Veículos movidos a célula de combustível é coisa do futuro
-
foto: divulgação / toyota fcv-r concept
um relatório de pesquisa da navigant research forecasts, intitulado “fuel vehicles células – fvc”, foi publicado recentemente apontando que as vendas mundiais de veículos leves movidos a célula de combustível atingirão a marca de 1.000 unidades em 2015 e, em seguida, iniciará um período de forte crescimento, superando 2 milhões veículos por ano entre 2020 e 2030.
segundo a pesquisa, o mercado de veículos leves movidos a célula de combustível, terá nos próximos sete anos, período de restrições de oferta, muito em função dos desafios de se garantir infraestrutura de abastecimento adequada para os clientes, exigindo grande volume de investimentos por parte do governo e da indústria, conclui a navigant.
o relatório analisou três tipos de veículos de passageiros, movidos a células de combustível, que terão mais chance de progredirem comercialmente: veículos leves, ônibus e scooters. quanto aos veículos leves, o relatório da navigant aponta a hyundai como a montadora que mais chances terá de liderar este segmento. ela investiu, no início de 2013, na produção em série do ix35 (tucson) e um veículo utilitário esportivo (suv), também, movidos a célula de combustível.
o relatório evidencia ainda, que a europa ocidental se tornou o centro da atividade de desenvolvimento fvc, depois de uma mudança de financiamento nos estados unidos, a partir de pesquisa de células de combustível para veículos elétricos. segundo o relatório, países como alemanha, reino unido e nórdicos têm menos geografia para cobrir, e por esta razão estão avançando mais rapidamente sobre os planos para implantar estações de abastecimento de hidrogênio.
a iniciativa da alemã h2mobility que se comprometeu a construir e implementar 50 estações de abastecimento de fvc até 2015 (embora ainda não tenha alcançado 20), é uma grande esperança para o crescimento dos veículos movidos a célula de combustível na europa.
outro ponto importante ressaltado no relatório é que em 2012, o governo do reino unido, as montadoras e as empresas de hidrogênio assinaram um memorando de entendimento (mou), em que o grupo se compromete a trabalhar junto para apoiar a implantação de fvcs 2015-2030. a pesquisa inicial indicou que no reino unido seriam necessários 65 estações até 2015 e os trabalhos para alcance desta meta, já foram iniciados.
na região da ásia-pacífico, o japão e a coreia do sul, também, têm planos para expandir a infraestrutura até 2015. o tempo para construir uma estação fica entre 18 e 36 meses, portanto, parece claro que haverá baixos níveis de cobertura de abastecimento até 2016, fazendo com que as montadoras retardem os lançamentos.
*escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil
fonte: verdesobrerodas.com.br