Taxa ap 1.9 tá broca. help ???????????????
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fluff,veja só este trampo de tig em pistões não é o primeiro que os caras fazem lá,e na maioria dos casos foi feito em motor de carreta.se funciona em carreta pela lógica tem que funcionar no ap.veja só a tig é usada até pela nasa,será que a solda é boaão lance da crestana houvi dizer que era só pistões iapel que já ficavam na altura que eu precisava,mais é forjado né caro demais pro meu bolso.tem que ver que aqui onde móro não temos a facilidade de comprar peças que vcs tem por ai,e muitas vezes somos o brigados a emprovizar.e essa idéia eu fiz por que o cara que fez o trampo me garantiu que funcionaria.e eu não queria nem ferrando alterar a altura do bloco por meio de plana.
galéra,seguinte:vamos ver se agente consegue até o final deste tópico postar a formulinha passo a passo,de como calcular a taxa de motores com pistões flat top.sei lá cada um que manja destes calculos poderiam postar seus cálculos formulas e etc.e com isso ensinar para mim e tantas outras pessoas que estão enteressados neste tópico.para que assim ,este tópico não seja só mais um em meio a outros que ficam subentendidos ou sem solução.tipo assim procurar,procurei até demais.e não encontrei,meios de calcular a taxa do meu motor.galera se eu não acreditasse na turma aqui do pp,jamais teria me cadastrado aqui,nem tão pouco teria aberto este tópico.então vamos ver o que cada um que manja desta arte pode fazer neste caso.mais uma vez agradeço a todos que estão participando deste tópico,muito obrigado a todos
ao inves de ficar nesse lero-lero de jogar pedra… eu tb nao acho uma boa enxer pistao com solda por varios motivos... eh gambiarra é eh sim... espero que nao te aporrinhe...
vc tem relogio comparador ai é pra calcular a taxa vc vai precisar cubicar o volume do seu motor.
coloque um cilindro em pms (com a ajuda do relogio). pegue uma placa de acrilico, ou se nao tiver, vai de vidro mesmo. essa placa tem q ter um furo no meio de uns 3 - 4 mm e nas bordas furos menores, de 1 - 2 mm que deverao ficar em contato com o buraco que vc vai medir o volume...
como vc disse q ta na roca, pegue uma seringa grande e fluido atf (cambio automatico). enxa a seringa. unte a parte debaixo da placa de vidro/acrilico com vaselina (pouca) e coloque em cima do cilindro. comece a enxer pelo buraco central ate q o fluido comece a subir pelos 4 da periferia . pare e veja qnts ml foram utilizados.
depois meca o cabecote (se for std eh pra ter 29ml a camara).
seu motor eh 1.9 ne? 83,5 x 86,4 ... entao cada cilindro desloca 473ml...
some o volume do fluido atf usado no cabecote e no cilindro + 5.5 ml (que vai ser o volume do 1mm da junta esmagada).
ai vc pega 473ml e divide pelo volume que vc encontrou e voi la... achou a taxa.
chuto que deve estar entre 8 e 9 ...
boa sorte
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pistões flat top:
primeiro, com um paquímetro adequado, meça precisamente quantos mm o pistão ficou abaixo do nivel do bloco no pms.
após, com paquímetro novamente, meça a espessura da junta comprimida (basta apertar bastante com o paquímetro, é uma boa aproximação).
na sequência, meça o volume da câmara no cabeçote utilizando uma bureta com óleo específico (é o mesmo de transmissões automáticas). será um volume em ml de óleo.
com estes dados, calcule o volume da câmara:
1ml = 1cm³, logo você sabe quantos .³ tem a câmara no cabeçote.
na parte do bloco: (diâmetro dos pistões)² * 3,1415* (altura do pistão no pms até o topo do bloco + espessura da junta), sendo sempre tudo na mesma unidade, recomendo usar ..
some os dois valores e você terá o volume total da câmara.
depois calcule a cilindrada unitária do motor utilizando a fórmula = ( (diâmetro dos pistões)² * 3,1415 * curso) / 4.
some a cilindrada unitária com o volume total da câmara e depois divida pelo volume total da câmara.
pronto, está calculada a taxa de compressão.
