Mike gascoyne completa regata transat jacques vabre
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flávio perez
especial para o amigos da velocidade
em são paulomike gascoyne e seu companheiro brian thompson terminaram nesta segunda-feira (2) a regata transat jacques vabre após 23 dias e 16 horas de navegação a bordo de um classe 40. o caterham challenge foi o 14º colocado da categoria, mas a dupla comemorou a oportunidade de viver uma experiência indescritível. chefão de uma escuderia de fórmula 1 e ex-engenheiro de ayrton senna, mike gascoyne fez sua estreia na competição em grande estilo, sentido na pela situações como ventos acima de 50 km/h, ondas gigantes, frio, marasmo e até de costureiro para reparar velas danificadas. nada parecido com o ambiente do automobilismo que ele frequenta desde os anos 80.
durante o período da regata, mike gascoyne não conseguiu acompanhar de perto dois gps de fórmula 1. o ambiente é sempre o mesmo. todos procuram um melhor acerto, estratégia e vencer. para mim o importante é vivenciar os sonhos e a transat jacues vabre. preferi trocar as mordomias da f1 pelo molhado cockpit de um barco sendo movido pela força do vento, disse o velejador, que está visivelmente mais magro após enfrentar o atlântico. a minha namorada vai adorar, pois estou 10 quilos mais magro e parecendo 20 anos mais novo.apesar de parecer um mundo a parte, mike gascoyne enxerga semelhanças entre a vela e a f1. claro que a diferença de velocidade é muito maior, mas as duas modalidades exigem estratégia, são definidas por detalhes e demandam os melhores equipamentos, leia-se barco para a vela e carro para a f1. o velejador e o piloto precisam tomar decisões rápidas para pegar uma melhor rajada ou ganhar segundos de vantagem na volta.
ayrton senna, é claro, foi tema das principais perguntas da mídia brasileira no píer. o chefão da caterham disse que o brasileiro foi o maior de todos os tempos e conservava a humildade dentro e fora do ambiente de f1.
mike gascoyne aproveitou também para elogiar o desempenho do companheiro, o também britânico brian thompson. os dois tiveram alguns problemas na regata, principalmente quando o vento estava de popa. a dupla costurou velas rasgadas e parou em recife para um pit-stop.