja ajuda um pouco...
bom eu passei umas dicas pra vc sobre isso, e pelo jeito vc nem viu…
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cara, antes de ligar a pressurização no motor, faz um tubo com um tampao na ponta e uma pop-off, pra liberar a pressao, coloca um manometro de turbo tbem… pra ver se ta pressurizando....
se desfragmentar tudo, pelomenos vc nao perde o motor do carro por alguma eventual parte de rotor que possa sobrar na admissao
mas a ideia é muito boa mesmo parabens pela iniciativa
ah outra coisa, acho que isso ai so vai funcionar bem mesmo se fizer o eixo flutuante igual numa turbina mesmo...
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ainda nao entendo como é que pode com qualquer tipo de oleo ou graxa, a parada ficar pesada pra girar na mão… nao compreendo...
simples… é uma redução ao contrário , por natureza isso fica pesado pra virar no eixo de entrada.
fazendo uma analogia bem tosca mesmo, seria a mesma coisa que andar de bicicleta colocando a marcha no volantão e na catraquinha ...
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eu tava navegando na net, e achei esse link…aqui
nao li, mas tem varias formulas (que eu nunca vou usar… heheeh) mas pode ser util pra vcs...
outra coisa que eu tava pensando, é usar uma turbina completa, apenas sem a caixa quente e ao invez de ter um rotor quente, ter uma engrenagem... assim, esse eixo que tem que girar altissimas rpms, seria banhado por oleo...
para eliminar eventuais pulos de engrenagens e / ou desalinhamento do eixo, causando desgaste dos mancais, poderia usar um oleo de cambio cvt, onde li em algum lugar que as engrenagens nao encostam uma nas outras...
ou sera que viajei... ehehehe
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eita, esse oleo ai não é o oleo de cambio certo?
a graxa é uma boa opção porem será que com a alta velocidade essas engrenagens ai não vão azular com a graxa? não sera melhor oelo mesmo porem um oleo fino….
o problema é que com um óleo 50 já vaza imagina um mais fino.
bom eu passei umas dicas pra vc sobre isso, e pelo jeito vc nem viu…
o problema é que vaza o óleo de um lado do rolamento para o outro dai escore pelo eixo e vai pro rotor, só se eu usasse um retentor para parar o vazamento mas eu não tenho como fazer isso.
ps: li suas dicas.
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o problema é que com um óleo 50 já vaza imagina um mais fino.
o problema é que vaza o óleo de um lado do rolamento para o outro dai escore pelo eixo e vai pro rotor, só se eu usasse um retentor para parar o vazamento mas eu não tenho como fazer isso.
ps: li suas dicas.
vaza mesmo com todas as vedações que voce fez?
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velho, sei de um cara que fez um desse, parece que funcionou, n ao sei de durabilidade, podem procurar sobre o magrao, da oficina aeroprotech (acho que e isso) ele entra de vez em quando no forumfuscabrasil, e eh amigo do famoso chico biela (povo das antigas daqui conhece o chico).
to de olho no topico, iria resolver todos meus problemas no volks a ar, ia ter ronco de aspro, forca de sobre-alimentado, o motor nao ia ter que ficar cheio de canos enfeiando e ocupando espaco do mesmo, perfeito
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simples… é uma redução ao contrário , por natureza isso fica pesado pra virar no eixo de entrada.
fazendo uma analogia bem tosca mesmo, seria a mesma coisa que andar de bicicleta colocando a marcha no volantão e na catraquinha ...
olha, para um eng. mecatrônico isso ficou bem claro….
o que não ficou claro é, se antes, com as engrenagens secas se conseguia girar a redução... por que agora com a adição de óleo 10, 20, 50, 90, graxa, azeite e o escabáu a coisa pesou ?
por mais grosso que seja o oleo e/ou graxa ela sempre tenderá a ajudar, a nao ser que vc ponha uma cola dentro...
etm certeza qeu algo lá não desalinhou?
