Cometa
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eu só sei que tinham 360 cv.
como o adalberto disse, eles eram leves, coisa de + de 200 kg a menos q uma carroceria de aço similar. com a tecnologia que se tem hoje dava pra fazer mais eleve ainda usando janelas com vidros colados, porta-pacote de fibra, poltronas mais leves…
pra ter uma idéia, teve uma época que fiz um estudo de alívio de peso num ônibus semi-rodoviário e tirei coisa de 100 kg só de besteirinhas.
bom, diz no anuncio de venda que os flechas têm 2.500 kg de alivio.
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um busscar jum buss 360 k124ib 6x2 da gontijo com rodas 25 fez 150 na br-101 num teste de ruido.
ai vc apelou
ali no caso os 135 e o 140 do cma foram no caso dos mercedão de 1934 dos ita e no scania 113 do cma 1900 e antigamente… os 124 de hoje comfortshift... pqp nem sei qual deve ser a final dum bixo desse
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ai vc apelou
ali no caso os 135 e o 140 do cma foram no caso dos mercedão de 1934 dos ita e no scania 113 do cma 1900 e antigamente… os 124 de hoje comfortshift... pqp nem sei qual deve ser a final dum bixo desse
era um k124ib de 420cv, isso em 2002.
a carroceria 360 eh a mais baixa disponivel, favorece bastante a aerodinamica, e o carro era 14m.
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outro que andava bem era o nielson diplomata 350 com chassi scania.
cresci dentro desses onibus.
meu pai foi chefe de rh por 19 anos. alias a familia toda trabalhou por la. eu incluso.
eu tinha um tio (falecido), que levava alguns carros pra sp e voltava com o chassi, dirigindo obvio. viajamos algumas vezes de graca, com um onibus so pra nos.
mas o onibus que mais me marcou foi o mascara negra:
esse, pelo balanco traseiro e as aletas acima das rodas eh um volvo b10m. estranho nao ter a barra diagonal da volvo na grade dianteira.
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cresci dentro desses onibus.
meu pai foi chefe de rh por 19 anos. alias a familia toda trabalhou por la. eu incluso.
eu tinha um tio (falecido), que levava alguns carros pra sp e voltava com o chassi, dirigindo obvio. viajamos algumas vezes de graca, com um onibus so pra nos.
mas o onibus que mais me marcou foi o mascara negra:
esse, pelo balanco traseiro e as aletas acima das rodas eh um volvo b10m. estranho nao ter a barra diagonal da volvo na grade dianteira.
o foda do b10m é que o motor come o epaço do bagageiro. em compensação a distribuição de peso era uma maravilha.
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mas os b10m são manco d+. e o barulho fica concentrado no meio e não no fundo. mas é divertido.
mancos com fama de beberrões e testa quente popularmente conhecidos… passageiros nao agrada mto não... e com relação ao consumo nao q scania nao consuma, mas pelo menos anda pra cacete scania é scania....
(lembrei do fernando agora q descanse em paz... )
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mas os b10m são manco d+. e o barulho fica concentrado no meio e não no fundo. mas é divertido.
o b10m foi usado porque era um chassi barato e largamente usado em carros urbanos.
rodoviario nao era o objetivo.
mas como quem projeta o carro eh o cliente…
hoje caiu em desuso pelo uso de monobloco.
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o b10m foi usado porque era um chassi barato e largamente usado em carros urbanos.
rodoviario nao era o objetivo.
mas como quem projeta o carro eh o cliente…
hoje caiu em desuso pelo uso de monobloco.
plataformas tio, monoblocos eram mb o370/1 e o400.