Ponto de ignição
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tirando a mangueira do avanço a vacuo nao deixa o ponto travado, pq tem o avanço centrifugo… seu carro quebrou 2x por falta killmaster, nao foi por ponto.
isso..
falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
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falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
falta derrete pistao, ponto quebra canaleta… vi as fotos do seus pistoes... eles furaram, derreteram... logo, foi falta...
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só pra exemplificar e finalizando o offtopic
excesso de ponto(canaleta quebrada)
http://i623.photobucket.com/albums/tt316/ed_smk/dsc02308.jpg
falta de combustivel(pistao furado)
http://i623.photobucket.com/albums/tt316/ed_smk/dsc02255.jpg
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aproveitando o gancho, quando se tem pressão a faísca é dada após o pms é no injetado com roda fonica, tem como eu atrasar ou adiantar mexendo na posição do sensor?
a faisca é dada sempre antes do pms para iniciar a queima da mistura e quando o motor chegar ao pms a mistura esteja prestes a liberar toda sua força da explosao para empurrar o pistao pra baixo… seja o motor aspro ou turbo... a nao ser que erroneamente montem o motor e ajustem o ponto para o pms ou após o mesmo.
um retardador de ponto por pressao diminui um pouco o ponto, mas somente o suficiente pra nao forçar partes moveis e nao derreter valvulas de escape.
nos injetados tem todo um mapa de ponto que varia de acordo com diversas variaveis, como temperatura do motor, temperatura de admissao, carga, rotação, fluxo de ar entre outros... mexendo na posição do sensor ou na roda fonica altera a faixa de pontos... mas nao espere milagre... o ideal em injetados é chip.
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a faisca é dada sempre antes do pms para iniciar a queima da mistura e quando o motor chegar ao pms a mistura esteja prestes a liberar toda sua força da explosao para empurrar o pistao pra baixo… seja o motor aspro ou turbo... a nao ser que erroneamente montem o motor e ajustem o ponto para o pms ou após o mesmo.
um retardador de ponto por pressao diminui um pouco o ponto, mas somente o suficiente pra nao forçar partes moveis e nao derreter valvulas de escape.
nos injetados tem todo um mapa de ponto que varia de acordo com diversas variaveis, como temperatura do motor, temperatura de admissao, carga, rotação, fluxo de ar entre outros... mexendo na posição do sensor ou na roda fonica altera a faixa de pontos... mas nao espere milagre... o ideal em injetados é chip.
ahh tah,
mas quando se faz o chip, a mapa é alterado levando em conta alguns fatores, mas como a injeção original não lê pressão positiva, como é feito? se eu fizer o chip e alterar a pressão, provavelmente vou perder a regulagem certo?
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o ponto de ignição é dado não pq tem atrasos no sistema de ignição, já que a eletricidade nos cabos corre praticamente na velocidade da luz, e pelo tamanho deles o atraso é desprezível em relação ao funcionamento do motor
o ponto de ignição e seu avanço existem simplesmente porque a queima nos pistões é uma função que depende, dentre outras variáveis, do tempo
a mistura demora um tempo pra queimar e se expandir, por mais que nossos olhos e ouvidos achem que é instantâneo, não é…esse tempo que a mistura leva pra queimar pede que o início da ignição da mistura seja um pouco antes do pms, com isso, o que se tenta é coincidir o momento máximo de liberação de energia da queima do comb com o pistão em pms, para garantir o maior aproveitamento possível da energia liberada
por que o ponto avança com a rpm? simples: o tempo de queima da mistura varia pouco de acordo com a rotação, mas o tempo que o pistão gasta pra ir do momento da ignição até o pms diminui consideravelmente, portanto, o momento inicial da queima tem que ser antecipado para manter o aproveitamento máximo de energia
por que carros turbo pedem atraso no ponto de ignição? porque em um carro turbo, como há uma quantidade maior de mistura admitida, a expansão dos gases queimados é muito maior e mais violenta...com isso, se o ponto não atrasar (em relação ao avanço ideal considerando o motor aspro) aumenta o risco de quebra
ah sim, e pense no ponto de ignição não pelo nome ou suas unidades (pra evitar confusão)....pense no momento em que a mistura inicia a queimar, se vai ser antecipada (valor maior) ou atrasada (valor menor) em relação ao ciclo anterior
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poxa, agora deu pra começar a esclarescer so pra ter noção, sempre via a galera falar apms , sab u q eu axava q era?? ( após ponto máximo superior )^^ ..
bom, vamos ver se eu consegui começar a entender…
a ignição na verdade acontece antes do pms , pq o pulso da bobina demora milisegundos para sair da bobina, passar pelo distribuiror e cair na vela..
isso, e leva mais alguns milisegundos pra queima iniciar tb.