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vaza mesmo com todas as vedações que voce fez?
vaza onde tem aquela capinha do rolamento ,ali não tem como vedar.
amigo, pq vc nao cloca um oleo 90??
vai vaza mesmo com 90.
olha, para um eng. mecatrônico isso ficou bem claro….
o que não ficou claro é, se antes, com as engrenagens secas se conseguia girar a redução... por que agora com a adição de óleo 10, 20, 50, 90, graxa, azeite e o escabáu a coisa pesou ?
por mais grosso que seja o oleo e/ou graxa ela sempre tenderá a ajudar, a nao ser que vc ponha uma cola dentro...
etm certeza qeu algo lá não desalinhou?
cara eu usei bardhal para motores cansados aquilo é umas 10x mais viscoso que o óleo 90 só pra ti te uma idéia quando tu vira o vidro dele o negócio demora um bocado para descer, com as engrenagens no seco dava para gira bem facil com a mão, se eu tivesse usado um óleo 90 ou mais fino concerteza ia girar facil tambem mas o problema que ia escorer tambem.
vou ligar hoje atrás dos rolamentos ceramicos ou de retentores, vamu ve no que vai da. valeu
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iai, não consegui achar os rolamentos cerâmicos por aqui, e sobre retentores para todos que liguei falaram que não ia aguentar por causa da rotação alta. eu desmontei todo o compressor limpei e remontei só que agora com graxa, e tirei a blindagem dos 2 rolamento que vai no eixo do rotor ,só deixei uma parte da blindagem do ultimo rolamento para a graxa não sair, assim a graxa pode entrar nos dois rolamentos, agora só falta espera a cola pra junta 3m seca e tasca no motor. acho que agora vai
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colocou graxa demais… pode colocar so metade disso...
mt graxa acaba sendo pior q pouca...
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iai, hoje testei o compressor e , a coreia fica patinando, acho que tá muito pesado ou não consegui dar aperto suficiente, mas na lenta do motor fazia um baita vento, eu coloquei a mão no compressor para ver se estava esquentando e sem querer coloquei a mão na frente da boca do rotor quase se vai um dedo , aquilo tava sugando demais, se eu colocava a mão na saida do ar dava pra sentir o ar empurando. eu dei uma aceleradinha até uns 2500rpm mas como a porcaria da coreia patinava o compressor não acelero. eu achei bem forte o ar que sai do compressor e fiquei pensando se um turbo com 1kg de pressão é muito mais forte que aquilo, não lembro quem comento no começo do topico que seria melhor usar rotor de turbina de motores a diesel que com menos rotação ia dar pressão mais cedo, dai pensei que como minha turbina é de caminhão uma .60 já poderia estar dando uma pressão mesmo com essa baixa rotação do motor ou estou enganado?
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iai, hoje testei o compressor e , a coreia fica patinando, acho que tá muito pesado ou não consegui dar aperto suficiente, mas na lenta do motor fazia um baita vento, eu coloquei a mão no compressor para ver se estava esquentando e sem querer coloquei a mão na frente da boca do rotor quase se vai um dedo , aquilo tava sugando demais, se eu colocava a mão na saida do ar dava pra sentir o ar empurando. eu dei uma aceleradinha até uns 2500rpm mas como a porcaria da coreia patinava o compressor não acelero. eu achei bem forte o ar que sai do compressor e fiquei pensando se um turbo com 1kg de pressão é muito mais forte que aquilo, não lembro quem comento no começo do topico que seria melhor usar rotor de turbina de motores a diesel que com menos rotação ia dar pressão mais cedo, dai pensei que como minha turbina é de caminhão uma .60 já poderia estar dando uma pressão mesmo com essa baixa rotação do motor ou estou enganado?
esta correia não esta patinando pelo foto de ter colocado muita graxa como foi dito ai em cima?
interessante seria voce verificar com manometro quanto que ele ta gerando de pressão ja em baixa.
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esta correia não esta patinando pelo foto de ter colocado muita graxa como foi dito ai em cima?
interessante seria voce verificar com manometro quanto que ele ta gerando de pressão ja em baixa.
não, a polia e a coreia estão limpas. para medir seria só fazer uma tampa com o manometro encima?
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dando 0,05 de contribuição, vc está usando correias em v, certo? já pensou em usar sincronizadas?(tipo a da polia do comando). acho q vc terá duas vantagens: 1- terá mais pegada da correia, evitando a patinação, e é o tipo de correias utilizadas nos blowers da vida; 2- não sei como está seu cálculo de relação, mas vc pode diminuir ou aumentar a relação, melhorando ainda mais a rotação do seu compressor. aqui em cwb eu compro essas polias sincronizadoras da fremag, mas é só vc procurar um catálogo da gates q terá várias medidas para usar…
no mais, parabéns pelo projeto
abraço