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ao inves de ficar nesse lero-lero de jogar pedra… eu tb nao acho uma boa enxer pistao com solda por varios motivos... eh gambiarra é eh sim... espero que nao te aporrinhe...
vc tem relogio comparador ai é pra calcular a taxa vc vai precisar cubicar o volume do seu motor.
coloque um cilindro em pms (com a ajuda do relogio). pegue uma placa de acrilico, ou se nao tiver, vai de vidro mesmo. essa placa tem q ter um furo no meio de uns 3 - 4 mm e nas bordas furos menores, de 1 - 2 mm que deverao ficar em contato com o buraco que vc vai medir o volume...
como vc disse q ta na roca, pegue uma seringa grande e fluido atf (cambio automatico). enxa a seringa. unte a parte debaixo da placa de vidro/acrilico com vaselina (pouca) e coloque em cima do cilindro. comece a enxer pelo buraco central ate q o fluido comece a subir pelos 4 da periferia . pare e veja qnts ml foram utilizados.
depois meca o cabecote (se for std eh pra ter 29ml a camara).
seu motor eh 1.9 ne? 83,5 x 86,4 ... entao cada cilindro desloca 473ml...
some o volume do fluido atf usado no cabecote e no cilindro + 5.5 ml (que vai ser o volume do 1mm da junta esmagada).
ai vc pega 473ml e divide pelo volume que vc encontrou e voi la... achou a taxa.
chuto que deve estar entre 8 e 9 ...
boa sorte
bacana agora sim,dá para começar a divertir de encontrar a taxa.esse 86,4 que vc disse é curso do vira né? eu medi a distância do pms ao pmi em relação ao topo do bloco deu 81mm,com essa nova configuração(biela de kd e os pistões retrabalhados).já com o pistão em pms são exatos 4mm abaixo do bloco.no lance do cabeçote,ele já está na ultima plaina,segundo os caras da retífica.
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pega esse arquivinho do excel, insira os dados pra ter sua taxa…
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galára seguinte:rola aqui outra dúvida,o 16 volts falou em volúme deslocado.isso me fez atentar para uma coisa.como estou usando bielas de kd,que são mais curtas(136mm contra 144 das originais),pergunto:será que neste caso ocorreria mudança no deslocamento de volume do motor,por serem mais curtas?,altera o curso? outra coisa também que pensei.se quanto mais baixo ficar a cabeça do pistão,em relação ao pms,óbvio que vai baixar mais a taxa.até ai blz,mais em função de o pistão ficar mais baixo em relação ao topo do bloco,que no meu caso ficou 4mm.sera que pelo fato de ficarem mais baixos não ocorreria maior deslocamento de volume,em função dessa diferença de distância ?
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tem um outro exemplo de uma saveiro que tive 2.0 miolo original,1,8 de pressão embreagem original e rodei anos,nunca quebrei câmbio nem homocinética nem nada,e fico bôbo de ver os colégas aqui no pp quebrando motor forjado.
veja, o que faz quebrar não é pressão, e sim potência. um ap 2.0 turbo acertado de forma a render o que deve, manda tudo pro espaço com menos de 1,2 bar de pressão. e isso se for com taxa de gasolina (8,5:1), que rende mais e tambem suporta mais do que os 2.0 mi da vida (10:1 de taxa), que, quando bem feito, explode com menos de 1 bar.
meu carro castiga a embreagem (1200 libras/pastilhas sinterizadas) com meros 1,1 bar de pressão e menos de 7:1 de taxa. 3 ou 4 arrancadas ja faz a embreagem cheirar mal.
tudo é questão de rendimento. rendeu? então força o conjunto todo.
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veja, o que faz quebrar não é pressão, e sim potência. um ap 2.0 turbo acertado de forma a render o que deve, manda tudo pro espaço com menos de 1,2 bar de pressão. e isso se for com taxa de gasolina (8,5:1), que rende mais e tambem suporta mais do que os 2.0 mi da vida (10:1 de taxa), que, quando bem feito, explode com menos de 1 bar.
meu carro castiga a embreagem (1200 libras/pastilhas sinterizadas) com meros 1,1 bar de pressão e menos de 7:1 de taxa. 3 ou 4 arrancadas ja faz a embreagem cheirar mal.
tudo é questão de rendimento. rendeu? então força o conjunto todo.
caroline,primeiro:é um grande prazer ter vc comentando nesse tópico.fico realmente lisongeado com sua presença.pensei que este meu tópico passaria sem a sua presença.obrigado por participar.quanto minha antiga saveiro a taxa era de 8:5,1 rodando no álcool x 1,8k de pressão.realmente agora vc me fez recordar alguns de seus posts a respeito de carro quebrar por potência e não pressão.mais como dizer de um carro como este que foi meu e nunca me deu dores de cabeça,em comparação com varios forjados que já ví neguinho quebrar?não seria o modo de conduzir o veículo também?
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pistões forjados derretem caso falte acerto no motor (mistura, ponto…). ja as bielas...é mais facil ver o virabrequim ir parar no carter, do q bielas forjadas não suportanto o esforço.
ai não é defeito na pecinha entre o volante e o banco, é falta de acerto mesmo.
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pistões forjados derretem caso falte acerto no motor (mistura, ponto…). ja as bielas...é mais facil ver o virabrequim ir parar no carter, do q bielas forjadas não suportanto o esforço.
ai não é defeito na pecinha entre o volante e o banco, é falta de acerto mesmo.
kkkkk legal,legal.gostei dessa da pecinha entre o volante e o banco .carol,então o que faria vira cair pra baixo,não seria pressão em demasia?