pelo q eu entendi, vamos exemplificar d novo so d ilustração, se o meu ponto d ignição eh 12º apms, a faísca chegaria na vela dando a centelha em 6º apms ( lembrando, valores só ilustrativos). ela n pode chegar em 0° pq a queima da mistura n se da instantaneamente, tbm demora la seus milisegundos pra acontecer, e a intenção eh q qnd a explosão acontecer, ela aconteça em 0º , pq eh o melhor rendimento. parada para pergunta: na realidade, o ponto eh calculado para estourar um pokin depois do pms né pq se estourar exatamente a 0º , iria fazer muita força nos mancais do vira, podendo entorta-lo né?
quase, se a centelha for iniciada em 12°, ela vai saltar da bobina nesse grau mesmo, mas não leva tanto tempo assim pra chegar na vela, o que demora mais eh a ignição da mistura mesmo. e se a ignição da mistura acontecer em 0° ou pouco depois eh o tempo correto. ela não pode ocorrer antes do pms, com risco de quebrar canaleta, ou entortar biela (entortar vira eh mt dificil).
bom, continuando….. com o carro aumentando o giro, o pistão aumenta d velocidade, sendo necessário adiantar o ponto para q ele acontece em pms ( ou um pouco depois).
bom, se o ponto estiver muito adiantado ( ja vi nego usando 23º na fase aspro, mas era forjado, e gostaria até de saber q vantagem issu tras) o pistão faz força contra a explosão, oq pode acarretar na quebra da canaleta ( local onde ficaum os aneis?).
**a curva de ponto eh mt complexa cara, pode mudar mt de um carro pra outro mesmo o motor sendo igual… a fabrica faz uma curva padrão , mas ela tem as prioridades dela, q não eh desempenho... combustivel, taxa, desenho de camara do cabeçote, etc etc... tudo isso influencia (e eh por isso que eu não largo mais mão de injeção eletronica hehehe pode fazer o que quiser com mt facilidade...)
e quanto mais adiantado o ponto, até chegar no limite antes de começar a dar contra golpe no pistão, mais potencia, mas mt ponto em baixa rotação faz com que o motor fique mt arisco e desconfortavel pra dirigir, vc sente o carro galopar .**
bom, pra carro turbo, o ponto ( claro no ideal ) teria q ( exemplificando novamente) ir d 12º até 18º , e depois voltar um puco, para 16º por exemplo, pq qnd a turbina entra, ele faz mais esforço pra subir, por issu o ponto n pode ser tão alto, se n estoura antes do pms…
a, e qnt maior a rotação, maior o ponto( grosseiramente )? ... a vantagem d usar menos ponto seria mais segurança, e a desvantagem seria menos potencia?
**em turbo muda a coisa, pq vc está mudando a taxa de compressão dinamica, então mt ponto geral mt pressão interna no cilindro, que faz tb entortar biela ou quebrar canaleta. por isso que tanto se fala em atrasar o ponto com pressão de turbo.
e basicamente quanto maior a rotação maior o ponto sim. a vantagem de menos ponto seria segurança e dirigibilidade. e a desvantagem seria um pouco menos de potencia, e se atrasado demais calor na camara…**
entendi…. se a faisca for em pms por exemplo, o combustivel n vai queimar totalmente, e vai sair queimando pela valvula d escape o q pode acarretar seu derretimento?
se a faisca demorar pra vir, o combustivel ainda vai estar queimando quando ele passar pela valvula de escapamento, e pode derreter ela… ou no minimo vai deixar o carro beberrão e esquentando mais do que deveria...
cara, no meu chevette eu deixei meu ponto lá e retirei a mangueira do avanço do meu distribuidor oque eu acho que deixa o ponto travado sem avanço, não sei c e o certo, mas meu carro parou de quebrar quando eu fiz isso ..
meu carro de baixa e uma tristeza possivelmente por este detalhe…
se for turbinar o carro eu posso tentar de ajudar com outras coisas, abraço
dessa forma vc desligou o avanço a vacuo, e não mexeu nada no avanço centrifugo. por isso que em baixa ele eh ruim…
e pelo que me lembro seu carro quebrou por falta mesmo, pq derreteu 2 pistões...
aproveitando o gancho, quando se tem pressão a faísca é dada após o pms é no injetado com roda fonica, tem como eu atrasar ou adiantar mexendo na posição do sensor?
vc pode oblongar o furo da polia da roda fonica pra mudar a curva toda de ignição, mas pra mexer em alguma parte em especifico somente com reprogramação da ie.
falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
foi falta sim, seu teimoso kkkkkkk.
sim são 2 sistemas independentes, que fazem a mesma coisa… a mangueira faz o ponto subir com vacuo, e o centrifugo faz subir com rotação.
desligando a mangueira vc somente faz com que o carro fique meio manco em baixa... pq quando vem pressão na mangueira, ela faz a bombinha voltar pra posição inicial dela, em alguns casos chega a atrasar um pouco, mas mt pouco mesmo coisa de 2, 3 graus... mas corre o risco de rasgar a membrana da bombinha...
