Hyundai hb20 segue firme como o 4° carro mais vendido
-
foto: divulgação
a fiat tomou a liderança da volkswagen no mercado brasileiro, mas não conseguiu desbancar o sempre líder gol. há dez anos atrás o gol reinava absoluto no mercado nacional. naquela ocasião, o corsa da gm era o segundo colocado e ficava quase 50% de distância do líder gol.
em 2003, entre os dez modelos mais vendidos no país, tínhamos: um modelo vw, três a gm, três fiat, um ford, um toyota e um renault. o líder gol vendeu 180.659 unidades naquele ano, significando cinco vezes mais do que o corolla da toyota, que foi o décimo colocado, com vendas de 35.843 unidades.
o que mudou nestes últimos dez anos entre os dez modelos mais vendidos no paísó o gol continua líder, mas agora apenas 23% o separa do fiat uno que ocupa a vice-liderança. até maio deste ano, entre os dez modelos mais vendidos temos: três da vw, quarto fiat, um ford, um gm e um hyundai.
agora há um pouco mais de equilíbrio entre os modelos mais vendidos. por exemplo, o líder gol, de janeiro a maio deste ano, vendeu 98.815 unidades e o décimo colocado, o vw voyage, vendeu 41.541 carros, ou seja, um pouco menos da metade do líder gol. a dez anos atrás, o décimo colocado vendia cinco vezes mais do que o décimo lugar.
duas marcas deixaram de frequentar as primeiras posições do ranking de maiores volumes de vendas no país. a toyota que em 2003 colocava o corolla na décima posição e, nos cinco primeiros meses de 2013, aparece na décima nona posição. já a renault que em 2003 contava o clio em sétimo lugar, aparece agora com o sandero em décimo segundo colocação.
a maior novidade é o surgimento da hyundai, pela primeira vez entre as dez marcas mais vendidas no brasil. poucos meses após o lançamento de sua fábrica em são paulo, a marca coreana mostra que não está para brincadeira, e coloca o hb20 como o quarto carro mais vendido no país nos cinco primeiros meses de 2013.
caso a fábrica brasileira da hyundai tenha capacidade produtiva, o carro não demorará muito para galgar novas posições, pois o hb20 é um carro moderno, confortável, com bom desempenho, preço competitivo, bonito e agradou o consumidor brasileiro.
recentemente, tive oportunidade de fazer uma pequena viagem com um hb20 de um amigo e fiquei muito bem impressionado com a dirigibilidade, desempenho nas curdas e, até para a minha surpresa, nas subidas. o carro agrada muito e o consumidor que estiver a procura de um carro com as suas características, se fizer teste drive, dificilmente deixará de compra-lo.
o fato é que a hyundai, para azar dos concorrentes, acertou de cheio ao lançar o hb20. considerando que a segunda e terceira posições do ranking dos maiores volumes do mercado doméstico, têm venda média mensal entre 15 e 16mil unidades (fiat uno e pálio), não demora muito para o hb20 desbancar os dois modelos italianos. depois disso a briga será contra o gol da vw, que contabiliza venda média de quase 20 mil unidades por mês.
mais uma vez, quem tem mais a ganhar com o acirramento da concorrência é o consumidor brasileiro, e ele merece!.
*escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil
fonte: verdesobrerodas.com.br