Junta queimando
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e como fica a curva depois da zona de torque over? apesar que turbo original usa turbina pequena, o que da mt mais torque ne. pra turbos grandes a conversa muda bem…
a teoria é a mesma… torque máximo é onde existe o maior rendimento volumétrico, ou seja onde entra mais ar em valores absolutos... como entra mais ar... tem que diminuir o ponto...
exemplo mais ou menos nas coxa motor com torque máximo nos 3.000 rpm e potencia máxima a 6.000 rpm
a curva deponto a plena carga sobe até uns 2.600~2.700 ai se mantem no mesmo valor (ou até diminui um pouco do que tinha antes) até uns 3.500 e volta a subir até uns 5.000... estabiliza perto dos 6.000 e dai sobe quase nada ou nada...
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sim, a teoria eh a mesma, mas as curvas provavelmente são bem diferentes, ja que cada uma da torque e potencia eh uma faixa de giro diferente…
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faço minhas as palavras do ruizito…
e tbm diminuiria o ponto pra algo perto dos 18~20°, uma coisa que o povo esquece é que a maior chance de detonação (e tbm de queimar junta) é na região de torque máximo, carros originais turbo tem uma depressão na curva de ponto nessa região...
over meu torque maximo, que continuo usando cabeçote original e comandos tb, continua igual a um original ou por causa da turbina isso mudou? no dino não deu para ver pq meu carro estava subindo no rolo da frente e não estava confiavel.
exatamente o que falei…
no olhometro está la, reto, liso e perfeito, mas com regua e micrometro (acho que é isso que usa pra medir), tem la um mínimo ressalto de 0,5m, aí ferra a várzea hehehehe
espero que resolva em breve o problema de uma vez por todas.
tomara.
avila a hardware faz a leitura do pirometro? pow se sim seria legal colocar e usar aquele recurso de cortar o motor quando a temp ´passar de um valor programado por vcs fica mais seguro.
ainda não, mais vai fazer, qt ao corte por temperatura de agua, não chegou a subir a temperartura ate o corte do motor para isso.
o bloco ainda não foi conferido qto a empenamento?
e qdo o motor foi montado com a preparação? não foi dado um passe na face do bloco?
isso é obrigatório
carol da ultima vez que mandamos para a retifica por causa de um pistão derretido, pedi para fazer tudo que era preciso, então não sei se realmente foi feito isso, mais pelo que aconteceu com o bloco, uma pequena vala entre os cilindros, não deve ter sido feito não.
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sim, a teoria eh a mesma, mas as curvas provavelmente são bem diferentes, ja que cada uma da torque e potencia eh uma faixa de giro diferente…
que são diferentes num tenha duvida…cada motor tem sua caracteristica... mas a teoria continua valida... onde tem torque máximo vc diminui um pouco porque o enchimento do cilindro é máximo... depois disso começa a cair o enchimento e vc pode compensar isso com o aumento do ponto... áté determinada rotação onde num se ganha mais nada... ai se mantem constante o ponto...
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ponto travado em 9º da zica mesmo, pq na zona de torque esquenta mt. tem que baixar ele apos a zona de torque do motor.
baixar?
carro travado em 9 boa parte da mistura ainda está se inflamando na fase da descarga quando a rotacao aumenta….
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quando eu falei em travar fravio?
nessas ies programaveis, a negada ta fazendo mt isso de baixar ponto logo apos a zona de torque, eu mesmo faço isso no meu carro, e senti uma melhora mt boa, so não sei se em aspro isso fica legal, eu nunca testei…
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quando eu falei em travar fravio?
nessas ies programaveis, a negada ta fazendo mt isso de baixar ponto logo apos a zona de torque, eu mesmo faço isso no meu carro, e senti uma melhora mt boa, so não sei se em aspro isso fica legal, eu nunca testei…
mas num é o contrário segundo entendi que o overspeed falou, na zona de maior torque vc dá mais ponto da de menor torque vc tira ponto?
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sim, no meu caso senti melhoras retirando ponto em alta. o motor sobe de giro mais livre, e a turbina empurra com mais gosto , em contra partida se tem maior aquecimento no scap…
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corretissimo sushi… vc abaixa o ponto e manda mais energia pro escape..so que quem esta lá convertendo essa energia desperdiçada em útil é (através do eixo mandano mais mostura pro cilindro)...a senhor turbocompressor
o limite é justamente este...se vc tira muito ponto vc aquece demais o escape (com toda a consequencia disso em relação a quebras tbm) porque manda mais energia pra fora (embora como o sistema é retroalimentado pela turbina vc ganhe mais... sacou ?)
mas a grosso modo a forma da curva é assim...sobe com a rotação, diminui com a carga... e em qualquer condição de carga, onde o torque é máximo vc tem mais chances de detonação e por isso se andar no limite certamente vc terá um vale nesta região... se depois vc sobe mais ou menos é uma questão de particularidade (cada motor e caso)..se vc quer eficiencia vc aumenta ponto (mais economia, mais torque, mas resposta ao acelerador)...se vc quer mais desempenho vc deixa como esta... ou abaixa até o limite onde a temperatura do escape passa a ser um problema (por exemplo nas valvulas de escape)
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aproveitando a tópico do avila somente para tirar uma dúvida, ponto muito baixo pode vir a quebrar canaleta de pistão …
glock sei que ponto muito baixo aumenta muito a temperatura da camara, derretento valvulas, agora quebrar canaleta acretido que não.
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glock sei que ponto muito baixo aumenta muito a temperatura da camara, derretento valvulas, agora quebrar canaleta acretido que não.
ate onde eu sei, ponto baixo o que menos força sao as bielas e pistao…
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avila, estive pensando ontem, vc ja acertou o carro no dina com advan+carga??