Ajuda fiat 1.6 16v t
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agente fala bastante em entrar a 3k, mas como vai ser essa entrada da turbina nos 3k? vai ser gradativo? ou vai ser numa paulada só?
vai ser bem prgrossivo amigo, não vai ser aquela coisa de apl quando entra, parace que carro fica igual uma vaca louca kkkk
abraços
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.42 .48 deve ficar pequena pro teu carro, fica igual uns manulo que coloca .32 .38 em chevette 1.6 fica ruim para andar..
uma turbina maior para oque vc quer ta de bom tamanho..
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todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...
afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?
nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.
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todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...
afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?
nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.
fato… turbina grande é legal qdo vc tem espaço pra acelerar, e coisa e tal... mas pra cidade uma menor as vezes é muito mais agradável, da mais torque em intermediária, responde mais prontamente... tudo depende do que a pessoa quer ou aceita perder em troca...
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como sempre, tem q se preparar um motor/carro para o uso dele, e não somente pendurar um kit e achar q tem o carro mais forte do mundo…
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basicamente, oq eu quero é um carro que de pra mir ir trabalhar, ir para a faculdade e viajar em alguns finais de semana normalmente, não precisa ser forte nesses trajetos, porém quando precisar me divertir seja só afundar o pé de verdade. praticamente um carro com 2 personalidades.
pelo que entendo, uma turbina um pouco maior vai me trazer isso, não é?
nunca tive carro t, mas acho q andar no dia a dia com a turbina pressurizando deve ser divertido mas deve encher o saco.
para vcs terem um idéia do meu objetivo, antes de optar pelo turbo, tinha comprado um kit nitro, que normalmente só pode ser acionado acima de uns 3k, e com pé no fundo.
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vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:
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você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)
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você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)
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você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo
ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):
num muda a rotação de torque ou potencia máxima
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voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena
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andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio
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num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)
mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:
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você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)
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vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha
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vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.
mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .
enfim... escolha da turbina depende do que vc usa e do que vc gostaria de mudar... eu sou fã de turbina menos do que o povo usa aqui... tem mais uma coisa é a turbina encher com 3.000 uns 0,5bar... ams num empurra... outra é ela já empurrar desde giro mais baixo... tem gente que fala que a turbina enche e com 3.000 já tem 0,3bar...´só que o carro num caminha com essa pressão...e muitas vezes outra menor com menos que isso o carro caminha muito mais nessa fase...
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melhor explicação over.
eu peguei a k16 justamente porque quero o resultados em ultrapassagens e mais força nas subidas, a potência sera um extra.
e eu antei em um palio com ela, e falei é isso que eu quero.
apesar de acharem pequena, para o que eu quero ela me atende se um dia eu achar pouco passo para uma k24
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eu recomendo uma k24 no padrao dnt eixo 53,5 e rotorzinho 47…..
é uma turbina pra intermediaria, e que vai pegar cedo e nao vai estrangular em alta....
e depois vc ainda tem a possibilidade de aumentar o rotor dela....
eu tinha uma dessa no meu uno turbo 1.6 8v... com 3000 ela ja começava a me fazer feliz hehehe
agora ta vindo com uma um pouco maior... com eixo 53,8 e rotor 52,4, porem roletada..
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amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.
o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.
ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,
e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando
para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).
esse motor é um tesão, tu vai curtir muito
boa sorte
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vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:
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você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)
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você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)
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você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo
ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):
num muda a rotação de torque ou potencia máxima
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voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena
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andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio
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num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)
mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor
se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:
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você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)
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vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha
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vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.
mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .
tenho saudades dessa escolha kkkkk eita noissss
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amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.
o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.
kkkk pqp motor com 106 cv restrigidos vc acha fraco pqp
ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,
e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando
para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).
esse motor é um tesão, tu vai curtir muito
boa sorte
.50 .58 e ponto kkkk sem sobra de duvidas
o nosso amigo overspeed pode fazer um talentinho na injecao original com ponto de ing e combustivel
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orra, bela explicação overspeed, acho q agora reforçou mais ainda a ideia de uma turbina maior. não quero um carro mais forte para uso normal , quero ele forte na hora de me divertir. não me importo em baixar uma e soca a bota, tanto que eu faço isso a anos e nunca me importei.
sendo assim, tbm vou ter um carro mais econômico né
só pra dar uma exemplificada, qual seria a turbina pequena, a media e a grande +ou-?
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bom galera depois de muito estudar, e ler as sugestões de vocês, por falta de opção fui na turbo anhanguera comprar uma turbina no caso seria a tal .50 .58
chegando lá, como sempre o péssimo atendimento, me falaram que essa caixa quente era e-n-o-r-m-eee para meu carro, (quase me chutaram da loja).
até citaram uma .50 .48 mas que ainda assim era gigante segundo eles.
quanto falei a turbina , me pergutaram qual era o carro, me responderam do fundo da loja :
- essa turbina é muito grande não vai ficar boa, e se ele comprar não vai poder trocar depois. essa turbina é para ap2.0 e olha a cilindrada e a potencia comparada com seu motor.
-pra vc tem que ser no máximo uma apl que ainda é grande para esse motor. o ideal seria uma .36
e para finalizar : - com essa turbina vc vai até a praia e não vai encher
conclusão, me senti um extraterrestre que não sabia do que estava falando, e acabei voltando pra casa sem meu caracol, e ainda voltei bem imputecido
e ae, volto lá e insisto na masterpower .50 .58, ou vou em outra loja? alguém tem alguma para me indicar?
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ja tinha mandado esse cara da t.a tomar no cu
como a que eu achar melhro pro meu carr e acabo
fala que pra ap 2.0 kkk pelo amor de deus
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po biriba…. parece que tamos no mesmo caminho...
tenho um 1.6 que tambem queria dar uma apimentada mas uso o carro pro dia a dia....... ai estou estudando as opções...
diferentemente de vc eu prefiro o motor esperto em baixa rotação, não me vejo esticando muito o bixo a mais de 5000 rpm.... queria um caracol pequeno mesmo.... tambem com uma pressão baixa....
mas uma coisa me chamou atenção: devido a facilidade de instalação e remoção do kit nitro, eu estava pendendo pra um desses.... mas vc no primeiro post disse que teve problemas com um desses.... que tipo de problema? como era o carro com o kitá sem acionar ficava igual original? tava querendo compra um no ml tb... as vezes até é o seu.....
vou acompanhando o seu topico e se quiser acompanhe o meu e de umas ideias tb...: