Grönholm pronto para a sua estreia em pikes peak
-
o ex campeão mundial de rallys, marcus gronholm, se prepara para sua primeira participação na pikes peak international hill climb no colorado, eua, neste domingo, dia 19 de julho.
junto a seu navegador timo alanne, gronholm, de 41 anos de idade, pilotará um ford fiesta de 800 cv e 4rm preparado pela equipe sueca de rallycross, olsberg motor sport evolution.
um segundo carro da equipe olsberg participará da prova. ele será pilotado pelo proprietário da equipe, e quatro vezes campeão de rallys da suécia, andreas eriksson, de 35 anos. eriksson será navegado por per ola svensson. ambos tentarão tornar a olsberg na primeira equipe a baixar dos 10 minutos o trajeto que tem 12.4 milhas e 156 curvas, trecho de asfalto e terra.
o recorde autal, de 10 minutos e 01.41 segundos, foi marcado em 2007, pelo chefe da equipe suzuki world rally team, nobuhiro monster tajima, com um suzuki xl-7 de 3.6 litros e turbo duplo. tajima voltará a competir neste ano com um carro da suzuki sport.
entrevista com marcus gronholm
você sempre quis participar de pikes peak?
acompanhei a prova por muitos anos e vi um vídeo da edição de 1986. a oportunidade surgiu quando andreas me perguntou se eu participaria, e eu imediatamente respondi: sim adoraria tentar .
além da altitude que é um dos maiores desafios de pikes peak (o final está a 14,110 pés), que outros desafios são encontrados nesta prova?
creio que é a altitude e conseguir que o carro chegue até lá em cima sem problemas, isso é o mais importante. aprenderemos muito, porque não sabemos muito sobre pikes peak e o carro é totalmente novo. espera que seja um belo desafio .
[attachment=12156:gronholm_pikespeak.jpg]
o que você achou do fiesta?
tem potência e é fácil de pilotar. iria gostar se tivesse feito mais alguns testes, mas como sempre estamos contra o relógio, mandaram o carro dos eua no último momento .
como é o fiesta comparado com um carro wrc?
têm mais potência e isso é sempre bom. ele anda bem, mas falto o torque comparado com os carros do wrc. esses têm mais torque, mas nós teremos mais potência, por isso custa se acostumar no primeiro momento, por fim, ele é fácil de pilotar .
alguma vez você subiu pikes peak?
não, nunca. será minha primeira vez .
o que você sabe da prova?
sei por andreas que a pista é rápida e está muito boa. quero chegar logo aos estados unidos e fazer e conhecer para disputar dentro de um carro de corridas .
pelo que você sabe de pikes peak, qual especial do wrc ela poderia ser comparada?
é muito difícil de dizer, mas creio que é tipo a nova zelândia, com pistas rápidas. também tem muitas curvas. estou louco pra ver o trecho .
como é o fiesta comparado com um carro wrc?
têm mais potência e isso é sempre bom.. :pix:
-
tem fotos do carro?
-
-
esse fiesta das fotos que o joel postou são da versão rallycross
não consegui postar a foto aki, mas o carro tá com as devidas asas gigantes pra pikes peak
-
achei
http://otctfc.com/index.phpooption=com_con…2&itemid=32
agora sim fotos do carro pra pikes peak.
-
agora dá pra ver muito melhor, a foto que o maluco postou era muito pequena
tenso
-
é.. mas não deu pra eles…
suzuki em 1o..
pikes peak: monster 1er, grönholm 5e
wrc - lundi 20 juillet - 11h22
le japonais ‘’monster’’ tajima a remporté le pikes peak international hill climb. le pilote de la suzuki sx4 a réalisé la mythique montée du colorado en 10’15’’368. marcus grönholm, copilote pour l’occasion, a réalisé un temps plus modeste avec sa ford fiesta, en 11’28’’963. il est à souligner que le champion du monde wrc disputait cette épreuve pour la première fois, alors que nobuhiro tajima en est un habitué. trois pilotes (paul dallenbach, jimmy keeney, spencer steele) s’étant intercalés entre les deux hommes, marcus grönholm termine cinquième toutes catégories confondues. dans la catégorie unlimited , il se classe deuxième derrière tajima.
-
não vi ainda o carro o link ta dando erro…
-
monster tajima é o piloto oficial suzuki em pikes peak e diretor da suzuki sport. ele que chefiava o projeto wrc da suzuki que teve que sair esse ano. até o escudo desse ano tinha os logos monster sport e não suzuki como sempre foi.
agora o fiesta não fez feio, acho que ano que vem pode vir mais rápidos e perto do recorde.