Pégaso z102 1952, puro sangre español
-
motor v8, 2800 cilindradas, comandos nos cabeçotes, cambio na traseira junto ao diferencial com transeixo. este era o pégaso z102, esportivo puro sangue feito com pedigree : o catalão wilfredo ricart , seu mentor, supervisionou no departamento de competição da alfa romeo dois mitos italianos : vittorio jano e enzo ferrari nos idos de 1936.
depois da guerra, retornou ao seu país para trabalhar recem fundada industria estatal enasa. a estattal fabricava caminhões com a marca pégaso com ferramental herdado da hispano-suiza, outra marca mítica espanhola.
como a espanha dos anos 50 era um país atrasado e carente de mão de obra especializada, ricart teve uma ideia brilhante: por que não produzir carros esporte ultramodafócas para alavancar tecnologia e qualidade de mão de obra? uma escola para toda a empresa. assim surgiu a ideia do z-102. tudo era fabricado na fabrica enasa, desde um parafuso até um carburador.
ricart dizia somos um país pobre, portanto para crescer só nos resta fazer jóias para os ricos .
a farra acabou no final de 57, quando um novo interventor federal mandou parar tudo e destruiu todo o ferramental. são raríssimos até em sua terra natal.
confira aqui uns videos dessas jóias espanholas feitas para os ricos:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/yre18cgjruq"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/yre18cgjruq" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=yre18cgjruq</center>
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/yu_zh06pgq8&"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/yu_zh06pgq8&" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=yu_zh06pgq8&</center>
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/nrffsd2bso&"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/nrffsd2bso&" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
-
buen coche
já conhecia um pouco daqui:
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/ferrari-15.htm
o terceiro vídeo não funcionou…
-
buen coche
já conhecia um pouco daqui:
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/ferrari-15.htm
o terceiro vídeo não funcionou…
pqp, que lenta e roncos lindos:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/inrffsd2bso"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/inrffsd2bso" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=inrffsd2bso</center>
conheci através de amigos espanhóis, depois achei essa reportagem do bcws, e muita coisa que escrevi chupinhei dela não dei os creditos pq o bcws ta de viadagem e não aceita clique com o botão direito, quem gosta de abrir várias páginas do mesmo site pra ler tudo se ferra.
-
outro video interessante:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/m-nipvwoil8"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/m-nipvwoil8" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=m-nipvwoil8</center>
e depois nossos fora-de-serie com gm 4100 e aircooled 1600 é que eram bons não que não fossem mas meu, os caras fizeram um puro-sangue do zero e do nada…