Psa peugeot-citroën revela tecnologia inovadora para conceito hibrido
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fotos: flavio luppi
quando se fala em carros híbridos, logo nos vem a cabeça carros metade convencional metade elétrica como já vê alguns raros exemplos rodando nas ruas do nosso pais. a psa peugeot-citroën revelou na última sexta-feira (18) em sua sede na cidade de são paulo um conceito inédito, que não usa baterias de lítio para alternar com o motor convencional, usa sim o ar, sim…leitor, isso mesmo.. ar!
um tanto quando estranho, mas o sistema funciona com um motor tricilíndrico e um compressor de ar comprimido. anunciado pelo diretor de pesquisa da psa, françois sigot e pelo chefe mundial de projeto e criador do sistema hybrid air, karim mokaddem, o sistema foi demonstrado em uma maquete estática do nosso conhecido citroën c3.
o conceito parte de um uso de um cilindro de ar comprimido, como uma seringa cheia de ar e outro cilindro de baixa pressão para equalizar o sistema, no sistema é usado nitrogênio para movimentar as rodas por uma caixa de transmissão feita especialmente para essa tecnologia.
o motor tricílindrico 1.2 vti é acionado em velocidade de cruzeiro, como em viagens, estradas e também em trechos de aclives, já na cidade o automóvel usa a nova tecnologia de maneira combinada quando é necessária a compressão do nitrogênio para alimentar o sistema e fazer o carro movimentar-se se o uso do combustível.
numa terceira configuração o carro movimenta-se somente por meio do novo sistema, justamente em situações que o motor convencional solta a maior quantidade de gás carbônico, que é nas arrancadas de semáforos, ou partindo do 0 a 70 km/h, nessa situações é quando entra o modulo mais econômico no qual é possível não usar nenhuma gota de combustível.
o sistema possui uma central de controle inteligente que adapta o modo de operação para comandos do motorista e eficiência de energia em três modos diferentes:
¢ air (zev “ veículo emissão zero) “ ativo até 70 km/h
¢ gasolina
¢ combinado “ o mecanismo com ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas
essa tecnologia está sendo desenvolvida a apenas 3 anos, e levará algum tempo para ser levada de fato as ruas, estima-se que na europa os primeiros automóveis a contar com o sistema hybrid air serão lançados em 2016.
o sistema custa a metade de um sistema hibrido convencional, e terá o teto máximo de 20 mil euros (cerca de r$ 59,555). o sistema tem grande vantagens sobre os sistemas convencionais, sendo que não precisa de baterias especiais que reduzem muito as dimensões do porta-malas, banco traseiros e tem vida útil reduzida e com ato custo de reposição.
custo de manutenção baixos e de fácil correção, maior economia de combustível, como nos protótipos testados, a economia foi de até 45% em clico urbano, sendo assim a média ficou em 34 km por litro de gasolina, o que é ótimo para o meio ambiente e para o bolso. a psa se comprometeu a focar a tecnologia hybrid air para o segmentos b (carros compactos) e para c (carros médios).
evento a convite da psa do brasil
confira o vídeo:
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