Os dez recordes ˜imbatíveis da fórmula 1
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alguns recordes da f1 são bem conhecidos e, de uns tempos para cá, bem pouco comentados. é o caso das 91 vitórias na carreira de michael schumacher e, também, das 326 largadas de rubens barrichello.
todavia, existem outras marcas na categoria bem interessantes e curiosas. e que, provavelmente, não serão superadas porque dependem menos de tempo e habilidade.
confira dez ‘recordes insuperáveis’ da f1:
1. no grande prêmio da europa de 1997, disputado em jerez de la frontera, na espanha, aconteceu um raro empate triplo no treino de classificação. jacques villeneuve, michael schumacher e heinz-harald frentzen cravaram a marca de 1min21s072. villeneuve largou da pole por ter feito sua volta antes.
2. as temporadas de 1965 e 1968 começaram seus campeonatos no dia 1 de janeiro. há alguns anos as disputas da categoria de monopostos mais importante do planeta se iniciam geralmente em meados de março.
3. a corrida mais longa da história da fórmula 1 aconteceu em montreal, no canadá, no campeonato de 2011. a prova vencida pelo inglês jenson button, marcada por uma forte tempestade, durou incríveis 4 horas, 4 minutos e 39.537 segundos.
4. o piloto italiano grabielle tarquini foi aquele que mais vezes fracassou na tentativa de se qualificar para o treino de classificação: total de 24 oportunidades. atualmente não é mais necessário uma pré-qualificação para a disputa de uma vaga no grid.
5. o grande prêmio da alemanha de 1953, em nürburgring, teve o maior número de pilotos alinhando no grid de largada: 34. um total de catorze convidados fez parte da prova. nos dias de hoje, por regulamento, o grid da f1 pode ter no máximo 26 carros.
6. o pódio mais velho da história da fórmula 1 aconteceu no grande prêmio da suíça de 1950 quando os pilotos giuseppe farina, luigi fagioli e louis rosier – com suas idades combinadas – somaram exatos 140 anos e 93 dias.
7. o recorde de maior número de pódios numa mesma temporada pertence ao heptacampeão mundial michael schumacher. no campeonato de 202, o alemão teve nada menos do que 100% de aproveitamento. ou seja, em 17 etapas foram 17 pódios.
8. o melhor aproveitamento em pódios pertence ao piloto dorino serafini [100%] que participou apenas de uma prova de f1 – o grande prêmio da itália de 1950 – e conseguiu terminar a corrida entre os três primeiros colocados.
9. o recorde de menos pontos somados na f1 aconteceu no grande prêmio da inglaterra, em silverstone, de 1954. nos primeiros dez anos da categoria, a volta mais rápida de uma corrida rendia um ponto no campeonato. porém, a cronometragem rudimentar dos primeiros anos, assinalou 7 pilotos com o mesmo tempo de melhor volta nesse gp. cada um recebeu 0,14 pontos.
10. o recorde de maior vantagem para o segundo lugar pertence ao lendário jim clark. no grande prêmio da bélgica de 1963, no tradicional circuito de spa-francorchamps, o inglês teve que esperar ‘intermináveis’ 4 minutos e 54 segundos para ver o 2º colocado receber a bandeira quadriculada.