Acerto parati 96 1.8t intercooler pandoo.
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em 3500/4000 ele começo a abaixa o ponto pq começo a vim preção positiva tem q ser assim quando começar vim preção de turbo vc vai jogando o ponto pra baixo pra evita quebras.
abçs
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entendi, tenho entao que verificar onde começa a encher e onde fica na pressao de trabalho.
mas não poderia deixar esse atraso na correçao? conforme sobe pressao o ponto seria atrasado e em caso de alto rpm sem pressão funcionaria como um aspirado?
valeu.
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entendi, tenho entao que verificar onde começa a encher e onde fica na pressao de trabalho.
mas não poderia deixar esse atraso na correçao? conforme sobe pressao o ponto seria atrasado e em caso de alto rpm sem pressão funcionaria como um aspirado?
valeu.
isso isso isso. como é apl , vai pega bem cedo , coisa de 1.500 rpm eu axo , eu axo , não sei no 1.6 ao menos no meu 1.8 taxado , começa pega com 1.700 rpm. conforme vim pressão , o ponto deve abaixar , evitando quebras por excesso de ponto.em baixas rpm , voce poderia usa o ponto alto , a hora que a turbina começasse a pressurizar , voce faria o mapa , pro ponto ir baixando conforme vem pressão.
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hoje fiz uma tabela com todas funções da pandoo para registrar os valores em carros turbo, já que as funções começam em turbo por map, parecida com a do final do manual da fueltech. quem quiser me manda um email que repasso ok.
agora chega o ponto em que vou usar as correções, a pergunta é como?
alguem poderia dizer quais valores usar, por exemplo:
injeção correção por temp. do ar, quanto mais frio mais comb.?
e a temp. do motor?
como a tensão da bat. influenciaria na mistura?
adianta colocar algo na corr. do ponto por tps?
na corr. do ponto por temp. do ar atraso em alta?
acho interessante a idéia de booster, como vou usar 0,8 no máximo 1kg de pressão adiantaria alguma coisa?
valeu de novo pessoal.
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entendi, tenho entao que verificar onde começa a encher e onde fica na pressao de trabalho.
mas não poderia deixar esse atraso na correçao? conforme sobe pressao o ponto seria atrasado e em caso de alto rpm sem pressão funcionaria como um aspirado?
valeu.
eu acho errado acertar atraso x rpm. vc pode andar a 160km/h, atingindo seilá 4500 rpm e nem por isso precisa ter pressão positiva na admissão se vc estiver estabilizado nessa velocidade.
não existe certo e errado, mas na minha opnião, correto é uma curva de ponto considerando o motor aspirado, despezando a pressão que houver no coletor, e ai sim a correção com avanço de ponto quando tiver vacuo na admissão e atraso quando houver pressão, e estes, não importando o giro.
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bom galera
vi que surgiu muitas duvidas
em relação ao mapa de ponto, vc nao pode ter muito torque em baixas rpm entao usa um ponto mais alto e quanto mais giro menos ponto pra evitar quebras que ocorem geralmente com mais rpms, ou seja criei a curva pra diminuir o torque e a correção por pressao oque por ex: se tiver a 5000rpm com ponto de 32º se rodando com 0,8k vai ter uma correção de -8º oque vai ficar um ponto real de 24º e se nesta rotação vc aliviar o pé e a pressao zerar ou criar vacuo o ponto vai corrigir +4º oque vai resultar em 36º, por isso aquela variação na correção por ponto
a tensao da bateria influencia sim na mistura pois com menos tensao vai interferir no pulso dos bicos e ai vc faz um ajuste simples com o carro na lenta, vc acerta ele bunitinho e ai liga tudo que tive de eletrico no carro, farol, som pisca tudo e vai notar que a tensao vai baixar ai vc corige com + % no pulso ex: 14v 0% 13v +6% 12v +20%
quanto mais frio o ar + combustivel sim pois ar mais denso entra mais ar e o motor quanto mais quente menos combustivel pois a tendencia de quanto mais quente ele engorda se nao tiver a correção
eu to usando 0,6k e 1,4k no booster no meu gol e por usar turbina .50.48 rotor frio 53,5 e quente 52,5 ele ta comessando a enxer nos 2000rpm e da o pico de 0,6k em 2600rpm+/- e 1,4k em 3200rpm+/-
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valeu pessoal, vou deixar o mapa de ponto +- de acordo com o do ricardo. correção atrasando conforme vem pressão. dependendo então da situação percebi que é interessante deixar entre 20º a 24º com 0,8 bar nesse tipo de injeção.
a diferença na correção por tensão deve ser sensível, acho melhor deixar pra acertar isso mais pra frente quando estiver razoável já o acerto.
já a correção por temp. do ar é legal já começar a usar, nem que seja bem aos poucos.
e como já imaginava, booster só mais pra frente.
muito obrigado ricardo e gti-xxe por postarem seus mapas, me ajudou bastante.
valeu.
