Corsa c de motor f 1 para f 2
-
a minha opinião é besteira trocar. da pra tirar bastante coisa desse f1, eu tive um palio 1.8 com cabeçote feito, escape em 2 e comando 276. mesmo sem remapear (acerto apenas no hpi), mudar corte ou trabalhar a borboleta (eletronica) o carro virou um mosntrinho, além de econômico.
gostei e farei novamente se tudo caminhar, mas com uma ft, ou pandoo, 4 itbs…
opa rafones blz?
voce ja teve problemas no virabrequim com essa configuraçao???
seu carro era acelerador eletronico já? entao era balancin roletado certo?
abraços
-
e ai cara blz?
então eu inicialmente estava pensando em uma preparaçao aspirada de boa, mas desisti comecei a ver qto ficava a brincadera , vi que não é pra mim esse negocio hehehe…
então estou partindo para um turbão mortadela, pelo que voce me falou estou quase abandonando a ideia do f2 turbo e fazendo em cima da mecanica original mesmo, achei que o f1 era ruim de mexer.
é lenda né. se fosse tão ruim não tirariam 250cvs do c16xe aspirado na gasolina.
cotei a biela e pistao com o godão não é nada de absurdo só os pistoes que são meio carinhos, mas nada de absurdo…
poderia me passar o valor? pode ser por mp se preferir. eu nunca cotei isso com ele nem com ninguém porque acho que não vou usar no meu kkk (não vai ter potencia pra quebrar nada disso hehe) mas tenho curiosidade.
esse negocio de milissete como chegaria nessa cc ?
usando o virabrequim do 1.6 daria aproximadamente 1700cc. só que voce teria que comprar pistões forjados +- 4mm (não lembro de cabeça) mais altos, ou rebaixar o bloco. o bonus é girar mais…o contra é a perda de torque.
achei interessante cabeçote 16v, e não é nada de abusurdo em valores pelo que vi, sabe oque eu precisaria alem disso que voce falou?? injeção sensores bobinas tbi dá tudo pra usar o do proprio carro??
o tio américa aqui do forum transformou o 8v dele em 16v. conversando muito com ele e pesquisando com outras pessoas é +- aquilo que te falei, o principal é:
-bomba dágua (r$~130,00)
-parafusos de cabeçote
-esticadores e correia (r$250,00)
-capas das correias
-coletor de escape (tu vai fazer escape dimensionado, então nem conta isso)
-coletor de admissão**
-juntas, e outros trecos mais simples que vão ser necessários.
os sensores do corpo de borboleta vão estar no corpo de borboleta, que pode ser o mesmo (ou de vectra/astra/omega se quiser um maior). o sensor de pressão que vai no plenum é tranquilo de adaptar num plenum custom…e se for usar o plenum do corsa gsi acho que ja tem o sensor também.
**o coletor de admissão do 16v é dividido em 2 partes. a de baixo é igual na meriva e corsa gsi (não tenho 100% de certeza, mas visualmente iguais). a parte de cima da meriva não da pra usar. a do corsa gsi, aparentemente dá pra usar..mas não sei como ficaria montado. tem também o coletor do stilo que não sei se daria.
eu usaria a parte de baixo do coletor original e faria a parte de cima com o preparador.
quem fez isso foi o américa, procura trocar ideia com ele que o cara manja.
as vezes é mais interessante doque gasta 1 ou 2 k fuçando no original , colocar logo o 16v se nao precisar adaptar mt coisa( isso depois que o carro ja estiver montado e rodando 8v )
o cabeçote original mesmo com turbina grande acho que nao vai girar mt não, o meu é balancin comum ainda, as vezes da umas batidinhas qdo dá umas sapatadas, mas isso deve ser problema do oleo que estou usando 15w40 semi…
outra coisa importante vai ser a embreagem, um plato pesado de 1000 ou 1200 libras o atuador hidraulico vai aguentar o tranco? se tirar o sistema hidraulico vou ter que trocar de pedal tbm ñ é? pq é de plastico
será que kit mortadela basico com turbininha mais encorpada e 0.6kg as bielas de frango iriam aguentar?? até eu ter $$ pra partir pro kit biela e pistao hehehe...
valeu
abraços
sobre a embreagem eu não tenho a mínima ideia heheh. e sobre biela e pistão se eu fosse montar turbo seria com uns 200cvs no maxímo.
-
opa rafones blz?
voce ja teve problemas no virabrequim com essa configuraçao???
seu carro era acelerador eletronico já? entao era balancin roletado certo?
abraços
nunca tive tive problema com vira, nunca vi nenhum corsa da turismo 1.6 aqui ter, e nenhum dos corsas aspirados 1.8 ou 1.6 ter. pra mim, esse problema surge quando se gira alto demais, coisa de 9000rpm. até os 7500 nunca vi acontecer e só ouvi disso aqui no pp, mas em carros com nível de pista, não de rua.
os fiat possuem borboleta eletrônica desde os primeiros fire, e todos os 1.8 f1 montados em fiat saíram com acelerador eletrônico, mesmo os só a gasolina. meu palio é 2004, primeiro ano do flex e é balancim convencional, que nunca marcou comando, nunca quebrou nem nada disso.
-
**o coletor de admissão do 16v é dividido em 2 partes. a de baixo é igual na meriva e corsa gsi (não tenho 100% de certeza, mas visualmente iguais). a parte de cima da meriva não da pra usar. a do corsa gsi, aparentemente dá pra usar..mas não sei como ficaria montado. tem também o coletor do stilo que não sei se daria.
eu usaria a parte de baixo do coletor original e faria a parte de cima com o preparador.
quem fez isso foi o américa, procura trocar ideia com ele que o cara manja.
sobre a embreagem eu não tenho a mínima ideia heheh. e sobre biela e pistão se eu fosse montar turbo seria com uns 200cvs no maxímo.
existe no brasil uma cópia do powerbox gringo, um tigra 1600 levantou + 14cv apenas trocando a parte final do coletor de admissão do tigra pela cópia do powerbox, borboleta original. 14cv em dino de bancada, no motor.
-
bela aula rbsmontemor..
porem sendo aspro, no f1 a litragem é novamente um limitador.
comprando um motor x20xev (apenas vectra 2.0 16v 96/7)
ele naturalmente lhe entregará 141cv originalmente sem nenhum esforço.
fora o torque monstruoso se comparado a um 1.6.
vá de 2.0 16v original ou não e seja feliz
-
ja conversei com meu chará, está praticamente decidido oque vou fazer…
inicialmente vou montar 16 v aspirado original, qdo tiver tempo vo correr atras do cabeçote e coletor , acho que vai ser meio dificil achar o coletor do gsi com flauta... preciso ir atras tbm do powerbox, parece que a mvs preparações faz...
com esse cabeçote pelo menos vo usar tudo do carro, só precisando trocar correia e esticadores, vamos ver como vai ficar
-
opa fui procurar as peças hj surgiu as seguintes duvidas:
pra saber se o cabeçote é de 1.0 , 1.6 ou 1.8 é só oque vem escrito na lateral mesmo?
coletor do 1.0 e 1.6 são iguaisó
altura std do cabeçote? acho que esse informação só vo conseguir em retifica mesmo…
já achei tudo, mas fiquei na duvida sobre isso.
achei um coletor completo com tbi e chicote faltando bicos e flauta por merreca, mas acho que é 1.0 mas os dutos parecem grandes a tbi acho que é do mesmo tamanho do meu carro...
ajuda plz
-