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tirando a mangueira do avanço a vacuo nao deixa o ponto travado, pq tem o avanço centrifugo… seu carro quebrou 2x por falta killmaster, nao foi por ponto.
isso..
mas se tirar a manguerinha do avanço , muda em algo no turbo ?
porque original sei que o carro fica falhando , que ja aconteceu comigo , ela derreteu
esse post foi muito bom pra mim também ,
mesmo sem a mangueirinha então , ele avança é muita coisa ?
galera , quero dexa o ponto do meu carro em 15º inicial até 21º final
como eu faço isso pelo amor do nosso deus ?
pensei em travar ( não sei como faz também ) mas , por aki dizem que o carro fica ruiim de saida
eai ?
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mas se tirar a manguerinha do avanço , muda em algo no turbo ?
porque original sei que o carro fica falhando , que ja aconteceu comigo , ela derreteu
esse post foi muito bom pra mim também ,
mesmo sem a mangueirinha então , ele avança é muita coisa ?
galera , quero dexa o ponto do meu carro em 15º inicial até 21º final
como eu faço isso pelo amor do nosso deus ?
pensei em travar ( não sei como faz também ) mas , por aki dizem que o carro fica ruiim de saida
eai ?
pra ap carburado a gasolina, o avanço a vacuo avança de 10º a 15º
enquanto o avanço centrifugo avança de 20º a 25º…
para os ap carburado a alcool o avanço a vacuo é de até 10º e o centrifugo é de 10º a 15º...
o avanço a vacuo só funciona quando tem vacuo no coletor... entao num turbo com pressao positiva ele voltaria a posição inicial, sem avanço de ponto... funcionando só o avanço centrifugo.
o avanço centrifugo acompanha a rotação do motor e entre 3500giros a 5000giros já avançou tudo o que dá
pra limitar o avanço centrifugo vc faz o seguinte...
tira a distribuição fora... aí tem na lateral da distribuição essa tampa
vc tem tirar a tampa e vira o eixo embaixo, vc vai ver os batentes(sao 2) por essa janela… é só entorta-los um pouco pra dentro, colocar no carro, acertar o ponto inicial e entao acelerar o motor até uns 5000rpm, 6000rpm e checar o avanço ponto com la lampada de ponto.
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alguém sabe qual quantos º a ie original varia o ponto é pq teóricamente a injeção adianta o ponto o máximo possível sem que haja detonação, então se colocar turbo sem mexer no ponto a injeção não vai atrasar automaticamente o necessário pra não detonar?
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varia de motor pra motor…
nos ap ja vi indo a 42º... em outro topico ae um amigo comenta q a injeção do fiat tipo vai a 50º...
mas o ponto dos injetados nao é calculado na hora... o ponto ainda é baseado num mapa que é gravado no modulo de injeção...
por exemplo a temperatura do motor em xºc, + tanto de abertura da burboleta, + temperatura de admissao em xºc a injeção vai numa lista pré programada e acha o ponto que se enquadra nessa situação...
se por um acaso o sensor de detonação nota uma batida de pino ele atrasa alguns graus de ponto, vamos supor 3º... e entao no proximo ciclo se nao houver novas batidas de pino a injeção começa a aumentar o ponto de 0,35º em 0,35º até voltar ao ponto inicial...
o sensor de detonação nao fica trabalhando 100% do tempo, ele está ali pra dizer se acontece algo inesperado durante a queima...
num turbo vc faz o chip de acordo com a pressao que vc vai ultilizar, se mexer na pressao, vai ter q mexer no chip denovo. tanto pra alterar o ponto quanto pra alterar tempo de injeção de combustivel.
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mexeu na roda fônica mex junto o momento em que o bico é acionado em relação ao que a valvula se abre… isso muda razoavelmente a alimentação em giro/carga baixa... e pode mudar tbm o comprotamento em giro alto onde o tempo de injeção é mais curto...
qdo vc faz chip pra carro turbo vc usa uma estratégia, o sensor não lê pressão maior que atmosférica, mas le a ultima posição válid na maioria dos casos...ai funciona nrmal...
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vou ligar a mangueira então, então quando o avanço centrifugo entra ele deixa de usar o avanço por vácuo? achava que tipo:
avançava o a vácuo e depois vinha o centrifugo e avançava ainda mais..
foda que agora eu não lembro mais aonde entra a mangueira de avanço no 2e já que fechei tudo com solda.. :/
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tem q ver no distribuidor do chevette como vai ficar a questão do avanço à vácuo qdo tiver pressão em cima, pq o mecanismo foi projetado pra trabalhar com sucção do motor, e não com sopro …
vc tem 2 opções, ou deixa do jeito que está ou coloca uma válvula pra imprdir o fluxo de ar subir pro distribuidor, mas que deixe ele gerar vácuo lá
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na verdade ele suga