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valeu pessoal, vou deixar o mapa de ponto +- de acordo com o do ricardo. correção atrasando conforme vem pressão. dependendo então da situação percebi que é interessante deixar entre 20º a 24º com 0,8 bar nesse tipo de injeção.
a diferença na correção por tensão deve ser sensível, acho melhor deixar pra acertar isso mais pra frente quando estiver razoável já o acerto.
já a correção por temp. do ar é legal já começar a usar, nem que seja bem aos poucos.
e como já imaginava, booster só mais pra frente.
muito obrigado ricardo e gti-xxe por postarem seus mapas, me ajudou bastante.
valeu.
mas correção por voltagem da bateria não é automática? vc precisa configurá-la?
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sim tenho que configurá-la em (ms) de 1 em 1volt, indo de 9v a 15v.
pelo pouco que sei, esta é uma constante, assim a própria injeção devia fazer isso naturalmente.. até proque regular isso é um achismo desgraçado e dependeria de testes em bancada.
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eu acho que em qualquer standalone é assim, viu… pelo menos todas as que vi até agora.
mesmo porque a ie não tem como adivinhar isso né...
senão me negano é uma constante…. por isos não não se trata de advinhar. agora mesmo que não seja uma constante (uma variável igual para todos), como vc desobriria isso? ou seja, se precisar ser bico por bico, só vejo como descobrir isso simulando os próprios bicos em bancada e vaiando a tensão), ou seja, se for assim (não for uma constante), seria uma droga, pois cada bico teria que ajustar e simular um por um.
salvo engano, eu tinha conversado isso com lost e ele que tinha me falado que era uma constante que a injeção tinha como saber independente dos bicos, se me engano desde já desculpas ao lost.
me corrijam se eu estiver errado.
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pelo pouco que sei, esta é uma constante, assim a própria injeção devia fazer isso naturalmente.. até proque regular isso é um achismo desgraçado e dependeria de testes em bancada.
zé, não é constante isso não, nem tem como… varia de bico pra bico, tem a ver com o deadtime deles, que por sua vez tem a ver com a construção mecânica/elétrica do bico.
mas ajustar isso não é tão complicado assim... tendo um osciloscópio e uma fonte de saída regulável, faz de boa.
na verdade, nem precisa disso tudo - eu tenho uma plaquinha que montei para achar deadtime e medir vazão de bico ( o kit custou u$ 55,00 ), com ela vc varia a largura de pulso de 0,05 em 0,05 mseg. facinho de usar isso.
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percebi em videos pela internet que cada carro usa uma abertura de bico diferente em ms, pra cada tipo de bico uma regulagem diferente, portanto também acredito que tenha que ser regulado manualmente essa correção por tensão.
ricardo, dá pra voce dar mais detalhes sobre essa plaquinha que voce montou?
como funciona? preciso de uma máquina de teste de bico pra usar? custou u$55,00 pra voce, mas pra voce montar pra vender sai quanto?
parece ser muito legal.
valeu.
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bem observado menegotto, se o mapa é da fase aspirada porque só tem pressão positiva do lado esquerdo? ou são negativas?
meu motor tem miolo original, e vou usar entre 0,8 a 1,0 bar.
coloquei uma curva de proporção parecida mas mais mansa sim, com muito atraso quando entra pressão, pra começar acho que dá.
se eu desconectar a mangueira da turbina pra acertar a fase aspro ela vai dar pau?
valeu.
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o mapa que eu postei é de aspirado mesmo… ao contrário das outras que consideram pressão atmosférica como sendo 0 bar e vácuo como pressão negativa (que por sinal, não existe), a megasquirt trabalha com pressão absoluta.
ao nível do mar, a pressão seria de 100 kpa. aqui na minha cidade, a pressão se não me engano é de 92 kpa.
ou seja, pressão de turbo (aqui) seriam os valores acima desses 92 kpa.
se eu desconectar a mangueira da turbina pra acertar a fase aspro ela vai dar pau?
corretíssimo, só que não esquece de tampar parcialmente a boca da turbina, porque senão ela vira loca (overspeed) por estar sem carga, e vai pro vinagre rapidim.