Corridas na cidade imperial brasileira
-
a cidade serrana de petrópolis, no estado do rio de janeiro, já foi palco de diversas competições automobilísticas, principalmente entre as décadas de 30 e 60.
o primeiro evento automobilístico na charmosa cidade imperial data de 9 de março de 1908, com a chegada à cidade de um dietrich pilotado por gastão de almeida e braz e que vinha do rio de janeiro. tratava-se de um raide de resistência.
as corridas de subidas de montanha eram (e ainda são) muito populares na europa e em 1932, foi realizada a primeira prova “subida da montanha” no rio de janeiro, disputada na estrada rio – petrópolis. após esta primeira prova, outras sucederam com a participação de pilotos de diversos estados e vários carros de grandes equipes do brasil.
na data de 6 de julho de 1936 realizou-se a primeira corrida nas ruas do centro urbano de petrópolis. calcula-se que mais de 20 mil pessoas se deslocavam para o centro urbano a fim de assistir às competições. o publico ficava nas calçadas, isolada apenas por cordas, esticavam seus pescoços para ver os carros se aproximando e formavam uma espécie de funil.
ferrari 250 gto rugindo nas ruas petropolitanas
nos anos 50, ferraris e maseratis conquistavam sempre os primeiros lugares no circuito de rua de petrópolis.
nos anos 60, alfa romeos, willys mark, malzoni-dkw e kg-porsche rasgavam as ruas e avenidas de paralelepípedo.
mas a corrida do ano de 1968 foi uma das mais trágicas no brasil, na qual morreram dois pilotos (sergio cardoso, pilotando uma alfa romeo, desgovernou-se nos treinos e bateu em um paredão e diversos postes e joaquim carlos telles de mattos, o “cacaio”, que foi sinalizar um dos diversos acidentes daquele final de semana e foi atropelado).
depois dessa data as corridas de rua foram proibidas em petrópolis.