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kkkkk legal,legal.gostei dessa da pecinha entre o volante e o banco .carol,então o que faria vira cair pra baixo,não seria pressão em demasia?
mais força do que o bloco suporta.
nesse caso é pressão mesmo, mas não pressão direta vindo do compressor.
potência é uma resultante de diversas variáveis, onde a pressão lida no manômetro é apenas uma delas.
caroline vc viu as fotos do meu projeto?que vc tem a dizer dos pistões,taxa deste motor,prisioneiros e por tudo o que foi comentado? pintar de verde não vale heim
vi sim as fotos. concordo com os possíveis problemas qto às diferenças de dilatação entre as ligas. isso pode causar um descolamento entre a solda e o topo do pistão.
sem falar em alterações na têmpera dos mesmos. teoricamente vc terá problemas, uma hora ou outra.
os prisioneiros parecem legais sim.
as bielas serão originais ou de kombi? achei estranho nas fotos vc não ter tido q cortar as saias dos pistões. o normal é a saia (qdo original) bater no contra-peso do vira.
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mais força do que o bloco suporta.
nesse caso é pressão mesmo, mas não pressão direta vindo do compressor.
potência é uma resultante de diversas variáveis, onde a pressão lida no manômetro é apenas uma delas.
vi sim as fotos. concordo com os possíveis problemas qto às diferenças de dilatação entre as ligas. isso pode causar um descolamento entre a solda e o topo do pistão.
sem falar em alterações na têmpera dos mesmos. teoricamente vc terá problemas, uma hora ou outra.
os prisioneiros parecem legais sim.
as bielas serão originais ou de kombi? achei estranho nas fotos vc não ter tido q cortar as saias dos pistões. o normal é a saia (qdo original) bater no contra-peso do vira.
sim,sim legal carol.o lance dos pistões to pensando realmente em reelaborar esta parte.quanto as bielas,são sim de kd e quanto as saias, foram cortadas mesmo.e os prisioneiros são de aço 12.8. carol,me diga por favor:quanto a usar pistão original do fusca 1500 std,sem alterar nada na cabeça dos pistões e nem na altura do bloco,os pistões ficavam 6mm abaixo do topo do bloco,seria muito?ou daria para rodar assim mesmo no álcool,e ou na gasolina?neste caso quanto de taxa teria nesta configuração?para esta taxa seria interessante usar o 049h,para dar maior torque em baixa enquanto a turbina não entra?me perdoa tantas perguntas, mais é que só fiz todas essas peripécias por não saber quanto de taxa ficaria o meu motor com esses pistões abaixo do bloco 6mm.carol ví que tú usa uma cavala de uma turbina o eixo dela é o to4? ou é apl fuçada.no meu caso tenho coletor laffitti pulsativo no farol e queria montar uma turbina legal,o que vc aconselha?tenho também uma apl 240 daria pra fazer um upgrade nela,o que daria para fazer?
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cara isso é impossivel como vc vai almenta uma taxa que é fixa?
exemplo o speedy de 2 megas o maximo é 300 é impossivel almenta se tiver baixa lega pra eles e reclama mais isso é furada
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manda esse cara pro espaço…
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doooooorrrrrrrrrgas mano.
fala fluff,vê só: entrei em contato com os caras que fizeram o trampo dos meus pistões.e questionei-os a respeito de tudo que vc e o nick_destroyer comentou,sobre coeficiente de dilatação entre as ligas.o que eles me passaram foi o seguinte:o ponto de fusão de qualquer alumínio é 600 graus.a tig quando solda,ela não simplesmente adiciona material encima de outro material,ela fúndi o alumínio do pistão junto com o alumínio das varetas de solda.ai perguntei a cerca de onde a solda foi feita se haveria probabilidade de haver dilatação entre as ligas?eles me disseram que se houver dilatação,terá dilatação por igual,uma vez que a tig ela se fundi ao material do pistão.perguntei se poderia ocorrer de derreter a solda.eles disseram que para que isso ocorra teria que atingir 600 graus ,que é o mesmo ponto de fusão para que qualquer alumínio derreta.inclusive de um pistão original,ou seja só vai derreter se atingir 600 gráus,coisa que até se fosse original derreteria.perguntei também a cerca de ocorrer descolamento entre a solda e o pistão,disseram ser impossível que isto ocorra.disse que mais fácil ocorrer a quebra do pistão do que descolar a solda entre um e outro.o vc acha? ah,hoje fui apreçar os pistões mahle,que vem com pinos,aneis e travas.adivinha o preço?(590pila)pode?
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olá a todos
qual a diferença entre pistao forjado e pistao original?
falando em tipo de liga, não processo de fabricação
e tipo de construção mecanica,qual a diferença, espesura da parede, diametro, comprimento
obrigado